Killer Bee e o seu Enka

Bom, pra começar o post de hoje, vou Wikipeidar um pouco do que é o Enka. Pra quem não se lembra, Enka é o que o Killer Bee tá doido pra aprender a cantar mas é ruim o bastante pra não chegar nem perto. u_u

Wikipeidando:

Enka é um estilo de música japonesa que é uma mistura de sons tradicionais japoneses com melodias ocidentais, principalmente de influência americana. Porém foi criada entre a Era Meiji e Era Taisho, como uma forma de música de protesto.

O termo Enka (actuar + canção) se formou originalmente na era Meiji, e começou como uma forma de expressão de desacordo político (eram discursos em forma de música para fazê-los mais atraentes) porém sua forma mudou rapidamente. Foi o primeiro estilo à sintetizar as melodias japonesas com as harmonias ocidentais para criar um novo estilo musical.

O Que é o Enka

O gênero musical conhecido como Enka, apareceu como o conhecemos no início do século XX, na era considerada por muitos o auge da música japonesa contemporânea (visto que suas raízes provavelmente podem ser remontadas atrás da Coréia e outras partes asiáticos, onde gêneros similares todavía existem até os dias de hoje por conta própria).

Sem confundir-se com a música folclórica tradicional japonesa, que remonta desde muito antes, o Enka é basicamente canção de balada, que combina a música moderna ocidental com um sabor claramente japonês. O Enka se originou na Era Meiji japonesa durante o início do século XIX como uma forma de ativismo político. Em 1874, o primeiro partido político do Japão foi formado, mas para os líderes deste partido não era permitido falar em público, então eles começaram a escrever canções e mandavam cantores sairem pelas ruas espalhando suas mensagens.

O Enka já não é mais usado como instrumento para o ativismo político, mas esta etapa se crê que foi o começo da sua forma lírica. Os caracteres que formam a palabra “Enka” literalmente significam “canção interpretada”. O Estilo lírico do gênero crê-se que desarrola desde o Waka, uma forma tradicional de poesía japonesa e canção tradicional. O Enka tem os mesmos rasgos poéticos que este outro género.

No Japão, o Enka se tornou realmente um estilo musical de sucesso, nos anos de 1950 com o cantor Hachiro Kasuga. O Enka pode ser denominado como música popular japonesa, que pode estar presente em músicas de séries de TV, de filmes, de novelas japonesas, etc.

Até os anos de 1990, tinha grande participação no programa anual de final de ano Kouhaku Utagassen, em que os times branco(masculino) e vermelho(feminino) disputam para saber qual será o time vencedor do ano.

Suas letras contém palavras de melancolia, tendo como palavras principais: lágrimas, saquê (aguardente de arroz), lembranças, separação,etc…

Instrumentos

Os intrumentos mais comuns usados dentro do Enka são uma combinação entre instrumentos ocidentais com tradicionais japoneses. O Violão e instrumentos orquestrais em geral são o acompanhamento principal, visto de instrumentos tradicionais japoneses como o shamisen, koto, e tambores de taiko são usados mas de forma mais moderada, aparecendo em momentos chave para proporcionar um toque típico

O Enka se divide em dois grandes sub-grupos: Yonanuki maior e o Yonanuki menor. O Yonanuki maior são as canções destinadas para os homems, com canções geralmente calidaz e tranquilizantes. O Yonanuki menor na diferentemente tende a ser mais emocional, dirigindo-se de maneira recorrente ao desespero, e é usado mais em canções para mulheres.

Agora que vocês conhecem um tantinho do conceito sobre o qual o Enka surgiu, evoluiu e persiste até hoje, mostro pra vocês as referências pra esse estilo musical exótico. Abaixo está o cara que é mencionado no texto por ter feito sucesso nos anos 50, Hachiro Kasuga.

KASUGA HACHIRO – HAGI NO HITO

Agora, o Enka aplicado ao teatro, como supõe que seja pelo significado da palavra, cantado por Otowa Shinobu. Achei esse muito impressionante! O_O

OTOWO SHINOBU

E agora, para quem desacredita que Killer Bee possa ser um excelente cantor de Enka, aí vai um cara que serviria de inspiração para ele!

Hoje esse cara se chama Jero, mas seu nome original era Jerome Charles White Jr. Ele nasceu na Pensilvânia, em Pitsburgo, em 4 de setembro de 1981. Sua avó por parte de mãe era Japonesa. O cara é naturalizado Japonês ok?! Então, mesmo tendo nascido nos EUA vocês têm que se dirigir à ele como Japa! xD Só falo isso porque acho meio engraçado olhar pra foto acima e falar com toda a convicção: “Esse cara é Japonês!” Bom, ele também virou cantor de Enka, e é dos estilos que estou mostrando o mais… hum… eclético… Oo De boa, eu achei realmente emocionante. Rsss

JERO – UMIYUKI

Bom, talvez se o Bee resolver soltar seu coração e seguir seus instintos ao invés de só se focar em um estilo talvez ele desenvolva algo fodassaralho e interessante desse jeito. xD

Anúncios

~ por Alan Flamer em 28/03/2010.

12 Respostas to “Killer Bee e o seu Enka”

  1. Aeeewww Gostei ^^ mais i Bee ta mais pra Rap mesmo.

  2. Tbm concordo com o cara acima, o bee ta mais pra rap… esse enka nao tem nada a ver com oq o bee faz 0.o

  3. Tava sem assunto pra post Alan? Não é por nada mas acho que essa maluquice do Bee não tem muita relevância pra história. Apesar disso ficou um bom post, bem explicativo, apesar de eu achar que não é o melhor local para postá-lo =X.

  4. Gostei muito do post! Já tinha ouvido falar de Enka por cima, mas nunca tive curiosidade bastante para pesquisar. E bom, é difícil tentar começar uma reflexão que a própria história sugere. As pessoas gostam do movimento, do desenvolvimento, da ação. Daí tem muita coisa boa que passa batido. Esse é o pulo do gato de Naruto. É prá público que não capta e prá público que capta.

  5. amei a musica do Jero

  6. Vai wikiPEIDAR?

    devia ser wikipedar………

    Fail…

  7. O Bee canta uma mistura de Rap e Enka, como dito no Manga.

  8. Já tinho ouvido falar desse Jero, mas não tinha lido sobre o estilo em si. Mtt legal o post e como usar Naruto pra mostrar um pouco mais da cultura japonesa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: