Entendendo os seis caminhos

Como vocês devem lembrar, Pain possui seis corpos, cada um deles com um poder diferente, pois os corpos representam os seis caminhos do budismo. Esse assunto, desde o princípio, me atraiu porque sou budista, e a releitura feita por ele foi realmente interessante.

Pain não foi o primeiro personagem a explorar a idéia dos seis mundos. Na verdade, foi o primeiro em Naruto, mas no contexto geral ele nem de longe é o primeiro. Eu pelo menos me lembro de Shaka de Virgem, com sua técnica “Rikkudou Rinne” (ciclo das seis existências) que envia o oponente para os seis mundos, deixando-o preso dentro daquele que mais se encaixa nele.

Indo pelo lado do budismo mesmo, deixe-me explicar para vocês como são esses caminhos. Na verdade existem duas formas de enchergar esses caminhos, aquela que diz existirem seis caminhos e aquela que diz existirem dez mundos (estados de vida).

Os seis caminhos são: Inferno, Bestial, Demônios, Fome, Humano e Buda.

Os de dez mundos (estados de vida) são: Inferno, Fome, Animalidade, Ira, Tranqüilidade ou Humanidade, Alegria ou Êxtase, Erudição, Absorção, Bodhisattva, e Estado de Buda

Na verdade, em ambas representações esses caminhos, ou mundos, representam características que nós humanos podemos assumir em nossa vida. Por exemplo, falando pelo ponto de vista do budismo que eu pratico, todos os dez estados de vida estão presentes na vida de qualquer pessoa em algum momento de sua vida. Há momentos em que estamos no estado de Inferno, de onde é difícil sair, sentimos tanto sofrimento que parece não haver futuro para nós. Momentos em que estamos em estado de fome, onde a ânsia por devorar tudo que há em volta nos consome, quando somos tomados pelo desejo etc. E por aí vai, não vou me ater aos detalhes descritivos e ficar falando de todos os estados. Vale lembrar que nunca se estaciona em um único estado. Trata-se de uma mutação contínua, estamos sempre pulando de um para o outro.

Com o ponto de vista que encara isso como os seis caminhos é um pouco diferente, pois cada caminho praticamente representa a orientação da vida de uma pessoa, como um todo, e quase imutável. Mas apesar dessas diferenças, o fato é que a origem é a mesma. Então vamos lá, identificar os seis caminhos de Pain!

Shurado (Círculo dos Demônios): Esse é o Pain marionete. Seu corpo é o de um ninja que no passado controlava marionetes, e foi transformado em uma tal como Sasori. Em termo de ataque ele é o segundo mais poderoso, ficando para trás apenas para o Pain principal. Sua marionete é poderosíssima também, podendo atirar mísseis, lasers, e até atacar depois de ter sido semi-destruída.

Gakido (Círculo dos Fantasmas Famintos): Esse é um dos Pains chave na estratégia de Nagato, sendo aquele que absorve o chakra do oponente. A idéia dele ser a representação da fome é perfeita. A simples presença desse Pain na linha de frente de Nagato o torna imune à todos os jutsus aplicados nele.

Jigokudo (Círculo do Inferno): Esse Pain é realmente assustador, pois tendo ele vivo no time não há como Pain morrer. Ele interroga o oponente ameaçando arrancar-lhe a alma. Sendo o Pain que representa o caminho do inferno também encaixou muito bem essa característica, pois é como se ele fosse capaz de trazer os mortos de volta à vida buscando suas almas no inferno mesmo! O_O Mas quanto a isso ainda há dúvidas, pois embora dê pra saber que há um mundo dos mortos em Naruto (testemunhado por Kakashi) não dá pra saber se tem um inferno e se o Pain conseguiria tirar mesmo a alma do sujeito enquanto está lá no inferno. Meu palpite era que Pain teria que ressucitar o sujeito antes de partir para o inferno, senão ele teria, há muito tempo, ressucitado seu amigo Yahiko. Logo, sem derrotar esse oponente não foi mesmo possível derrotar Pain, pois todos os outros oponentes derrotados voltavam à vida.

Nigendo (Círculo dos Homens): Esse Pain é técnicamente muito fraco, sendo importante somente para a estratégia. Isso porque pode arrancar a informação que quiser de quem quer que seja, contanto que seja humano. Sendo do círculo dos homens ele tem acesso à qualquer parte do corpo humano, pode ler sua mente facilmente, e então arrancar sua alma.

Chikushodo (Círculo das Bestas): Outro bem encaixado na mitologia de Naruto, pois nada melhor para o Círculo das Bestas do que alguém que faz Kuchiyose de vários tipos de animais. Vale observar que Pain não tem apenas o contrato com todos esses animais (pois consegue invocá-los) como também os prendeu sob seu comando usando o metal condutor de chakra. Assim cada animal obedece incondicionalmente às ordens dele. A foto aqui é do primeiro Pain que usou essa característica, mas esse sujeito foi morto por Jiraya e substituído por uma garota. ^^

Tendo (Círculo de Deus): Ou círculo de buda. Aqui foi usada a palavra Deus mais pela característica divina desse ser. Técnicamente esse era o que devia ter a sabedoria máxima, conhecimento sobre todos os aspectos da natureza, capacidade para julgar quando e como agir dessa ou daquela forma, calma, paciência, etc. Aqui é traduzido como um ser capaz de controlar forças da Natureza, então ainda estaria próximo à descrição original.

Resumindo, esses seis corpos representam os estados de vida de Nagato, os estados subdivididos que, juntos, compõem o sujeito completo conhecido por Nagato. Não tenhamos esses seis corpos como individuais, mas como partes de um único indivíduo, pois sem a presença dos seis só restará um único, mais fraco, mas mais poderoso que todos eles. xD

Anúncios

~ por Alan Flamer em 10/05/2010.

50 Respostas to “Entendendo os seis caminhos”

  1. O cara do Kuchiyose foi substituido por uma garota? o_O’

    • Sim:

      Esse Pain do segundo quadro de cima é uma garota.xD

      • que análise, cara!

        Acho que agora com o desenvolver da história e o fim de saga (de Naruto Shippuden, pelo menos) e o aparecimento de Rikudou sennin, o Sábio dos Seis Caminhos e porque os seis caminhos estão de alguma forma interlaçados a história por detrás do Rinnegan… daria uma grande análise, ou pelo menos um bom papo, hahahah

        Grande abraço, Alan!

  2. Niiice. Tava querendo ver uma análise do Pain desde que falaram dessa de ele representar os seis caminhos do budismo (aqui mesmo, se eu to lembrado). Não que eu me interesse por budismo, mas foi…er…interessante saber disso.

  3. So falta analisar o próprio Nagto neh? pq a história de vida dele eh muito boa.

  4. não sabia q essistia

  5. Legal esse post…

    Analisar no ponto budista os Seis Caminhos de Pain (Rikudou Pain).

    Mas tenho uma duvida, o que seria o estado buda? Porque como sou Protestante (Cristão) não tenho muitos conhecimentos quanto ao budismo.

    Ah, e Alan da uma passada no post dos ougis do neji, quero que vc veja uma coisa la ok…

    Teh mais gente.

  6. Err , nada de novidade (no sentido de qualidade) ou seja , otimo como sempre =D

  7. Ele fez contrato com os animais??


    eu sempre achei que eles fossem… não sei… criados pelo Pain
    (pelo fato de serem estremamente estranhos e possuirem o rinnengan e os pircing’s…)
    Pra mim cada pessoa só podia fazer contrato com um tipo de animal, e o Chikushodo invoca todo tipo de animal (só ele), se fosse um animal pra cada corpo tudo bem

    • Não pow. xD

      Tendeu errado, num c sabe c ele fez contrato com todos pq ateh onde sei tb soh pode fazer com um animal, mas os animais invocados tem um detale muito visivel q vc mesmo citou no seu comment, são os pircing’s e o rin’nengan no olho dos animais igual nos Pains, isso se deve ao fato de Nagato provavelmente não ter um contrato com cada animal e sim simplismente achou uma forma de encontra-los em florestas inplantando os pircing’s condutores de chakra em todos q ele pudesse, fazendo com q os animais entrassem em dominio do Rin’nengan, exatamente como Nagato faz com os Pains.

      Espero ter ajudado.

      Ateh mais. o/

      • Há uma regra clara que está sendo ignorada, e uma regra que está sendo criada aqui.

        -A que está sendo criada: Não ficou especificado nenhuma vez que não se pode fazer contrato com mais animais. Até onde eu sei claro. xD Supõe-se isso porque todos os personagens que vimos (até o Pain) que conseguiam invocar animais faziam isso com um único tipo. Mas não foi dito em nenhum momento que não dava pra fazer contrato com outros animais.

        -A regra que foi explicada e está sendo ignorada: Pra fazer a invocação dos animais tem que ter o contrato com eles. Se Pain consegue invocar, então ele tem contrato. estou partindo desse pressuposto.

        No entanto, acredito que algums animais não aceitem fazer contrato se o humano já estiver um contrato com outro animal. Isso explicaria o porque de cada ninja ter contrato com um único animal. E explicaria também porque o Pain, em primeiro lugar, controlaria os animais com o Rinnegan. ^^

        • É mas Sasuke tem um contrato com as serpentes e no capítulo do manga que ele luta contra Danzou ele invoca uma águia.Isso prova que um humano pode sim fazer contrato com mais de um animal,eu acho…

          • Nunca foi dito que Sasuke tinha um contrato de sangue com cobras. Pode ser que ele tenha ganhado a habilidade de invocar cobras por ter absorvido Orochimaru assim como o poder de cura da cobra branca.
            Se for ver ele não invocou nenhuma cobra antes de absorver Orochimaru e nem depois da luta contra Itachi quando Orochimaru saiu de Sasuke.

        • não tem muito haver com o assunto do pain mas queria saber porque os animais não vivem em vilas como os ninjas já q eles pensam perfeitamente assim como os humanos no mundo de naruto

        • O Pein só invoca animais do mesmo tipo? Você escreveu errado ou eu entendi errado?

      • Eh…

        Foi o que tentei dizer, mas usei as palavras erradas. Fora q num pensei nisso, faz muito sentido um humano ter contrato com um animal pq outros num gostam de ter o mesmo invocador, tipow Naruto não poderia fazer um contrato com sapos e cobras porque ambos são rivais.

        Mas tb acredito que nagato não tenha varios contratos, pode ateh ter, mas para isso ele tem q controlar os animais com os pircing’s e o Rin’nengan.

        o/

      • A lembrei agora uma coisa muito importante para esse assunto, o Pain Circulo das Bestas tb pode invocar os outros Pains, igual ele fez quando invadiu Konoha. Isso provavelmetnte mostra que não eh preciso do contrato para q invoque o animal (pelo menos para o Pain não precisa). Eu tenho quase certeza q o Pain Circulo das Bestas não usa contrato e sim o controle dos animais.

        • a minha teoria é a de que os animais estão mortos, pos se os Pains estão mortos, e podem ser controlados pelos pircing e tem o Rin’nengan, e os animas são estranhoes tbm ten Rin’nengan e pircings espalhados pelo corpo, por isso acredito que eles estão mortos…e o Nagato apenas os controla como controla os outros corpos, por isso ele estava tão desgastado no fim da luta, controlar tantos corpos, e usar tantos Jutsus poderos deve ser exaustivo mesmo para alguem poderos como ele!

        • pode ser q ele tenha contrato de sangue com os outros corpos, invocação não acontece só com animais tanto q naruto foi invocado pelo fukasaku

          • isso pq ele tinha um contrato com os sapos, mas foi dito que os corpos do pain estavam mortos, e depois de ir pra torre, ele se tornavam PAINs…

  8. Agora sim um significado bem explicado sobre os seis Pains.
    E olhando bem…até que Pain teria uma visão mais julgadora
    como a de um Deus.
    Afinal Nagato entende muito bem sobre as tristezas do mundo shinobi,já que seus pais foram assasinados por ninjas acidentalmente.
    Bom post!
    Ah sim,quando você vai começar a escrever o próximo fanfic?Eu to curioso pra saber qual será a próxima história…

  9. Belo post, Alan, bom como sempre xD

  10. Muito boa esta analise !!!

  11. Ei uma dúvida que eu queria esclarecer: o kakashi tem contrato com os caes e pq os caes comandados por ele tem aquela lua nas costas

    • Aff, essa pergunta eh dificil em…

      Deve ser alguma sociedade de cães e o simbolo eh akela lua, ou sei la pode ser tb um clã de cães, ou são cães que são invocados somente por Hatakes (se não me engano eh um clã tb), pois o pai de Kakashi, Hatake Sakumo, era conhecido como Caninos Brancos de Konoha, então posso concluir que talvez o clã Hatake seja especialista em invocação de cachorros, e outra ipotese eh q a lua seja o simbolo do clã Hatake.

      Espero ter ajudado, e se eu estiver errado espero que alguem me corrija !!!!

    • o Kakashi cria aqueles cães des de sua infancia, akele simbolo deve ser algo particular deles….

  12. Por que os seis corpos tinham o Rin’nengan?

    • Não há algo confirmado sobre isso.

      Mas eu acredito que seja porque o Rinnegan seja uma característica do chakra do Nagato, tipo como o chakra do Sandaime Kazekage tinha características eletromagnéticas que permitiam a ele controlar o Satetsu.

      Se for assim, o Nagato poderia botar o próprio Rinnegan em alguém introduzindo seu chakra no corpo da pessoa e ou animal (através dos receptadores de chakra). Seria por causa disso que quando o Pain usou espada de metal no Jiraya, o Sannin viu o Rinnegan.

      Bem, é só uma teoria.

  13. Allan por favor, crie um post falando exclusivamente dos poderes do Rin’nengan.

    • Nã que eu keira me passar pelo Alan, ja que a pergunta foi direcionada pra ele.

      _____________

      Mas eh dificil falar sobre os poderes do Rin’nengan exclusivamente pelo fato de eles não terem sido usados ao maximo. Ja que o Rin’nengan de Nagato não se comparava ao do Rikudou Sennin.

    • Pois é. Aliás, eu até posso fazer um post assim agora, mas ele sairia bem curto. É bem provável que nós venhamos a conhecer o Rinnegan de verdade quando Madara conseguir roubá-lo. Mas até então tem-se pouca informação útil sobre ele. xD

  14. Affs nele matouu oh Kakashi FDP

    se Fosse eu usava logo oh shidorin tiretoo sen para

  15. i o os cara ae!

  16. Talvez ele não consiga tirar a alma do Yahiko porque ele poderia não ter ido pro inferno afinal 🙂

  17. com certeza yahiko nao foi pro inferno nao havia motivos ele era boa pessoa e so pensava em proteger os amigos

    concerteza e por isso!!!

  18. o nigendo e viado

  19. Mtoo interessante a sua análise sobre Pain ^^

    #medodoJigokudo O.O

  20. um loco aê em cima escreveu Chidori com ‘S’

  21. Eu acho o Pain o maximo(fã doida superlove por Pain)

  22. vcs saõ todos uns viados seus f.d.p

  23. vamos lah! nagato desde sua infancia vivencio os seis caminhos da dor

    ate chegar ao ”tendo” que seria o caminho de um deus para chegar ao

    tendo ele precisou dominar os outros caminhos, como vimos em outros

    comentarios so se faz ”1 contrato” porem ele dominou o caminho das

    bestas entaum obteve controle sobre elas, como o proprio rikodou senin

    tinha ele tinha o poder de invocar qualquer ”fera” sobre seu comando

    naum importando quais que sejam…

  24. pts, essas informacoes sao muito importantes, me ajudaram bastante a ampliar meus conhecimentos sobre as lendas do furacao ( Naruto)

  25. Ai , pessoal queria saber , ñ entendi porque na luta do tobi e naruto o tobi usa o rinnegan sº quando o sasuke è derrotado por killer bee???

  26. Vc disse que o corpo do Ŝurado foi transformado em marionete como o Sasori,
    mas esta não seria uma habilidade do Circulo das Bestas em si? a manipulação do corpo?
    Afinal, na infasão de Konoha não parecia que este Pain estava usando armas ocultas, parecia as vezes que ele transformava o corpo em alguma arma, da forma que ele bem entendia
    Alem do mais, se não me engano, quando Nagato foi trazido por Kabuto para lutar contra Naruto e Bee, se me lembro bem ele tbm manipulou seu corpo e o transmutou em algumas armas e braços extras


    Quanto ao Chikushodo…
    eu entendo as regras do jutsu de invocação,
    que é necessario um contrato mas nada diz que não se pode ter mais de um contrato com animais diferentes…
    porem será que um usuario do Rinnengan está limitado a estas regras?
    Afinal o Rikuudou Sennin foi o pai de todos os jutsus por assim dizer, inclusive o de invocação. Não seria certo supor que as invocações seguintes seriam meras copias com limitações que o Eremita não tinha?
    Se Pain fez um contrato com todos aqueles animais, quem fez foi Nagato ou o corpo que ele vai usar como Chikushodo?
    Se foi Nagato então qualquer um dos 6 corpos poderiam fazer as invocações já que o chakra do Nagato é passado para todos os 6 – mas já foi mostrado que o só o Caminho das Bestas pode invocar
    Se é o corpo que faz o contrato, então ele teria que refazer todos os contratos toda fez que trocar de corpo?!
    Alem de tudo os animais são …”diferentes”, hibridos, com habilidades únicas e já vem com o Rinnengan e os metais do Gedou Mazou cravados neles – como se de alguma forma fizessem parte de Pain


    De qualquer forma, sou adepto da teoria que cada caminho tem um poder que foge às regras (como vasculhar a mente em alguns segundos e depois arrancar a alma da vitima com as mãos nuas, ou curar alguém da morte certa), então acredito sim que o Chikushodo não necessita de contrato

  27. Muito boa essas informação

  28. Painzinho e seus caminhos tocando o terror em amegakure.

    quem é o hanzo da salamandra perto deles kkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: