Naruto. Porque esse é o seu jeito ninja! #6

Estou reconstruindo mais uma vez um post que fiz há muito, muito tempo atrás. xD Para quem não viu os cinco primeiros, acessem:

♦ Naruto. Porque esse é o seu jeito ninja #1

Naruto. Porque esse é o seu jeito ninja #2

Naruto. Porque esse é o seu jeito ninja #3

Naruto. Porque esse é o seu jeito ninja #4

Naruto. Porque esse é o seu jeito ninja #5

Eu sempre gostei muito de personagens idealistas. Por exemplo, o maior motivo pra eu não achar o Super Man um personagem sem graça, era porque ele era um símbolo, representava um ou mais ideais, trazia um nível de perfeição em certos aspéctos. Com o passar do tempo se tornou mais difícil usar personagens assim em histórias, pois eles são vistos de forma incompleta, como se o seu idealismo representasse uma virtude não humana, o que transportava o personagem para uma esfera mística capaz de classificar uma história como mais infantil que a outra. Então, há hoje uma humanização crescente dos personagens.

Tanto vilões como mocinhos estão ficando mais humanos, então ao olharmos para um vilão nem sempre conseguimos ter ódio dele, a pena tomou esse lugar. E ao olhar para o mocinho, nem sempre temos esperanças, pois ele está tão passível de erro quanto qualquer humano normal, e pode mudar de ponto de vista, de opinião, falhar, ou perecer. Eu acho interessante essa abordagem sobre os personagens, mas ainda prefiro muito mais aquela abordagem mágica de antes. E gosto de ver essa abordagem nostálgica como algo real, possível, humano. Isso independe da lógica, pois está dentro dos limites da fé. Eu simplesmente acredito que nós humanos temos dentro de nós tanto um potencial para nos tornarmos extremamente malígnos como para nos tornarmos extremamente bondosos. Temos gigantesco potencial para expressar um grande amor e um grande ódio

E o que vejo em Naruto até o momento é um idealismo típico de Son Goku. O próximo capítulo pode torná-lo mais humano e usar o argumento do garoto que cresceu e amadureceu, ou pode mistifica-lo mais e usar o argumento de que aquele que acredita e que luta jamais muda! Eu prefiro acreditar na segunda opção. Enquanto ele carregar essa segunda atitude idealista, tratada pelos outros personagens como uma atitude infantil, ele ainda merecerá esse título do post.

Porque esse é o seu jeito ninja!

Eu acredito na capacidade de Naruto de atingir o que ninguém atingiu. De seguir sua intuição, sua coragem, seus objetivos, sua fé, até o fim. Acredito na capacidade que ele pode ter de superar cada vez mais seus mestres, seu pai, ou qualquer outro shinobi poderoso que tenha existido. E tudo isso não vinculado diretamente com o poder. Naruto pode estar hoje com um poder descomunal, se comparado com o que tinha nos outros posts com esse título, mas ainda assim a maior importância dele não está na habilidade como um ninja, mas no idealismo de seus sentimentos.

É essa capacidade de desbravamento que o faz mais diferente dos outros personagens. Ele não está sendo tolo ao simplesmente afirmar que ele consegue fazer tal coisa, para no final não conseguir. Ele somente diz que consegue fazer tal coisa por ser realmente capaz de conseguir, e se falhar na tentativa, tentará novamente, e repetirá o processo até acertar. Sua maior habilidade ninja sempre girou em torno da tentativa e erro, sem jamais deixar de tentar! Encontrar um caminho para escapar de um problema é outra virtude dele. Nos outros cinco posts eu mostrei como ele consegue se superar em batalha quando é tecnicamente inferior ao oponente, mas essa habilidade dele também demonstra como ele consegue superar os problemas da vida.

Mesmo sendo um jinchuuriki, tendo sofrido preconceito, sendo caçado, odiado, desacreditado, ignorado, abandonado, mesmo tendo perdido os pais, ainda assim ele está lá, humilde, mas acreditando em si mesmo, seguindo em frente e não interferindo negativamente na vida dos outros. E assim ele vem superando seus antecessores.

Kakashi

Naruto supera seu primeiro mestre em vários sentidos, e não vou citar o “poder” em nenhum deles. Kakashi começa sua história não dando muita importância para o trabalho em equipe. Custa-lhe a vida de um companheiro para ele começar a carregar essa cresça, e como eu cito na relação de mestre e discípulo, Naruto já carrega essa cresça desde seu primeiro teste. Eu acredito que mesmo naquele teste não havia um desejo de trabalhar sozinho preconceituoso por parte do Naruto (como era Kakashi à princípio). O que havia era um garoto tentando provar que ele era bom o bastante (como foi o caso de Obito). Ainda assim Naruto já provou ser capaz de proteger alguém importante pra ele, mais de uma vez. Fez mais do que o possível e até já fez pessoas voltarem do mundo dos mortos (indiretamente mas fez, a primeira vez por intermédio da vovó Chiyo, e a segunda vez por intermédio de Pain). E Kakashi falhou, ainda não se sabe como, com a Rin, e sabemos perfeitamente como, com Obito. Percebamos que a falha não é por causa de uma inferioridade técnica, não é por falta de habilidade, mas por uma inferioridade conceitual. Se Kakashi tivesse agido diferente desde o início com Obito talvez tivessem saído todos salvos, mas não o fez, e seu erro conceitual levou à morte de companheiros.

Minato – Yondaime

Todos dizem que ele sempre teve muito talento, e a trilha que ele criou para o sucesso foi sempre positiva. Mas é sua atitude que faz dele um herói. Sua personalidade, suas crenças, seu caráter, tudo isso nele é, ao meu ver, igual à Naruto. Mas até ele já passou por dificuldades terríveis. Ele sozinho não foi capaz de ensinar seu discípulo Kakashi a respeitar um companheiro de equipe. Ele passa a ser indiretamente culpado pela morte de Obito também. E ele também se viu acuado contra a parede, obrigado a se sacrificar e passar o bastão ao seu filho, dando-lhe alguma responsabilidade muito importante, mas perdendo a vida no final derradeiro. Eu não creio que Naruto perderá a vida, acredito que nisso ele também superará seu pai, e conseguirá mudar não apenas algumas pessoas, mas todo o sistema shinobi da história.

Como superar Jiraya e Itachi?

Aí o bicho pega. Jiraya não conseguiu salvar seu melhor amigo do caminho malígno, e ambos acabaram morrendo como inimigos. É baseado na história de Jiraya que eu não creio que Naruto vá repetir o erro. Para isso ele teria que fazer o que atualmente parece impossível, tirando o Sasuke do caminho malígno, mas como eu creio que Naruto representa uma esperança que só morrerá com o final do Mangá, acredito que em último caso ele consegue sim salvá-lo, redimí-lo de alguma forma, como, é que eu não sei. E Itachi é problema maior ainda. Ele também foi heróico, mas ele se viu em dado momento encurralado contra a parede. Teria que fazer uma escolha entre duas opções, ambas ruins, e ele simplesmente escolheu uma das ruins, a que parecia menos ruim.

Há um termo budista chamado “O caminho do meio”. Nós devemos nos manter centrados, equilibrados, entre a tentação do caminho negativo pelas vantagens que oferecem, e a do caminho positivo por parecer perfeito e inabalável. O caminho do meio é o caminho verdadeiro, aquele que pondera entre os dois extremos e consegue se manter seguindo sempre em frente, inabalável pelas influências de ambos. Esse é o caminho que eu acredito que Naruto trilha, um caminho do meio termo, do lado bom que dificilmente os outros enxergam. Enquanto para uns só há opções negativas, para Naruto haverá sempre uma saída. Esse tipo de visão do mundo faz com que os outros o julguem como infantil, mas nada é mais heróico do que quando ele prova que era verdade, que era possível e ele conseguiu. Itachi ao meu ver foi um herói, mas também foi uma vítima, também foi um tolo que por mais planos que tivesse feito se viu de frente com uma falha. E a única saída que ele tinha à essa falha parece que foi justamente o Naruto, aquele que caminha pelo caminho do meio. O que Itachi confiou à ele, nós não fazemos idéia ainda, mas creio que seja absolutamente importante.

Superando até mesmo o estranho Pain

Um trecho da história de Pain também tem muito a ver com Naruto. O grupo Yahiko, Nagato e Konan também era idealista, e acreditavam ser capazes de superar qualquer desafio, qualquer problema. Até se verem de frente com a mesma barreira intransponível que matou Yondaime, separou Jiraya de Orochimaru, fez com que Itachi matasse todo o clã e causou a falha de Kakashi em proteger os companheiros. Aquela barreira que somente acreditando de verdade poderia se ultrapassar. Por isso, Nagato teve que matar seu melhor amigo.

Visto isso, temos uma coletânea de erros que serviram de exemplo para Naruto tomar em sua vida, exemplos que ele pode conhecer ou desconhecer, mas que ainda assim são referências, conscientes ou inconscientes, de algo que não vai acontecer com ele. Já aconteceu com outros personagens, e eu não vejo Kishimoto como o tipo de escritor que acredita em um destino imutável. Vejo-o como alguém que tem fé e esperança também, e vem tentanto passar isso para nós até hoje. Por isso eu acredito que até mesmo o Pain, um estranho para o Naruto, um inimigo natural, mas com quem ele pôde se identificar muito, será superado por Naruto…

…porque este é seu jeito ninja! xD

Anúncios

~ por Alan Flamer em 02/03/2010.

17 Respostas to “Naruto. Porque esse é o seu jeito ninja! #6”

  1. Otimo post como sempre é incrivel como em cada post seu você consegue passar para nós os seus leitores um algo a mais que nos faz pensar não simplesmente na historia de Naruto, mas em nossa propria vida.
    Obrigado por isso.

  2. cara….estou sem palavras…TODOS os posts deste site são…I-N-C-R-I-V-E-I-S todos tem uma logica….você encherga um lado do mangá que eu não conseguia ver até ler um destes posts….e ajuda até a desvendar as atitudes impensaveis para mim……com um maior exemplo…Uchiha Sasuke….eu não faria diferente dele até um certo ponto….sim..abandonaria meus amigos……minha familia….e supostamente”quebraria” meus laços com todos…em busca de poder…POREM não faria o que ele está fazendo a uns mangás que ja estou me desapontando com sasuke….como sempre…….Uzumaki Naruto é sem comentarios….ele SEMPRE ACHA UMA SAIDA….se o mundo tivesse pessoas como ele concerteza seria um lugar melhor U_U

  3. Penso que o Naruto vai dar umas boas porradas no Sasuke nesse momento do mangá, mas, como você falou, ele é idealista e não irá matá-lo.

    Você falou sobre Orochimaru, aí me veio uma questão: ele ainda está por aí no corpo do Kabuto? Não lembro se apareceu alguma coisa sobre o destino deste enigmático personagem, mas, espero que , se ele ainda viver, o autor faça bom uso dessa personalidade…

  4. Aaaah, o Alan voltou a postar *—* nunca parou,mas agora .. com frequencia ! Eu leio o Memórias desde o post do Sentimento do Sasuke #1 , e ontem, quando a minha internet voltou e eu vi varios posts novos no Memorias, eu surtei . Desde o primeiro post qe eu vi, eu começei a ‘ver por trás do qe está atrás’ :B da historia. É muito mais do qe um garoto loiro e gritante qe tem um sonho impossivel. Caara, tem muito mais além disso. E o Memórias é onde eu vejo se alguem além de mim encherga a historia assim.
    Fora qe ,olhando os comentarios (e o censo,AISJ)eu sinto qe nao sou a unica garota qe eu conheço qe gosta de Naruto ! *–* Enfim, esses posts foram legais pra caramba . *)

  5. E com certeza, o Naruto vai dar um jeito nisso, se nao agora, logo mais . 😀

  6. Cara, poste tri o teu, tô começando a aprender contigo, analizar mais as coisas. Elri’ ;P
    Sabe, eu adoro a saga Shippuden, ele está mais amadurecido, tem mais ação e sangue (hahaha), mas não é só isso, parece que estamos tendo mais lições do que a anterior!

  7. post extremamente interessante como ja é habito z)
    espero que consigas mesmo realizar o teu livro e que nunca deixes de partilhar conosco os teus ideais x) Penso que és um optimo representante de nativo do Brasil, posso estar redondamente enganada quanto a ti, mas é graças a pessoas como tu e a ti em especial que estimo oa Brasileiros x)

  8. Eu sempre acreditei no naruto,por isso continuo assistindo,e se Itachi acreditou no naruto quem sou eu pra nao acredita RARrrrrrrr

  9. ADOREI ESSE SEU POST!! *———*
    Maravilhoso!
    Mas é verdade. Naruto tem esse dom. Ele tem a alma de uma criança, apesar de ter amadurecido o suficiente. Ele não vence com a lógica e sim com seus instintos e emoções.

  10. Sim, e soh com esse post vc jah descobriu a resposta para uma das perguntas dos fãs: pq o nome do anime/mangá não é sasuke??
    xD

  11. Muito fera o Capitulo 485….
    Naruto realmente não vai desistir de Sasuke, pra mim fico muito óbvio q nem um dos dois tentaram se matar, pois Naruto estava bem descansado e podia usar o modo sennin e o Rasenshuriken, já o Sasuke sabia muito bem q não ia matar Naruto com um simples chidori, se não deu certo na primeira vez pq iria dar certo agora!!!
    Pra mim está claro q Sasuke vai acabar voltando ao lado do Naruto, pois a cada capitulo q passa ele se lembra cada vez de quem ele realmente é!!! Acho q a “herança” q Itachi deixou para Naruto vai ser a chave de tudo!!!
    Como o Alan mesmo disse Sasuke está com um grande desejo de morte. Ele até diz para Naruto q o único jeito é q ele morra e talvez ele saiba q talvez o único q seja capaz de fazer isso seja o própio Naruto, não só por ser até mais forte q Sasuke,mas tambem por ser o único q entenda o q ele sente……..
    Espero ansioso pra ver o q realmente aconteceu, acredito q Sasuke saia ferido pois Karin diz nesse capitulo q curou ele mas não o suficiente. Acho q isso será decisivo para o desenrolar da história, Sasuke verá q Sozinho ele não será ninguem e q Naruto cresceu principalmente por ter em mente q o poder cresce ainda mais quando a busca por ele tem como objetivo a proteção dakeles q se encontram ao Nosso redor….
    Xau Abraços e até o tão esperado capítulo 486: Chidori x Rasengan

  12. eu não vejo a capacidade extrema para o mal ou para o bem algo que humanos possam fazer.
    humanos falham, humanos tentam aprender com esses erros ou oltam a repeti-los, humanos evoluem em suas decisões e atos e seja para o bem ou para o mal eles possuem limites.
    voce apontou o super homem como um bom personagem mas do meu ponto de vista ele é completamete errado, ninguem pode ser tão bom, prestativo, solidario e livre de sentimentos negativos possuindo tanto poder, o personagem mais humano que existe no universo dos quadrinhos é o homem aranha que apesar de ser autruista ainda é capaz de odiar seus inimigos, é capaz de tomar uma decisão de vida ou morte e falha de vez em quando.
    mas sua analise sobre naruto pra mim está correta, naruto possui pontos fracos e fortes e pra mim isso o torna humano, nunca desistir pode ser uma boa ideologia mas há um limite entre ideologia e realidade, saber escolher um dos dois é o que definirá o quanto naruto segue esse caminho do meio.

  13. muito bom o post, como sempre um texto q mostra a história potr um novo ângulo
    mas só pra vc melhorar cada vez mais
    erro de protuguês
    na parte kakashi vc quis dizer crença mas escreveu cresça

  14. muito bom este post. nunca achei o naruto infatil, muito pelo contrario. para mim é uma referencia mesmo lol. eu também dizia k keria ser muito alguma coisa, mas mal via um obstaculo desistia logo, ao contrario dele. por isso é que é a minha personagem preferida.

  15. So tem um problema no idealismo do Nsruto, e o problema e que por causa do seu idealismo ela não ira fazer o Sasuke sofre e nem matara. Eu não acho que ele deveria matar o Sasuke mas deveria pelomenos fazer esse Emo sofrer bastante

  16. Sei que o Naruto não matará o Sasuke,mas espero que ele encha de porrada o Emo,dai depois de deixar ele moído o Naruto leva ele pra vila.Afinal,seria muito sem graça se não houvesse uma luta entre os dois.
    Parabéns Alan,todos os seus posts são incríveis,falam direitinho sobre os personagens.

  17. tamires virei seu fa alem de bonita curti naruto uau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: