Naruto e Sasuke|Antagonismo|De qual lado você está?

naruto-e-sasuke-antagonismo.jpg

Uma vez eu vi uma discussão sobre isso em uma comunidade do orkut, e achei bastante interessante. Isso expressa o quanto a atenção não é voltada somente para o Sasuke, e o quanto ele divide ela com o personagem principal… Esses dois personagens foram criados com antagonismo em tudo, desde o começo. Antagonismo é uma ferramenta usada por autores para conferir atenção ao personagem principal, mediante comparação com outro personagem de igual peso na história. Ou seja, eles são contrários. Vejamos agora essas características contrárias.

naruto-e-sasuke-antagonismo-8.jpg

Naruto é o cara divertido, brincalhão, amigo… Por outro lado, é também o relaxado e desleixado. Isso é percebido principalmente em sua fase de academia, na qual ele fugia da escola e praticamente não prestava atenção em nada que seu professor ensinava. Com isso, e sem medo de afirmar, a personalidade de Naruto se encaixa com a da maioria dos brasileiros. Receptivos, alegres e “cheios de -brincadeiras-“, os brasileiros são muito semelhantes ao Naruto e, com isso, se identificam bastante com ele e queriam que ele vencesse com mais facilidade na vida. Mas na realidade isso não acontece. Pessoas com essa personalidade sofrem MUITO para conseguir conquistar alguma coisa grande na vida, e é justamente isso que acontece com Naruto.

naruto-e-sasuke-antagonismo-1.jpg

Por outro lado, quieto, tranquilo, dedicado desde a academia, anti-social e isolado, Sasuke faz às modas de um típico CDF. Não gosto muito dessa expressão, pois já fui taxado varias vezes assim. Desde o início Sasuke se empenha no estudo da arte ninja, prestando devida atenção nas aulas, nos fatos ao seu redor, e treinando muito. Com isso, assim como todo chamado CDF, ele conquista maior sucesso e com muito mais facilidade, o que gera revolta entre os que se identificam com Naruto. Porém, no mundo Shinobi, Sasuke não seria exatamente o CDF, afinal de contas, ele é muito popular entre as garotas, PORÉM, devemos considerar que nesse mundo Shinobi, um CDF seria realmente muito mais bem recebido que o bagunceiro.

naruto-e-sasuke-antagonismo-7.jpg

Porém, Naruto não é um completo inútil. Sendo o personagem com quem a população se identifica, ele é amado pela maioria. Devemos lembrar também que ser capaz de gerar amizades é um diferencial absoluto nesse mundo shinobi cheio de guerras e conflitos. Além disso, Naruto é persistente, jamais desistindo de algo que quer, o que me lembra a frase: Eu sou brasileiro e não desisto NUNCA! [Nota: Tá certo que Naruto não é brasileiro, e nem foi criado inspirado em nós, mas é notavel o quanto ele se assemelha…]

naruto-e-sasuke-antagonismo-5.jpg

Já Sasuke, tão esforçado desde o início, ao sofrer decepções tem muito mais dificuldade para superar elas do que Naruto, já acostumado. É como o cara que estudou a vida inteira e perdeu aquela matrícula na faculdade, algo suficiente para deixar o personagem arrasado. Esse é um fraco do personagem, não acostumado com a derrota, fica furioso, transtornado, e muda de personalidade quando essa ocorre. Quando você se esforça muito para realizar algo (vide Rock Lee) você ainda se sente o melhor em fazer esse algo. “Ah, eu sou ótimo em matemática. Eu sou ótimo em desenho. Eu sou o melhor em video game. Eu sou o melhor no futebol..” Ou seja, perder na área em que se sente o melhor é também uma profunda ferida ao orgulho.

naruto-e-sasuke-antagonismo-6.jpg

Foi justamente por ver o sucesso de Sasuke e seu esforço que Naruto resolve superar ele, sendo melhor que ele. É uma atitude louvável para o personagem, já que, na vida real, aqueles que se identificam tanto com o anti-cdf, ao se encontrar em uma situação de desespero, pedem ajuda ao cdf, ao invés de agirem sozinhos. Naruto começa a agir mais sério nos seus treinamentos. Obviamente que isso trás resultados, mas com o máximo esforço de Naruto, ainda é difícil superar alguém que se esforçou a vida toda, adquirindo talento. Isso mesmo, eu afirmo isso, talento não é exatamente algo com que se nasce, é algo que se adquiri ao se desejar muito certa coisa. Você adquiri talento em uma área se você se esforçar nela, assim como Naruto, atualmente, está adquirindo um talento incrível em dominar Kage Bunshins.

naruto-e-sasuke-antagonismo-4.jpg

Portanto, a genialidade da qual se fala muito em Naruto, a qual aparece em Sasuke, Neji, Kakashi, Itachi, etc. não é algo nato, mas sim, algo que se adquiri por se desejar MUITO alguma coisa, por se almejar um sonho. Itachi quer ser o Uchiha mais poderoso de todos, superando Madara. Kakashi quer limpar a imagem suja deixada por seu pai, o canino branco. Neji quer superar a família principal e Sasuke quer matar a qualquer custo o seu irmão. É como o “cdf” que cresce a vida toda querendo ser chefão de uma empresa, ou um líder militar ou político, e em sua vida fará de tudo, cursos, faculdade, extra-curriculares, etc. para almejar seu desejo profundo. Essa é a genialidade de Sasuke. Quando ele aprende certa técnica com facilidade significa que ele está acostumado a aprender, e não que ele tem o dom de aprender rápido. Ao contrário de Naruto que precisou, primeiro, aprender a aprender…

naruto-e-sasuke-antagonismo-2.jpg

Naruto segue seu caminho buscando seu sonho, e passando por todas as dificuldades que sua irresponsabilidade acarretou. E vem se tornando cada vez mais forte, mas só vai conseguir provar sua força para o “cdf” quando chegarem ao final dos acontecimentos. Mesmo tendo superado Sasuke no ponto em que está, é Natural que Sasuke volte a superá-lo algumas vezes, até que Naruto atinja sua capacidade máxima, a qual será, definitivamente, superior à de Sasuke. Trilhar esse caminho não é fácil, e conta com muitos acontecimentos contra seu avanço, mas não é nada que o personagem não mereça.

naruto-e-sasuke-antagonismo-3.jpg

Por outro lado, Sasuke segue seu caminho também, se fortalecendo cada vez mais, e ficando muito mais eficiente, não da noite para o dia, mas com muito esforço também. Muitos podem chamar isso de lado negro, mas ele está é trilhando um caminho próprio dentro da área maligna, sem, no entanto, manifestar essa maldade. Novamente usando a comparação com o cdf, é como esse jovem trabalhador que entrou para a política cheio de aspirações, mas antes de concretizar o que deseja, precisa se enturmar com os corruptos, enganá-los, agir como um corrupto, enganando também ao povo, só para, no final, conseguir ir contra todo esse mal, superando-o com os seus próprios interesses, sem, no entanto, fazer mal aos outros…

Agora fica a pergunta, com qual lado você se identifica mais?

Resposta minha: Sasuke…

~ por Alan Flamer em 03/06/2008.

60 Respostas to “Naruto e Sasuke|Antagonismo|De qual lado você está?”

  1. NARUTO EU TBM SOU KOMO EL SEM DUVIDA ALGUMA sou iperativo, um pouko loko, vou ate aos meus limites, n~unka desisto e ja tive de bater num amigo para o salvar de um problema…..

  2. e adoro o texto!!!!!

  3. identifico me com os dois pois tenho caracteristicas de ambos xD mas a minha personagem preferida é o sasuke

  4. nem um nem outro eu sou mas uma nerd(sakura) que tirar boas notas e que não quer saber de estudar por causa de minha preguiça ,voçe não falou da sakura ela tamben e uma das personagens principais ne

  5. oi sasuke vc é o meu fã do modo a milha idade é 20 anos

  6. eu me indentifico mais com o Naruto!
    sou muito bricalhona e fico dando risada a toa!

  7. Rs

  8. […] já mostrei nesse post aqui, que os dois são opostos. Mas o que o Sasuke representa de […]

  9. Esse texto é simplesmente sensacional!!!
    Sou super fã de naruto.
    Apesar de gostar muito do personagem Naruto, o meu preferido é o Sasuke.
    Esse texto cala a boca de muita gente que só sabe falar mal do Sasuke.!

    Bom… Me identifico mais com o Sasuke, pois me chamam de CDF.Apesar de ter alguns pontos em comum com o Naruto(ser preguiçosa por exemplo), mais quando tenho que me empenhar em alguma coisa , eu deixo a preguiça de lado!

    Tomara que no final do anime, o Sasuke fique com a Sakura!

    • Sem chançe ,primeiro cada um è responsavel pelo seus atos, o sasuke ñ fez nada o q ninguen ñ faria, perdeu sua familia brutalmente quando era criança lógicamente ele buscou vingança q.No mundo real quando perdemos um hente querido q seja assaçinado,lógicamente queremos > vingança e usamos a justiça como desculpa,>Pain<

  10. veja meu nick e descobrirar….
    aff pra q n falar logo
    e com gosto!:
    NARUTOOOOOOOOOOO!

  11. bem..eu sofri mt na minha infancia..mas o sasuke como naruto sofreram..a difrença e que o naruto sobe dar a volta a situaçao e ser feliz..que é mais dificil do que ser como o sasuke..xD..
    PS: bom trabalho com o site!

  12. Sasuke

  13. Eu não tenho um lado definido.
    “Muitos podem chamar isso de lado negro, mas ele está é trilhando um caminho próprio dentro da área maligna, sem, no entanto, manifestar essa maldade.” – Rola um boato de que o Sasuke usou drogas do Kabuto pra ficar mais forte (não me lembro se isso chega a ser dito no mangá), então é a mesma coisa que ir pra academia e tomar anabolizantes e se dizer o bom =P
    E Sinceramente, eu só não sou 100% Naruto, porque ele não desistiu do Sasuke. Eu gosto do Sasuke, não sou anti-Sasuke não, mas essa obsessão pelo Sasuke as veses enche o saco, apesar disso tornar o Naruto um ninja tão forte.

  14. Sou um pouco dos dois. Minha parte parecida com sasuke é que sou determinada, esforçada, racional, pensativa e analítica. A parte parecida com o naruto é que sou persistente, comunicativa, sociável e brincalhona, e as vezes, muito raramente, sou desleixada. Sei lidar com derrotas como o naruto, mas tendo a ser fria com as pessoas como o sasuke( mas isso nem sempre acontece).

  15. NARUTO!!!

  16. EU ESTOU DO LADO DO NARUTO,QUEREM SABER PORQUE?
    PORQUE EU TAMBEM TENHO UM SONHO.EU SOU MENINA MAS SOU QUASE IGUAL AO NARUTO.
    MEU SONHO:
    EU VOU CONSEGUIR TUDO QUE QUISER!E NUNCA VOU DESISTIR!NUNCA!E AI TODOS VÃO SE ARREPENDER DE NUNCA TEREM ACREDITADO EM MIM!NUNCA VOU PERDER PARA UM OPONENTE EU VOUATRASATRAS DO QUE QUERO.SE EU PERDER ENSISTO DE NOVO,E DENOVO E SE PERDER VOU DE NOVO E NUNCA DESISTO.!NUNCA VOU DESISTIR!

  17. Cara eu ja vinha pensandu em nisso qui eu era parecido com o Naruto apesar de achar o Sasuke bem mais irado..mais eu me indentifico com o Naruto..

  18. Hum, é interessante pensar dessa forma.
    Gosto muito do Naruto, ele e Sasuke são meus personagens preferidos.
    Acho que me identifico mais com o Sasuke, mas se for especificar seria um pouco dos dois. xD

  19. Apesar de não gostar do Sasuke(só no mangá/animê já que nos jogos ele é fodão) Eu acho que me identifico mais com o Sasuke,me dedico em tudo,e quando perco em algo não fico com depressão nem nada disso,mas sim frustrado.
    Não que eu não seja contente como o Naruto,mais eu não sou desleixado como ele,sou mais na minha como o Sasuke…

  20. O estilo Naruto faz mais meu jeito, apesar de eu ter características dos dois, por exemplo…
    Sou muito brincalhão, alegre, bagunceiro, um pouco preguiçoso, adoro fazer amigos, e sou as vezes destraído, isso seria coisa do naruto…
    Mas também sou um pouco do que é Sasuke, quando quero e/ou tenho interesse em algo eu faço pra ser o melhor naquilo e atingir o meu objetivo, apesar da preguiça sou muito inteligente(modéstia a parte), sou muito de analisar as pessoas ações e reações e posso deduzir o que pensam, as vezes se eu achar necessário eu sei esconder o que sinto ou penso, mas isso só se for realmente preciso…

    Sobre cdf, eu acho que o problema não é ser cdf, e sim o fato de um cdf ser anti-social d+, certinho d+, ou o dedo duro metido à “eu sou inteligente e não me misturo”, é esse tipo de cdf que a maioria das pessoas não gostam (e tem razão pra isso), eu já conheci dos dois tipos, e já tive amigo cdf e já tive aversão ao outro tipo tb.

    CDF ou não pessoas são pessoas, cada um acha o que procura, se você for do tipo que só estuda e se acha superior aos os outros por possuir mais ‘conhecimento’ (é como vejo as pessoas mais inteligentes, pra mim inteligência esta diretamente ligada ao conhecimento de cada um), e quando alguém tenta se aproximar ou convida pra alguma coisa e essa pessoa nega ou não entra em uma brincadeira por ser muito ‘certinho’ isso faz com que ninguém mais queira se aproximar, sem falar que as pessoas notam quando alguém as despreza.

    As pessoas podem ser cdf e serem legais, amigas, divertidas, etc, só não é quem não quer…

  21. Sasuke.Sempre taxado de CDF…

  22. Eu acho que em relação à escola, sou parecidíssima com o Naruto, isso porque tenho muita preguiça de estudar, mas no final, assim como ele, me esforço ao máximo para que consiga passar nas provas e tirar notas boas.

    Agora, falando em personalidade… eu me identifico mais com o Sasuke. Sempre me considerei uma pessoa solitária, mesmo que eu tenha amigos, sempre me senti sozinha assim. Se eu fosse definir minha vida com uma palavra eu diria ‘tragédia’… e na vida de Sasuke há tragédia também, mas os motivos são diferentes.

    Finalizando, eu realmente achei muito bom o post. Está de parabéns!

  23. sasuke

  24. estou do lado do naruto, no começo eu não me decidia mais depois q ele ficou falando q treinar, se esforçar era inutil só porque ele perdeu pro irmão quando o reencontrou(era óbvio q itachi não ia “ficar espérando sasuke ficar forte” sem treinar nada).
    eu nunca vou desistir e parar de me esforçar para chegar a um objetivo

  25. Prefiro o Sasuke porque ele é bom fofuh bonitão legal e e e oque digo agora é ? ? ? …Ah!Sasuke-kun gritando <- frase tipica da Ino pois fquei sem mais argumentos.

  26. Eu gosto muito do Sasuke e tento o comprender. Apesar de algumas burradas que ele anda fazendo eu sei que tudo que ele quer é se livra da dor que é se sentir falta de pessoas que tanto amamos, fica dífil para ele supera a perda e ele colou todas suas forças no objetivo de mata o irmão sendo impossível percebe que Naruto, Sakura e Kakashi só queriam mostra que estava com ele eram o mais perto de família que ele possuia. (Eu acho que ele se sentiria traindo seu clã se não se vingar do Itachi) De qualquer forma ele vai encontra a luz, e vai ser feliz finalmente.

  27. Eu me identifiquei com o Sasuke dês do primeiro epsódio que assisti.
    Assim como ele eu não tenho muitos amigos (nos dias de hoje esta cada vez mais díficil fazer amigos de verdade) E só muito calada e sólitaria (Estou lutando contra esta minha personalidade) e imagino como é dícil perde sua família de uma maneira tão brutal ele era apenas uma criança e precisou cresce rápido e treinar duro para manter viva a memoria do clã e para vinga-los (Itachi merecia morrer mesmo).

    Eu admiro o Naruto por apesar de ter sofrido com a rejeição de todos ainda consegui se manter alegre e positivo (Só para deixar claro acho que o Sasuke é muito mais sofredo que o Nar) Tentando se supera para conquista o objetivo de ser Hokage.

    No fim os dois são guerreiros poderosos e eu gosto muito dos dois. Que se assemelham pelo fato de fazerem qualquer coisa para conseguir seus objetivos e luta contra tudo e todos em busca de seus caminhos.

    Ps: Sasuke é lindo D++++++ e vai volta para o lado do bem. Tomara pq não quero que ele morrar.

  28. A pergunta é:
    Com quem me indentifico? Ou seja, com quem sou mais parecida.
    Com o Sasuke.

    Mas, se a pergunta fosse:
    De quem eu mais gosto?
    Naruto.

    Interessante, não?

    Só o que me alivia é que sou bem humorada (ao contrario do Sasuke) e sou preguiçosa físicamente.

    Então, por que eu gosto tanto do Naruto?
    Simples. Os opostos se atraiem. Ele tem caracteristicas que me atraem no sexo oposto (para quem não sabe, mulheres gostam de homens que as façam rir [a não ser que ele seja um palhaço, literalmente]). Enquanto Sasuke é frio e, aparentemente, sem sentimentos.

    Por eu me identificar tanto com Sasuke, nos primeiros capítulos do animê, gostei muito dele e odiei o jeito infantil do Naruto. Mas depois percebi que Sasuke era (e ainda é) arrogante, coisa que desprezo.

    Como diz Itachi:” Ser forte não é tudo isso. Ser forte significa que você se tornará arrogante e egoísta. Mesmo que você nunca tivesse desejado isso.”

    Esse é o problema do Sasuke. Por ele ser ”forte”, comparado ao Naruto, se acha o rei da cocada preta, se acha superior as pessoas. Mas suas ações provam o quanto ele é fraco (Itachi sempre tem razão *-*). Pois, pense aqui comigo:

    Na sociedade em que vivemos, quantas pessoas passam por momentos difíceis? Quantas e quantas, a cada segundo em todo mundo, perde alguém que ama? Quantas se sentem sós? Quantas se sentem humilhadas? E quantas e quantas… ?

    E quantas delas resolvem, de certa forma, se vigar dos outros para se sentir melhor? Ou por acharem que estão fazendo justiça?

    Esse é o erro. Pessoas sensatas jamais agem por impulso, por sentimentos. Quanto você se deixar levar por isso, mostrar o quanto você é fraco.

    Ele podia muito bem, junto com Konoha, fazer justiça de maneira integra, aonde Itachi seria preso e pagasse por seus crimes. Mas não, ele quis matar o irmão, e pior, com as próprias mãos. Isso mostra o quão desiquilibrado ele é. Mas ele preferiu ir, segundo ele, pelo caminho mais ”fácil”. Conseguir poder por outros meios, e querendo ou não, se tornando como o irmão.

    Quantas pessoas ele matou para chegar ao seu objetivo? Sim, porque não foram poucas…

    Isso prova mais uma vez o quanto ele é fraco mentalmente. E isso sim é importante, pois sem uma boa mentalidade, do que adianta ter força, poder? Você, com certeza, perderá o controle de suas ações. Ele precisa de ajudar.

    E é aí que entrar o Naruto. Ele é a única pessoa que tem influência sobre o Sasuke, mesmo ele não adimitindo. Naruto é forte e acredita no Sasuke, mas do que ele mesmo.

    Enfim, os dois dão um ótimo enredo a história e se faltasse algum deles não teria a graça que tem, não é mesmo?

    Essa é minha humilde opinião, beijos a todos os fãs de Naruto.

  29. Como pain(nagato)diz:”só entendemos a dor dos outros só passando por èlas mas mesmo assim não a conpriendemos”. Quando somos muinto apegado a alguem e a perdemos de forma cruel ,sendo assacinada ,no momento è um grande chóke,a personalidade da pessoa muda conplètamente de alegria para solidão angustia com o tenpo cresse consigo um sentimento de revólta inpunidade è na onde q a vingança vem a tona.”Usamos a justiça como desculpa para vingarmos alguèn ñ ha justiça nesse mundo amaldiçoado”

Deixe um comentário

 
