O Antagonismo de Sasuke

sasuke_by_little_leo
Imagem por Little_Leo / Deviantart

Não to chamando ele de “anta”, mas pra quem não quer entender o verdadeiro significado do post pode achar que ele é anta mesmo e não ler o que tem embaixo. ^^

Que o Sasuke é um antagonista na história representando o oposto de Naruto, a força que Naruto precisa superar, ou vencer, todo mundo já sabe, mas coisas dos capítulos atuais mostram que tem muito mais coisas a serem consideradas pra provar isso.

Eu já mostrei nesse post aqui, que os dois são opostos. Mas o que o Sasuke representa de verdade?

Desde pequeno Sasuke foi o ninja que sofria com as perdasd pelas quais ele tinha passado. Ele nutria um ódio intrínseco por seu irmão, e ao contrário dos outros shinobis a sua volta que nutriam ódio semelhante, ele não conseguiu apagar isso. Enquanto Neji ou Gaara foram deixando seus problemas para trás com a presença de Naruto, Sasuke não teve apenas a influência do protagonista, como também do seu irmão mais velho, que insistiu em mandá-lo novamente para o lado oposto de Naruto. Sasuke representa o ódio do mundo ninja. Tendo sido exposto ao sofrimento de perder os familiares por causa do mundo ninja, Sasuke pode mesmo estar disposto a fazer os outros sofrerem por causa do seu sofrimento. E não podemos culpá-lo, até mesmo Naruto tremeu se segurando para não usar o mesmo raciocínio se voltando contra Pain.

Sasuke seria, então, o ninja que, por ter sido exposto a sofrimentos, está disposto a levar sofrimento a outros ninjas para que, no futuro, os mesmos que sofreram sob suas ações resolvessem se vingar dele querendo fazer com que ele sofresse o que eles sofreram. É isso que faz o cíclo vicioso do mundo ninja, a intolerância, o ódio que é alimentado por mais ódio… E isso constrói o antagonismo de Sasuke.

Porque: Como antagonista ele é o objetivo final de Naruto. Mas como Sasuke pode ser objetivo final de Naruto se Naruto já está provavelmente mais forte, ou, no máximo, num nível equiparado ao dele? Nesse ponto estamos falando de poder, mas não está claro que Naruto precisa alcançar e superar o Sasuke em nível de poder, mas sim, em nível de filosofia, de objetivo, de personalidade. É isso que Naruto precisa fazer como objetivo final, alcançar o coração de Sasuke e mudar a sua opinião sobre o que o mundo precisa, trazê-lo de volta para o lado do bem, interrompendo, assim, a mais jovem geração de “odiadores” de se germinar…

Se Naruto conseguir fazer isso, duas coisas acontecerão. 1º- Ele se tornará o verdadeiro herói ao qual está predestinado a ser, salvando o mundo ninja do ciclo de ódio ao qual está submetido. 2º- Ele vai acabar com o mundo ninja pois não haverá mais sistema baseado no mercenarismo e na violência. ^^

~ por Alan Flamer em 22/04/2009.

27 Respostas to “O Antagonismo de Sasuke”

  1. sobre o papel do naruto:
    concordo quando vc disse q ele tenha q mudar a mente e o coraçao do sasuke p/ poder ser o herói do mundo shinobi q,no meu ponto de vista,poderá continuar o mesmo caso sasuke nao mude de pensamento…o q acarretará na batalha de vida e morte entre Naruto e Sasuke…vê se me entende….Naruto,na minha opiniao,representa o lado luz da existenciado universo do animê,já o Sasuke,as trevas do mesmo,se Naruto não mudar o Sasuke,terá q mata-lo não cumprindo o papel dele msm como herói da série e o proprio desejo de salvar o amigo a quem tanto ama,mas cm vc mesmo já postou:a morte neste universo nem sempre é um fim de um herói,mas o nascimento de outro.Talvês,Kishimoto esteja reservando o nascimento dos dois ultimos uchihas vingátivos e o nascimento de uma nova geraçao de uchihas q nascerao de uma Horuno…é quem sabe!?

  2. Bem… acho q boa parte da personalidade d sasuke é por causa da morte dos pais… e ele sempre foi obrigado a ser ” O melhor” pelo peso de carregar nas costar o sobrenome Uchiha, e se vingar. Bem acho q Naruto mostrará ao sasuke o certo, a palavra “perdão”, e q vingança ta tipo nada a ver..!!

  3. Sasuke tem que reconstruir o seu clã. Se ele morre o clã Uchina extingue-se. Contudo ele só conseguirá faze-lo, quando conseguir vencer om odio que carrega. Eu acredito que tanto Naruto como sakura acabarão por conseguir salvar o Sasuke da escuridão. Na verdade os sentimentos que sasuke nutria quer por Naruto quer por sakura, continuam a existir. Sasuke reprime-os, esconde-os de si mesmo, mas eles continuam lá, a espera de um dia voltarem a revelar-se. Haverá o momento no manga/anime que isso acontecerá.

  4. Já agora uma pergunta que me ficou. Se o Itachi, afinal de contas, pelo que li no manga, até gostava do irmão e queria-lhe bem, e muiat coisa do que fez foi para protege-lo, por que carga de água o atirou para a escuridão?

  5. Mas o naruto vai ter que parar com ociclo de odio entre konoha e os outros paises. E os dos jinchuuriki tambem.

  6. eu creio q os sistemas militar, politico e economico ao qual se basea o mundo de naruto esta completamente devastado, acredito eu q num futuro proximo esses sistemas irão mudar pois são estes q causam dor, odio, desejo de vingança e outros. qual sistema seria este? eu serei um pouco ousado a dizer isso + creio q em uma unificação de alguns países senão de todos e a criação de um democracia ou algo semelhante.
    eu acho q viajei + tudo bem!

  7. Mas Ketros Naruto não vai mudar nenhum jinchuuriki, pois todos já foram capturados, só ele que restou só precisa mudar o ciclo de ódio que cerca a idéia de cada vila e de cada Kage.

  8. eu tbm tava achando q o naruto iria ter ke acabar c/ o mundo ninja depois de ver essa saga do Pein!

  9. eh verdade, to enjoado de comparações de niveis de poder, oq naruto tem q superar eh de fato o ódio, agora se naruto traz a paz e acaba com o mundo shinobi, duas pessoas seriam afetadas..

    PARTE TRISTE: nós espectadores, com o fim do anime..
    PARTE FELIZ: Shikamaru com sua preguiça, huahauhauhaua

  10. Ótimo post !!!!

  11. Ficou muito bom!!

    Hoje no mangá, o verdadeiro objetivo do Naruto é o Sasuke, tipo se o Sasuke não tivesse ido em busca de poder, ou melhor dizendo se o Orochimaru não tivesse colocado o selo amaldiçoado no Sasuke, nada do que aconteceu no mangá hoje, teria acontecido…
    Sasuke é uma grande peça nesse jogo.
    Tanto que Naruto até deixou o seu sonho de lado (se tornar Hokage), para traze-lo de volta. Isso mostra o significado dele dentro do mangá.

    Muito legal =))

  12. “Já agora uma pergunta que me ficou. Se o Itachi, afinal de contas, pelo que li no manga, até gostava do irmão e queria-lhe bem, e muiat coisa do que fez foi para protege-lo, por que carga de água o atirou para a escuridão?”

    Olha, acho que tudo foi pra matar o Madara. Itachi sabia que o Sasuke poderia ficar muito mais forte que ele, por isso acho que ele “usou” o Sasuke para fazer o que ele não conseguiria. Assim, ele acabaria com o lazarento-mor do mundo ninja e ainda impediria que ele abrisse a boca, pra que o Sasuke não começasse outra vingança (contra Konoha). Não dá pra ter certeza ainda se ele conseguiu atingir seus objetivos (embora não tenha sobrado muito da vila pra sofrer com a vingança…por enquanto).

  13. que pena o naruto morre ai naruto vai ficar ruim

  14. Hi, nice post. I have been pondering this topic,so thanks for posting. I will definitely be coming back to your posts.

  15. Hi, nice post. I have been thinking about this topic,so thanks for writing. I’ll likely be coming back to your site. Keep up the good posts

  16. hinarugirl, acho q o itachi jogou o irmão na escuridão para que este se “libertasse” de orochimaru e chegasse ao mangekyou sharingan, pois aí ele teria seu proprio poder e naum precisaria do poder de mais ninguém [a naum ser q sasuke seja burro e use os olhos demais e fique cego, como acho q pode acontecer], ou seja, itachi queria transformar sasuke em um ninja auto-suficiente e mais, itachi continuou se arrependendo por muitas coisas q fez, e provavelmente, sofreu muito por tudo q fez e se deixou morrer por isso…

    • De alguma forma o objectivo do Itachi, foi fazer os poderes de Sasuke irem mais além daquilo que é o limite dos seus próprios poderes, na esperança de Sasuke acertar onde Itachi falhou. Deter Madara, e na esperança de que Sasuke pudesse acertar a sua vida e refundar o clã.

      Quanto ao arrependimento de Itachi dos seus actos, Lara, não me parece que “arrependimento” seja o termo mais correto. Na verdade nunca terá sido por vontade própria que Itachi cometeu esses actos, mas sim algo mais forte se impôs. Provavelmente o clã Uchina estava na iminência de ser a causa de uma desgraça não só em Konoha, como no proprio pais do Fogo, e nos outros paises. Algo de muito sinistro se estaria a passar no seio do clã Uchina e que ia conduzir o mundo shinobi a uma desgraça. A unica forma de impedir isso de acontecer foi aniquilar todo o clã. Foi Itachi que teve de carregar com esse fardo, e a unica exigência que fez foi pouparem Sasuke. De resto Itachi carregou o fardo de ser visto como alguém que traiu io seu clã, de ter que carregar com o ódio e decepção do seu irmão em relação a ele.

      Itachi foi um ninja que ainda assim viveu a sua vida preocupado com a sua terra natal, entrou para a Akatsuki com o objectivo de vigiar os seus passos, e assim proteger Konoha, e na esperança de ver um dia o seu irmão a recomeçar a sua vida e a refundar o clã.

      No ponto de situação actual do manga, ele aparentemente terá falhado esse objectivo, uma vez que Sasuke parece impelido para a vingança contra Konoha. Mas também acredito que Itachi ainda não disse a ultima palavra.

      Finalmente na opinião de alguns fãs Sasuke tem toda aa razão para querer se vingar de Konoha. Mas não nos podemos esquecer que depois de Itacjhi e Madara, Konoha é exatamente o lado que ainda falta ouvir nesta história. Para mim parece-me que Madara e o próprio clã Uchina, os principais responsáveis pela sua própria desgraça. Teremos que aguardar por próximos capitulos do manga para saber a resposta.

  17. caramba, isso é q é resposta…
    vlw, tbm precisa relembrar disso.

  18. pra mim o sasuke vai reconstruir seu clã, não tenho duvidas que isto ira acontecer, porém acho que Naruto e Sasuke estão quase mesmo nível acredito e sempre que o Naruto era mais forte que o Sasuke porém Sasuke era mais esperto que Naruto por isto que ele parecia ter mais habilidades.
    No entanto, Sasuke foi percebendo que Naruto estava se equiparando a ele, porém o autor sempre faz que os dois desenvolvam tecnicas novas, então quando o sasuke obtem uma nova habilidade logo em seguida o Naruto também obtem, portanto um sempre estara próximo da força do outro, porém Naruto possui um poder que falta em sasuke o poder do perdão, e acho que será desta forma que os dois não serão mais rivais, mais eu particularmente gostaria que Sasuke vencesse a luta do Naruto , para parecer que o Sasuke é realmente aquele pelo qual Naruto sempre ira admirar, não só como amigo mais como herói, assim como o Sasuke admirava o seu irmã Itachi no passado.

  19. Depois de ouvir tanta história q foi desmintida lá na frente, eu ainda tenho ca minhas duvidas em relação ao que Madara contou para Sasuke. Itachi tinha medo de Madara falar com Sasuke, colocando aquela defesa com o Amaterasu ao Sasuke ver um Sharingan. Medo de Madara usar o Sasuke para alcançar seus objetivos.
    É Só uma teoria, pode ser verdade o que Madara disse, como também pode ser mentira…

  20. oi sou novo aqui estou aqui para corrigir seus erros sasuke nao é o unico utira depois da morte de itati voces estao esquecendo do madara o unico com o fumetsu maguenko sharingan
    thau

  21. Achei muito interessante o texto.

    E creio que você tenha razão. Sasuke agora representa o objetivo final de Naruto, agora que o mesmo deseja mudar o sistema Shinobi e superar o ódio, Sasuke esta totalmente tomado pelo ódio e provavelmente seria o fator núcleo deste sistema movido pelo ódio e violência.

    So uma coisa da qual eu creio:
    Você citou algo sobre o Naruto ser o garoto predestinado, jnão sei se você ja pensou[pensa] sobre isso mas, minha imagem sobre este assunto é como ja fora discutido no forum project… o “garoto”predestinado não é nem Naruto nem Nagato, mas sim o encontro entre ambos. 8D

    De qualquer forma, eu adoro esse blog, muito bom mesmo.
    Vlw

  22. Eu concordo com vc senin naum acho que o naruto seja o unico predestinado, acho que predestinado é tanto naruto quanto Nagato e o encontro de ambos!
    Outra coisa Madara disse que ia contar sobre a COMO UM HOMEM FOI ENGOLIDO PELO ÓDIO E O RANCOR DO MUNDO NINJA, FALAR SOBRE UCHIHA SASUKE!
    E pensei Sasuke nunca vai ser um violão, ou um vilão 100%.
    Ele foi e esta sendo vítima do ódio, e por isto não consegue sair deste caminho…
    Não sei o que vai acontecer com o Sasuke agora, mais espero que ele tenha uma chance de controlar sua vida de uma vez por todas!

  23. oi quero deixar minha opiniao eu gostaria que s dois lutasse mas que no final sasuke voltasse para konoha que ao se vingar do irmao tudo acabasse que konoha o perduasse
    outra coisa os inimigos de konoha nao acaba gostaria que os episodios da serie nao acabasse que pussesem a mente para fusionar e desse um jeito ai

  24. eu sempre gostei do naruto e isso fazia eu nao gosta muito do sasuke mas depois eu comecei a gosta mais um poco dele até que gosto muito dele o estilo é legal os personagem que mais gosto sao naruto e sasuke

  25. meu nome é aline eu nasi . eu morri nos braços de sasuke eu estou me lembrando eu teve um caso com ele . agora que eu naci de novo vou preucurar ele de novo at minha propria morte de novo sasuke uchiha nunca deixei de ter te amado. que quiser acreditar acredita se ñ quiser o poblema e seus

  26. SASUKE EU TE AMO EU VOU TE ENCONTRAR TA EU MORRI.EM SEUS BRAÇOS E VIVI DE NOVO .AGORA TO ME LEMBRANDO DE TUDO.EU VOU TE EMCONTRAR ATE MINHA PROPRIA MORTE DE NOVO EU TE PROMETO . EU TE AMO SASUKE UCHIHA. EU JA DEIXA MEU RECADO TO DEIXANDO DE NOVO SOU ALINE Ñ SE ISQUESÃO TA . SE QUISEREN ACREDIREN SE Ñ QUISEREM O POBLEMA É SEUS

Deixe um comentário