O sentimento de Sasuke… 2

o-sentimento-de-sasuke.jpg

À muito, muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante… eu escrevi um post… Rsss Esse post sempre foi, e é até hoje, e ainda creio que será por muito mais tempo, o post mais lido desse blog, com mais de 41 mil visitas. Ele perde apenas para as visitas à Home page. xD Era o post “O sentimento de Sasuke…” MAS, agora, depois desse tempo todo, visto as mudanças que o personagem sofreu, resolvi fazer outra análise deste que ainda é meu personagem favorito, apesar do lado malígno…Quero deixar claro aqui também que eu sempre tive e sempre terei plena convicção de que o que eu disse naquele post é a pura verdade, pois retrata o que Sasuke sentia antes da despedida de Konoha. À partir daquele momento, depois de agradescer à Sakura e experimentar o poder do selo amaldiçoado, sua visão rumou para outra direção. Mas agora a situação está mais diferente do que jamais estivera. Mostrarei à vocês um ângulo de visão que não creio que alguém já tenha olhado para o Sasuke atualmente. xD Estão todos, assim como eu à princípio, condenando as atitudes tolas e impensadas dele, mas eu percebi uma patologia psicológica que está fazendo com que ele aja assim. Primeiro consideremos os problemas pelos quais ele passou:

A vingança – Marco de um fim e de um começo

Há um motivo para jamais desejarmos a vingança como um objetivo de vida. E esse motivo vai além do que qualquer valor ético de certo e errado que possamos ter. Se uma pessoa cria a vingança como um objetivo de vida ela pode alcançar somente duas coisas em sua vida.

A primeira é levar o tipo de vida do Justiceiro, personagem da Marvel.  (Aliás, cabe aqui uma observação. O Justiceiro tem esse nome mas eu não entendo porque, se ele é um Vingador. Da mesma forma, na Marvel, temos a equipe de defensores da Terra, formada pelos principais heróis como Capitão América, Thor ou Homem de Ferro. Mas essa equipe tem o nome de Vingadores, embora eles não tenham nada de vingadores, apenas de justiceiros. u_u Malditos roteiristas que não nomeiam direito. u_u) O Justiceiro prometeu um tipo de vingança que é tão difícil de se conquistar que beira o impossível. Uma pessoa só por mais ruim e fodão que seja não consegue eliminar sozinha todos os criminosos do mundo. Então o Justiceiro está fadado a viver o resto de sua vida procurando realizar uma vingança que nunca terá fim. Ele perecerá tentando.

A segunda coisa, que é mais possível acontecer, é conseguir se vingar. Mas depois da vingança, não haverá mais horizonte para o qual olhar, não haverá um futuro para onde seguir. Sem um objetivo, sem um plano de vida, uma pessoa só pode entrar em uma crise existencial. Todos nós dependemos da sensação de que “estamos nesse mundo para fazer alguma coisa”, para cumprir algo, para realizar algo. Se concluirmos o que temos a realizar, não haverá mais para onde ir, perdemos nosso objetivo. Por isso é que a melhor forma de morrer é aquela em que temos tempo de olhar para trás e dizer para nós mesmos que fizemos tudo que queríamos/podíamos fazer. Somente na hora da morte é que é realmente gostoso sentir que o que se realizou em vida foi o suficiente, e então podemos partir em paz, completamente desapegados à tudo.

O primeiro erro de Sasuke foi manter sua vingança como ponto central em sua visão, de maneira a embaçar tudo que estava à sua volta. Quando ele conquistou seu objetivo, não havia mais nada tão importante pra ele, e sua mente, seu corpo, sua alma, necessitaram de um objetivo ao qual seguir, e havia alguém ao lado dele pronto a lhe dar esse objetivo.

Amor de verdade nunca se corta, nunca se transforma, apenas se guarda

Eu muitas vezes já falei o que é um amor de verdade. É muito comum ver esse tipo de amor sincero e verdadeiro se desenrolando dentro de uma família. Muitas vezes um filho pode ser o pior criminoso, mas a mãe continuará a amá-lo. Esse amor verdadeiro do qual eu falo é o menos egoísta de todos, aquele em que se pensa sempre na pessoa amada antes, e depois em si mesmo. Não é um amor cego e burro, é um amor consciente e puro. Para ver mais sobre o que eu falo, vejam esse post da Hinata.

Visto isso, digo e afirmo, é esse tipo de amor sincero que Sasuke sempre teve por seu irmão e seu clã. Um amor puro e verdadeiro, admiração, orgulho, preocupação. O que mais feriu Sasuke foi quando o que mais lhe era importante na vida entrou em conflito. O amor pelos pais e pelo clã foi levado quando seu irmão assassinou todos. E o amor que tinha pelo irmão se amarrou com o que tinha pelos pais e pelo clã, formando um nó no coração dele, de forma que ele esgasgasse de angústia. Afinal de contas, no que acreditar? Quem seguir? Quem amar e quem odiar? Se Sasuke amasse só o clã talvez conseguisse, algum dia, perdoar o maldito assassino de todos, e seguiria em frente, como Kakashi assim o queria. Se amasse só Itachi ele teria se acostumado com a idéia do que aconteceu e seguiria em frente ou seguiria Itachi atrás da Akatsuki. Mas não, por amar ambos formou-se esse nó, que jamais pôde ser desatado, e ficou estrangulando os sentimentos de Sasuke desde cedo.

Cortar laços? Jamais, ele nunca conseguiu e nunca conseguirá. Cada pedaço do largo quebra cabeça que forma as redes de entes queridos dele foi se juntando no vórtex que girava em torno do primeiro nó, e ele conseguia agir como se deixasse tudo para trás, mas jamais deixando de fato. Ficou guardado, sendo ignorado pelo próprio Sasuke, pois se não o ignorasse morreria sufocado por ele. Quando o nó se desfez?

Quando Sasuke descobriu que Itachi não era malvado. Imediatamente o nó confuso e há muito atado que estrangulava-lo se soltou, e ele sentiu a imediata dor e compaixão por ambas as partes que ele amava. Continuou sentindo-se triste por ter tido o clã assassinado, continuou furioso pelo que aconteceu e continuou buscando culpados, mas agora não podia culpar Itachi, pois sabia que este sofreu da mesma forma. Passou por provações terríveis, fez escolhas terríveis, e no final pereceu. Todo sentimento de tristeza de Sasuke ainda pôde ser amplificado por um outro sentimento…

Arrependimento

Ele acontece naquele específico momento em que olhamos para trás e percebemos que tudo, ou muito do que fizemos, foi errado. Essa fase foi a mais conflituosa à Sasuke. Se observarmos hoje, todas as ações dele apontam para o fato dele colocar a culpa da morte de Sasuke no Danzou, nos conselheiros, em Konoha, e até mesmo nos ex-gennins. E ele faz isso, ao meu ver, por um único motivo:

Sasuke ainda não está preparado para aceitar que ELE é o culpado pela morte do irmão. Todos os seres humanos têm uma mania que não me agrada muito. Gostamos de pôr a culpa das coisas ruins que nos acontecem aos outros. Tempestades, problemas climáticos, problemas políticos, todo tipo de problema é sempre culpa de algo externo, nunca nossa. É mais fácil assim, para todos nós. Mas a primeira etapa para se superar um problema, ou ao menos superar o incômodo que se sente com esse problema, é perceber que tudo é culpa nossa! Não há uma injustiça verdadeira, tudo que nos acontece é por culpa do que fizemos, fazemos ou faremos um dia.

Se Sasuke não está preparado para aceitar isso, ele procura culpar outra pessoa, e Madara deu à ele pessoas o suficiente para culpar. Uma das coisas que eu mais quero que Naruto diga à Sasuke com clareza é “Você é quem matou Itachi!”.

Desespero

Você luta por seus objetivos, dá tudo de si, soa e sangra, sacrifica, corre, salta, se agarra à tudo, e ainda assim no momento derradeiro você percebe que não vai conseguir se segurar e vai cair.

Para Sasuke, não há em quem confiar. Ele precisa concluir seu objetivo para não ser tomado pelo sentimento de culpa. Enquanto ele estiver caçando os outros culpados pela morte de Itachi ele não precisará encarar o papel que ele mesmo desempenhou nela. Assim, mesmo que tiver que colocar pessoas importantes à sua frente para servir de escudo, ele o fará, pois tudo é melhor que encarar essa culpa. Assim ele sacrifica o Taka.

Mas não basta isso. Madara é a única pessoa que parece concordar com o que Sasuke faz, e ainda assim ele é obviamente suspeito. Sasuke, claro, sabe disso. Não dá pra confiar em Madara, não dá pra segui-lo, não dá para ter nele uma referência, um ponto para descanso. Só se pode tê-lo como um meio, uma ferramenta para cumprir seus objetivos, e Sasuke sabe o quanto é perigoso agir assim, já que Madara é, até o momento, invulnerável.  Sendo assim, ele é outro ponto em que Sasuke não consegue se apoiar.

A chegada de Sakura foi-lhe uma surpresa. Se ela quisesse mesmo seguí-lo e ajudá-lo como ela dizia, seria de grande ajuda à ele, mas seria tolo demais se confiasse totalmente nela, e isso salvou sua vida, pois ele percebeu que ela queria matá-lo. O que sentir quando uma pessoa que jurava te amar resolve te matar? “Ela não vê o que eu vejo” — “Não me entende” — “Nunca, jamais, voltará a acreditar no meu jeito ninja” — “Ela me traiu!”. Tanta coisa misturada ao mesmo tempo, mas a sensação de ser traído por alguém que jurava lealdade e amor só podia piorar as coisas nessa hora.

Como se não bastasse, Sasuke começa a se ver cercado pelas três pessoas que mais lhe foram importantes na vida depois da morte do seu clã, e todas elas desejavam pará-lo! Mas não, ele não queria parar! Teria que aceitar a culpa por seus crimes, não conseguiria concluir seu novo objetivo e jamais conseguiria lidar com a morte do seu irmão por suas mãos! Por isso ele resolve usar, desde o começo, o máximo de suas habilidades, o máximo de chakra que tinha, todo o poder do sharingan, de uma vez só, para acabar com tudo antes que fosse tarde demais. Ele não podia deixar que o prendessem. E tudo isso leva o Sasuke à uma única coisa, que eu venho notando à certo tempo já.

Desejo de morte

Sasuke está tomado por um desejo de morte. E não é necessariamente um desejo de tirar a vida dos outros, mas um desejo de perder a própria. Frio e calculista, inteligênte, um gênio nas artes ninja, ele jamais poderia subestimar tanto o alto escalão de Konoha. Porque então, depois de tantas batalhas sucessivas, e sabendo que seu mangekyou ficaria cego com o tempo, Sasuke continuaria tão confiante à ponto de continuar? Ele deve saber, com toda certeza, que não dá para vencer todas as lutas ao sacrificar seus aliados, e se enfraquecer tanto. E também deve saber que ao conseguir a sua tão esperada vingança ele não vai se sentir satisfeito. Ao final, terá que encarar tudo de mal que fizera, tudo que amou e destruiu, e por fim, a morte de Itachi. Por isso acredito que ele deseja, lá no fundo, pôr um fim à sua própria vida, talvez antes de concluir o seu objetivo, morrendo lutando, ou mesmo ao concluir.

Finalizando

Eu tenho uma única esperança. Naruto ainda me é um personagem idealista. Alguém capaz de mudar o coração dos outros. Não sei bem o que ele pode fazer, mas acredito que conseguirá plantar algo no coração do Uchiha que será capaz de transformar algumas das coisas que hoje estão confusas nele. Como ele faria isso eu não sei, mas sei que ele pode.

No final das contas, ainda acho que Sasuke terminará sozinho e cego, mas não necessariamente morto. xD

Anúncios

~ por Alan Flamer em 28/02/2010.

148 Respostas to “O sentimento de Sasuke… 2”

  1. Haha’ eu li cada coisa.. enfim, na minha opinião não teria sentido os dois morrerem no final .
    Porque se isso acontecesse qual seria o sentido de tudo ? Porque os pais do Sasuke se sacrificaram ? Porque o Itachi se sacrificou pelo irmão ? Porque a grande luta do naruto pra salvar o amigo ? Pra que tanto sofrimento da Sakura ? ‘-‘
    Para os amantes de História sabemos que, precisamos entender o passado para compreender nosso futuro.. é oque acontece no anime ;D
    Se o sasuke esta ruim assim, tem um porque.. Podemos notar isso claramente no tempo em que ele era pequeno, quando os pais ainda eram vivos, ele era uma criança expressiva, falava muito, e amava brincar . Ele ficou arrogante e fechado depois da tragedia que aconteceu com o seu clã e sua família.
    O Naruto se ele corre atrás do sasuke tem um porque, ele mesmo disse que o Sasuke foi a primeira pessoa que o reconheceu como gente, ou seja que o notou. Ele foi um dos seus primeiros laços, um amigo .
    E a Sakura, ficou mais do que notável que ela ama o sasuke incondicionalmente.. anos se passaram e ela ainda não o esqueceu .
    Eu não sou daquelas que defende a ideia de Sasuke x Sakura ._. Mas.. tenhos meus motivos pra acreditar que isso irá ocorrer, e aqui estão um deles :
    1-) no ep 06 do classico Sasuke Sasuke defende a Haruno.
    2-) no ep 28 do classico Sasuke enfinca uma kunai na perna e Salva a Sakura. ( ele podia muito bem ter saído e deixado ela morrer, mais não, ele a salvou)
    3-) ep 33 do classico Sasuke desperta com o selo da maldição, e simplesmente para por Sakura, ele regride a marca por Sakura.
    4-) ep 39 do classico Sasuke tenta regredir a marca da maldição, e adivinha a primeira pessoa que ele pensa? SAKURA.
    5-) ep 76 do classico Sakura entra na frente de Sasuke para protegelo contra Gaara.
    6-) ep 109 do classico Sasuke mesmo estando com pressa para e ouve Sakura se declarar . Se ele não ligasse pra ela, ele nem teria ouvido ‘-‘
    Afinal ele é bem arrogante ele poderia ter deixado ela lá falando sozinha, ele parou ouviu a declaração, depois que ela terminou ele continuou andando. Ele só a desmaiou depois de falar um incrível obrigado.
    No sentido ( que eu entendi ) ” obrigado por tudo, por me amar, por se preocupar comigo ‘
    7-) Ep 212 shippuden : Sasuke pergunta pra Sakura: O que você esta fazendo aqui? Ele pergunta a sakura, não manda ela cair fora, o uchiha demonstra educação.
    Sasuke manda Sakura provar para ele que ela não estava mentindo então ele pede a ela que mate a karin. Engraçado isso porque, no classico ep 109 durante a declaração de Sakura ela diz que mataria por Sasuke, ué ele se lembrou disso ? ;D
    Sasuke diz : Sakura você é uma ninja médica certo ? Você pode substitui-la,vai servir perfeitamente. ( substituir a karin )
    O uchiha em nenhum momento de sua vida disse “perfeitamente” ou seja ela seria essencial para sua organização, e muita coisa numa frase só.
    Dai ele percebe que ela não iria conseguir matar a Karin, afinal sakura é inocente e boa. Ele parte pra cima dela e Kakashi a salva, depois quando ela tem a oportunidade de ataca-lo ela não consegue dai vem um flash back de todas os momentos que ela passou com ele, e por fim ela não consegue mata-lo . < ou seja ela ainda o ama .
    Enfim, ele ta meio louco por causa da vingança. É muito pressão pra uma pessoa só, ele passou a infancia inteira querendo matar o irmão porque acreditava que ele havia matado a sua familia e o clã em busca de mais poder, mais não .. depois ele descobre que não era nada disso, que ele só estava seguindo uma ordem, e estava tentando o proteger.
    Pra mim o kishimoto é muito esperto, ele sabe mascarar muito bem os sentimentos dos personagens. Sasuke tem que viver pra restituir o clã uchiha, e o Naruto tem que viver pra se tornar hokage, afinal todos acreditaram dele, Minato,kakashi,tsunade,Sakura < com muito custo shauhauas, jiraya enfim .. até o pain "nagato" parou para ouvir naruto, e no final deu tudo certo ^^
    Eu acredito em um final feliz na história, e não vejo o sasuke cego e sozinho, cego não porque tem a Sakura é uma ninja médica, e inteligente do jeito que ela é,vai ver uma forma de ajuda-lo, e sozinho também não porque Sakura o ama.
    O Naruto sozinho também não vai ficar, se ele fosse ficar sozinho porque o kishimoto ia montar uma cena de Hinata demonstrando seu amor por Naruto ? Ou porque kishimoto ia dar tanta enfase nas cenas passadas entre Sakura e Sasuke durante o shippuden ?
    Haha' quero deixar bem claro que esse é o MEU ponto de vista, então respeite ^^.
    Ham, acho que já falei demais shauhsauhaushausa' enfim.. eu acredito que tudo acontecera assim xD

  2. nosaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Sasuke fica com Sekura. Algo óbvio e conveniente. Casal perfeito. Enquanto Sasuke gosta de bater, Sekura gosta de apanhar. Ora, desde que saiu “50 tons de cinza”, é muito claro que a mulherada gosta de um prazer banhado em grossas pancadas.

    Tem a questão lesbiana ligado à androgenia do fraquíssimo personagem. A feminilidade de Sasuke respalda a tese de que as meninas gostam mesmo de outras meninas. Se não fosse pela homoafetividade do antagonista mirim, o publico consumidor feminino ficaria satisfeito. Nada é perfeito. Esse é preço de apaixonar-se por pessoas portadoras de uma beleza feminina. Beijar-se no espelho talvez seja o melhor remédio. Pelo menos, haverá um beijo.

    O autor é um gênio. Consegue unir o público hétero e homo em um só. Este único por incentivar discussões sobre possíveis relacionamentos entre o protagonista e o bofe de Orochimaru.

    Hinata, por outro lado, é a par criada perfeitamente ao protagonista. Artificialmente criada para cobrir todos os estereótipos de uma boa esposa e os requisitos de uma passiva e obediente mulher idealizada pelo público hétero masculino.

    Quanto ao público consumidor homo, parece que existe uma unanimidade. Todos se identificam, não coincidentemente, com Sasuke. Claro que falo da homossexualidade masculina. O autor, em nenhum momento, criou circunstâncias que possibilitassem dubiedade nos relacionamentos entre duas mulheres.

    Eu, particularmente, entendo que Naruto deveria ficar com Sekura. Penso assim, não porque ere merecesse, mas porque seria mais coerente com o contexto de todo enredo. Se terminasse assim, todavia, o autor perderia dinheiro com o público hétero feminino. Neste caso, o autor é esperto o suficiente para fazer pesquisa de opinião. Desta forma, sabe qual o final mais lucrativo.

    Dica ao autor: chute o balde do capitalismo e salve o enredo; mate empalado Sasuke (que não passa de alter ego de Naruto); e deixa que Sekura cometa harakiri pela perda de sua alma-gêmia feminina. Este é o final perfeito.

    Tenho dito.

  4. Kkkk naruto com sakura nada a ver ela ama o sasuke

  5. Sakura deve ficar com Sasuke. Naruto é o protagonista e merece algo melhor. Deixe o casal sado junto. Apenas o público gay vai chorar.

  6. esse sasuke é gay n tem como ele termina com alguem,nao da pra imagina ele com sakura ou karin,msm coisa é a hinata,o naruto nunca vai se sentir a vontade com ela,so consigo imagina naruto e sakura que supostamente gosta de sasuke( mais nao pode ver o naruto com otra garota que tem ciumes ainda mais quando se trata da hinata wtf?? )fdp do autor cria o casal da historia (naruto e sakura) mais faze esses quadrado para conquista o publico feminino ja que é um shounen.

  7. so completando,na minha umilde opiniao ja que sobro só o sasuke,kishimoto vai elimina o clã uchiha inteiro..um clã que se destruiu por amar de mais (eles msm)..vai sobra só um oq que adianta melhor acabar com essa revolta emo de uma vez, que pelo cap atuais do manga(660) oro ta tramando algo junto com sasuke e o resto da turma lá por isso sasuke volta pra konaha ou pega alguem é bem improvavel talvez a karim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: