Sombra que rasteja demais no esgoto é expulsa da superfície quando quer ver a luz

Imagem por danny-boy / deviantart
Imagem por danny-boy / deviantart

Nome grande, mas foi no que eu consegui pensar pra esse post. ^^ O que significa a frase? Bem, quando você joga de mau, torna-se uma sombra do que você é, e seus atos podem ser comparados com o ato de rastejar no esgoto, frio, sem orgulho, sem nada que possa ser considerado bom para se aproveitar. E se um dia esse você “sombra” decidir que chegou a hora de voltar à superfície, de se redimir pelos seus erros, dependendo do tempo que ficou no esgoto, você jamais se encaixará novamente no mundo anterior, porque você fede!Metáforas à parte, isso tudo é inspirado na fase atual do animê do Naruto, onde vemos Orochimaru sucumbindo diante de Sasuke. Trata-se de um conceito vivenciado por vários personagens de Naruto, não apenas Orochimaru, e nós vemos isso acontecendo atualmente ainda. Essa é uma valiosa caracteristica de Naruto, nós dificilmente vemos personagens que são tratados como simples “típicos vilões”. Ou nós vemos o processo de construção do vilão, ou nós vemos a história do vilão no futuro. Nem mesmo Orochimaru foi mal toda sua vida, ele também foi um garoto muito talentoso e ambicioso, que perdeu seus pais quando muito jovem durante a guerra ninja, sofreu falsas esperâncias perante um mito falso de renascimento pela cobra branca, e depois vivenciou por conta própria todos os terrores de uma guerra. Viu outras pessoas morrendo, sem que ele pudesse fazer nada, e com seus grandes talento e ambição, decidiu que deveria descobrir um jeito de trazer mais longevidade ao corpo humano, pois nós somos todos fracos, suscetives a morrer a qualquer momento por qualquer coisa. Por esse objetivo, por essa ambição, Orochimaru aceitou tornar-se sobra, e rastejar no fundo do esgoto, pensando que debaixo de todo o lixo tivesse um “tesouro” do qual pudesse se deliciar. O problema de quando Jiraya tentou trazer seu amigo de volta à superfície, é que ele já estava demasiadametne contaminado. Orochimaru já estava saboreando dos seus atos ha anos, e já não havia mais esperança para que ele pudesse voltar à superfície.

A mesma coisa aconteceu com o Itachi, em sua última redenção. Ele jamais pôde voltar à luz, por mais que tudo que ele tivesse feito fosse pelo bem, por mais que suas intenções fossem boas, não passou do mesmo problema de Orochimaru. Itachi pensou que se rastejasse no esgoto conseguiria impedir que milhares de pessoas morressem, e por isso, e posteriormente pelo seu irmão também, ele resolve permanescer nesse esgoto. Extremamente contaminado, ele jamais conseguiria sair de lá para saborear da luz da superfície novamente. Seus crimes, seus pecados, o mal que havia feito, o carregariam de volta para o esgoto, como um cheiro nojeito que não sai do corpo.

Nagato, que uma dia já foi chamado de Messia, sacrifica sua vida por um ato de redenção, trazendo de volta à vida todos aqueles que ele matou em Konoha. Bom, não preciso dizer que nem mesmo isso foi o suficiente para que ele pudesse viver à luz novamente, e ele será eternamente lembrado como o Deus malígno que se maltrator seu povo. Nagato, mesmo para Naruto, será sempre um demônio, mesmo que se entenda como ele se tornou um demônio. Como eu poderia dizer… Gostar da pessoa que saiu do esgoto não faz com que você não sinta seu cheiro ruim.

O mesmo vale para Zabuza, que se entregou para suas emoções antes de morrer, e qualquer outro que deseje, tarde demais, passar para o lado do bem.

Só que, na minha opinião, o Sasuke até agora não se contaminou o suficiente no esgoto. Posso dizer metaforicamente que os atos de Sasuke fizeram, até agora, com que ele se protegesse do lixo de lá, como se estivesse com uma roupa especial [não sou puxa saco ein]. Mas isso foi até pouco tempo atrás, enquanto Sasuke se recusava a matar inocentes, e ainda ordenava ao seu time que não fizesse vítimas, é como se ele estivesse dentro do esgoto, mas desejando já um dia voltar lá pra cima. Seus atos em Konoha, no entanto, poderão fazer com que Sasuke, pela primeira vez, rasteje no esgoto. Aí eu já não sei o que poderá acontecer. ^^

~ por Alan Flamer em 22/06/2009.

34 Respostas to “Sombra que rasteja demais no esgoto é expulsa da superfície quando quer ver a luz”

  1. Optima temática. O caso de Itachi, penso que ele foi mesmo forçado a andar no submundo. Não me parece que tivesse tido grande opção…foi essa a impressão que fiquei, e foi esse o seu sofrimento. Ser obrigado a fazer algo que não queria. Penso que mais para a frente do manga mais coisas serão esclarecidas.

  2. Ótima análise, também acho que o Sasuke ainda não se deixou “contaminar” pelo lixo que o rodeia, o que possibilitaria sua redenção ao final do mangá. Porém seu destino será selado pela sua ação em Konoha, se ele matar qualquer um lá, mesmo que seja o Danzou, ele rastejará pela primeira vez no esgoto.
    Quanto ao Itachi, concordo com a hinanarugirl, acho que ele mais foi levado a rastejar pelo esgoto do que escolheu esse caminho por si próprio.

  3. é, na minha Opnião, o Itachi não teve mesmo escolha ^
    E o Sasuke realmente, até agora, as únicas pessoas q ^
    ele matou, foram Orochimaru e Itachi, fazendo um ^
    favor para Konoha, portanto, não axo que ele esteja ^
    ”contaminado” … ^

  4. Por enquanto não,o Sasuke não está no esgoto, porém pode entrar logo se começar a matar pessoas inocentes que não tem nada haver com o massacre uchiha o bom seria se de cara se encontrasse com o Danzou ou com o Naruto, eles tem muita a esclarecer a Sasuke, porque Danzou teria que admitir sua participação na destruição do clã Uchiha e Naruto talvez perguntaria quem é o homem de Mascára Laranja responsável a dezesseis anos pelo assasinato de seus pais, acho que isto deixaria o Sasuke bem confuso, mais do que provavelmente ele já se encontra com relação ao Madara.
    Outra coisa, o Sasuke estaria ainda masi sujeito ao fundo do posso se tivesse matado de verdade o Habichi, porque a culpa não seria divida entre akatsuki e taka, mais somente Taka, se omoi e sua parceira se encontrarem com Sasuke e pode dar a esperança para eles de que o oito caudas ainda esta vivo, não sei se isto faz alguma diferença agora, porque o sauske tá bem ferrado!
    E eu acho que ele ainda esta meio que na supercifie do poço pelo fato de não estar muito afim de ligar para Akatsuki porque foi embora do esconderijo deles sem dar nenhuma justificativa à Madara, se bem que ele havia tido que tinha um plano com relação a bijuu…

  5. orochimaru foi morto por Itachi(e óia lá), e itachi morreu de morte morrida ¬¬(2)

    Pro Sasuke encontrar o Danzou, certamente ele teria que matar todos os membros da ANBU Root antes de chegar no Rokudaime Hokage (até o momento), isso faria com que ele megulhasse de cabeça na lama e não acho que seja o plano do Kishimoto colocar o garoto Uchiha nesse caminho sem volta. Um encontro com o Naruto seria interissante e uma nova luta entre eles seria uma ótima forma de medir o quão fortes estão os dois personagens principais do mangá.

  6. bom post, compreendo. Mas essa metáfora se encaixa mais com orochimaru e itachi.
    Não entendi muito bem quando se tratou com nagato.
    Mas o clichê é q os q já estão no esgoto tão impregnados q já não se sabe diferenciar lixo de ser vivo, e estes fazem o bem, tentando ver a luz novamente… MORREM. Simples assim, morrem.
    Se bem q ninguém sabe se orochimaru realmente morreu [espero q sim, e q ele leve kabuto junto! ai, como sou má]

  7. foi um otimo post e eu concordo com todos q comentaram ateh agora 😀

  8. Os temas então ficando cada vez mais serios até meios deprecivos !!!!!!posta algu mais alegre !!!:?)

  9. cara…………em 1ª lugar acho esse blog o melhor….ja tem um tempo q eu acompanho mas nunk tinha comentado nada……mas a respeito do sasuke………pra mim ele ja esta no esgoto, no meu mode de ver a principal coisa q te faz rastejar pelo esgoto antes mesmo do seus atos, sao seus objetivos……ainda sou fã do sasuke……na verdade nao tem um personagen q eu nao seja fã………mas acho q nessa questao……..ele fica abixo do meu conceito……….mas o site………é mara….

  10. Oi passando para desejar felicidades e dizer que adorei o blog, peço para dar uma olhadinha no meu: http://gilbertogil.wordpress.com/ ´´Descrevo,como vejo´´ é um blog de humor criado no intuito de fazer humor ao mesmo tempo informar, lá você pode se divertir e fazer donwloads de livros como crepúsculo, o segredo e muito mais..acompanhar o concurso beldades do orkut 2009 e votar. Espero que gostem e comentem, dessa forma iremos crescer juntos….valeu…!

  11. amei amei amei
    com certeza, Naruto usa mto bem essa metáfora do esgoto (:

  12. Acho que o Sasuke já ta no esgoto, o Madara tá fazendo dele gato e sapato tá na cara que o sasuke nem confia nele, mais fz inconscientemente tudo o que o Madara pede, e parece que agora o Madara vai fazeralgo grande.
    O manga tá muito exitante…

  13. KIshimoto mais uma vez salvo o sasuke de ser um cara mal…rsrsrs

  14. essa reunião dos kages vai ser a resposta definitiva sobre o lado que sasuske vai ficar, ele pode mudar de lado e voltar pro time 7 depois que o naruto o converter a sua religião como fez com o nagato; ou então matar os homi e se tornar o principal antagonista da série junto a madara e ? kabuto ? (algo me diz que esse cara pode nos surpreender mais adiante). e se isso acontecer a previsão que eu faço e dele morrer nas mãos de naruto se arrempendendo dos seus crimes, como em star wars, acreditem kishi-san adora star wars.

  15. Como eu faço para postar?!
    Pfavor me respondam

  16. Bom pra começar gostei muito do tema disctido, vou colocar então minha opinião, e tentar que seja o mais resumido possível xD…

    1º sobre o Orochimaru
    Ele foi parar no esgoto por vontade própria querendo satisfazer seus interesses e foi contaminado pelo mal sem qualquer ressentimento

    2ºItachi
    Ele foi parar no esgoto por simples capricho do destino, não é atoa que depois de morrer eu passei a admirar ele, teve que fazer tudo oq fez obrigado mas com a única condição de salvar a pessoa mais importante na vida dele que é o sasuke, ele se dispôs a ser lacrado no esgoto pelo bem do irmão e mesmo lá dentro nunca ele foi corrompido, ele sofreu e foi odiado pela pessoa por quem ele deu a vida até o fim, não deve ser nada bom vc fazer tudo pra salvar alguém e o preço ainda ser o odio dessa pesoa por você

    3ºE por fim Sasuke
    Como Itachi mesmo já falou ao naruto quando ele passa o mesterioso poder pra ele, “o sasuke é como um quadro branco esperando para ser pintado”, alguém que tenha a capacidade pode induzi-lo a fazer o que bem entender, após a morte do Itachi o tobi(supostamente madara, oq eu n acredito com certeza que seja ele ainda até pq mesmo ele falando ser o madara não apareceu nada além do olho direito, mas essa discução fica pra outra xD), fala muita coisa pro sasuke;
    agora eu pergunto
    será que tudo o que ele falou era verdade? ou ainda; será que ele não falou apenas meias verdades? O tobi falou o que falou pra manipular o sasuke a seu gosto, ele não queria ser bomzinho ou amiguinho do sasuke apenas esta usando ele como um mais um peão no tabuleiro…
    Não considero o Sasuke no “esgoto”, ele está ali beirando cair mas assim como o irmão ele tem um sentimento de compromisso e ética agora e ele não chega a ser corrompido, tá mais pra renegado indignado com a situação que se encontra

    eu podia escrever melhor e pensar melhor, como escrever e colocar umas coisas mais relevantes, mas essa hora minha cabeça já não pensa muito bem xD agora vou dormir aushuahuahs

  17. Sasuke pode até ser um quadro em branco em que quem tem capacidade pinta nele, porém como fez com o Orochimaru ele também pode fazer com o Madara, depois do quadro pintado por outra pessoas colocar a sua assinatura nela, ( esse jargão tá pesssimo, mais gostei!).
    Enfim, mesmo sendo mais fraco que Madara, daqui a pouco ele vai se encontrar com o Naruto provavelmente vão lutar ele vai perder empatar desistir qualquer coisa assim e finalmente ira descobrir que Madara é sim o responsável pelo ataque a konoha a 16 anos atrás então da parte do Sasuke se verá uma postura diferente de enfrentar sua vingança esta postura será a sua final, sem mais objetivos alheios, eu acho…

    • É essa sua idéia seria bem interessante acontecer, é bem possível mesmo, mas para o sasuke saber a verdade sobre o madara alguém teria que contar, e quem que sabe disso? Danzou sabe, eu acho que o sasuke vai se encontrar com naruto (n sei se antes ou depois de encontrar danzou) mas eles não iram lutar outra vez, isso eu acho improvável porque o objetivo do sasuke mudou e ele não tem mais motiva pra lutar com o naruto, e a amizade ainda faz pesar

      Então creio eu que ele vá tirar a verdade do Danzou mesmo, mas se for descoberto que o Madara atacou konoha com a kyuubi na segunda vez à 16 anos ai o Sasuke vai atrás dele provavelmente(parece uma mosca tonta uahsuash)

  18. Rsrsrsrsr!

  19. Ainda não entendi q tanta falta d escolha pra justificar o Itachi matar todo mundo.

  20. Espero que a única pessoa que Sasuke mate seja o Danzou, que afinal não vai fazer falta nenhuma, e é o verdadeiro culpado pelo massacre que Itachi executou

  21. Interessante.Gosto desse site porque ele retrata não apenas a situação do animê,mas situações vividas no cotidiano “normal”.Vemos sim,todos os dias pessoas que “se arrastam por esgotos”,mas não compreendemos o porque dessa atitude tão nojenta e inaceitável pros “nossos padrões de vida”
    Acho que nós não deveriamos rotular todas as atitudes como 100% boas e nem 100% ruíns,mas sim tentar dar credito…somos,infelizmente,ensinados a desprezar dogrados,prostitutas e outras personagens consideradas escórias da humanidade sem ao menos darmos uma chance de explicação para tais pessoas…Condenamos sem saber o porque de tais atitudes…em Naruto,pude perceber que os viloes nao sao viloes de berço(Cell),mas são contruidos viloes por situaçoes diarias(Itachi,Orochimaru entre outros)

  22. Você disse tudo aretkusi Hyuuga. Eu tava a tentar dizer isso tudo, mas tava a ser complicado arranjar as palavras certas. ^^

    E piolho com fome, no manga diz tudo axo que é no 400, que Itachi diz ao Sasuke toda a verdade. Espreita ^^

  23. Corrigindo:”´…é no capitulo 400 que o Itachi diz ao Sasuke toda a verdade…”. Esqueci-me de uma palavra xD

  24. No 3º coment eu comentei errado e só vi agora
    o certo é :
    é, na minha Opnião, o Sasuke não teve mesmo escolha
    E o Sasuke realmente, até agora, as únicas pessoas q
    ele matou, foram Orochimaru e Itachi, fazendo um
    favor para Konoha, portanto, não axo que ele esteja
    ”contaminado” …

    foi mal
    não tinha reparado
    xD

  25. affffffffff
    tava certo antes
    tava lendo e pulei uma linha
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    malz
    o 3º tava certo msm
    haUSHAuhsauHSUAhuSASHAu
    foi mal

  26. hsauhhuashusau sem problema eu faço muitos erros distraído quem não faz neh xD

  27. viu alan sasuke nao pe mais aquele santo que vc vive falando ele cometeu seu assasinato .

    • Como eu já respondi no outro post, prove-me que ele fez aquilo por escollha dele mesmo, e que não está sendo controlado, e eu não o defenderei mais…

      Daqui um tempo, SE o Kishimoto revelar que o Sasuke tava mesmo sendo controlado, o que vai ter de fã nervosinho porque não foi dessa vez… >.<

    • Hahaha é mesmo Alan quem esta dizendo isso só esta ignorando os acontecimentos e vendo o que ele esta fazendo mas nem tentam entender o porquê e nem/quer notar outros detalhes (e bota detalhe escancarado nisso xD), pra mim onde tem fumaça tem fogo, Sasuke não mudou de uma hora pra outra em minutos assim…

  28. LOL

    O Sasuke vai ser fuzilado, até o proximo capitulo. Coitado. u.u

Deixe um comentário