A relação de Mestre e Discípulo

Gente, eu não tinha percebido ainda o quanto eu erro em portuga ein! xD Mas é normal, estou escrevendo esses posts de forma muito rápida, e despercebidamente esses erros passam mesmo. Às vezes é um dedo apertando uma tecla que não pode, outras vezes é o dedo que devia apertar essa tecla escorregando e SLIP! pegando noutra tecla e eu nem percebo. xD Bom, visto que no mangá teremos uma luta especial, resolvi falar um pouquinho dessa ligação especial mencionada no título.

Taí um assunto que para a maioria de nós pode parecer banal, mas para os japoneses é de uma importância mor! Sensei pode ser traduzido literalmente como mestre, líder ou professor — este último na maioria dos casos — mas seu significado além da palavra vai muito mais longe. Há uma profunda ligação do mestre para um discípulo que se assemelharia à ligação de um pai para um filho.

Discípulo

Vê no mestre o papel de um superior, à princípio. Ele é mais habilidoso que você, é mais inteligente, é mais vivido, repleto de experiência, de histórias, de lições. Por conta disso, o mestre é um modelo à ser seguido. Tamanha é a honra de possuir um mestre, que um discípulo procura ser merecedor dos seus ensinos. E todo mundo possui um mestre, todos somos discípulos de alguém. Esse conceito vai até muito longe. Nossos pais são nossos mestres, nossos ídolos, toda e qualquer pessoa em que nos baseamos, e respeitamos, e seguimos. Portanto, para um discípulo, um mestre se torna parte de si mesmo, um pedaço daquilo que o forma. Ninguém é completo sem ter absorvido características de outro ser.

Mestre

Já para o mestre a ligação é um pouco diferente, mas ainda importante. O mestre precisa transmitir as suas características, suas palavras, seu jeito de ser, em poucas palavras, seu legado. Como eu disse antes, é quase a mesma ligação de um pai e um filho. O mestre vê em todos os seus discípulos os pedaços de si mesmo que ele doou, pequenos fragmentos de um grande espelho que se fragmentou e foi dividido entre eles. O discípulo é a sua passagem do bastão.

Passagem do Bastão

A passagem do bastão… vejamos… Vamos supor que vocês acreditam que todos estamos aqui para cumprir com um objetivo. Todos temos uma missão em nossa vida! Mas temos um tempo curto de vida… infelizmente… Quando passamos o bastão, transmitimos todo nosso legado, toda nossa missão, tudo aquilo que fomos e que queríamos ser, tudo que fizemos, deixamos e queríamos fazer, cada característica nossa, é passada para o nosso “aprendiz” quando passamos o bastão. E o aprendiz o carrega com orgulho, felicidade, honra, prazer, etc. Isso, porque o aprendiz está herdando a vida de seu mestre!

Sasuke Vs. Kakashi

Chegamos num ponto demasiado importante para a história de Naruto. xD Sasuke teve muitos mestres em sua vida. O Kakashi mesmo foi o terceiro. Primeiro teve Itachi, em quem ele mais se baseou. Depois foi seu pai, à quem ele seguiu por pouco tempo. Em terceiro veio Kakashi. Em quarto, Orochimaru. E agora, mesmo sem perceber, Sasuke segue Madara como mestre. A mistura entre os legados demasiados diferentes, conflitantes, junto aos sentimentos destrutivos do rapaz, o tornaram essa criatura confusa que é hoje.

Naruto, por outro lado, teve quatro mestres. Iruka, que foi muito mais que um professor para ele, seguido de Kakashi, então Jiraya e, por último, Fukasaku. Todos eles ensinaram cuidadosamente virtudes que o Naruto carregará por toda vida. Ele não tem o legado de apenas um dele, mas um conjunto de um monte de características boas que se juntaram à ele de todos os seus mestres. Posso arriscar que ele trás consigo também parte do legado de seu pai, transmitido à ele pelas histórias de heroísmo que o povo de Konoha conta, e pela própria memória de Minato que estava presa em sua mente. E Naruto carrega com honra cada fragmento.

Já Sasuke há muito vem eliminando suas ligações com esse mundo. Acredito que seus sentimentos estejam levando ele conscientemente à um desejo constante de morte, após a vingança. Quanto mais fundo ele desce mais desejo de vingança ele tem, pois mais ele desperta para a realidade de que seu clã nunca mais poderá ser reconstituído. Sasuke não quer carregar um legado, quer seguir o que ele chama de “próprio caminho”, cumprir seu objetivo, e ver o seu fim após isso. A batalha contra Kakashi pode ser tão importante quanto o que eu disse, pois Sasuke pode ou não conseguir matar ele. Em ambos os casos, tanto ele quanto Kakashi, quanto Naruto ficarão muito abalados.

A maior lição que Kakashi já deu em Naruto e continuará fixa pra sempre em seu coração é o valor da amizade, do companheirismo. E Naruto tem comprovado isso em suas experiências de vida. Ou seja, se Sasuke matar Kakashi isso pode dividir muito os sentimentos já confusos de Naruto, pois seu coração vai dizer duas coisas. Uma, que jamais deve abandonar um amigo, de forma alguma. Duas, que esse tal “amigo” matou a pessoa que lhe ensinou isso. u_u

E isso será importante para Sasuke, pois Kakashi é um dos laços mais fortes que ainda o ligariam à Konoha. Acho que a Sakura ficaria empatada com Kakashi, ou um pouco superior ou um pouco inferior. Mas isso é o que eu acho. O mais provável mesmo é que Kakashi seja mais importante para ele. E em primeiro lugar há o Naruto, por quem ele vem demonstrado frieza, mas ainda trás a ligação mais arraigada de todas. xD

Enfim, é esperar pra ver. u_u To curioso. u_u

~ por Alan Flamer em 20/02/2010.

19 Respostas to “A relação de Mestre e Discípulo”

  1. Acho q Sasuke não vai matar Kakashi, como vc disse la em cima, o mestre é aquele q tem mas experiencia, e acho q isso vai contar mto.

  2. Acho que essa batalha vai ser de certa forma muito decisiva.
    Em pensar que quando finalmente o Kakashi encontrou o Sasuke depois de tanto tempo, logo de cara, já será uma batalha de ‘vida ou morte’.

    Há muitas hipóteses para essa batalha, além do Naruto estar se aproximando, o Sasuke está acabado, afinal, acabou de finalizar a batalha com o Danzou.

    Eu não imaginava que o Sasuke chegasse a tal nível de obsessão por vingança. Ele dizia ter dois desejos, quem eram matar o irmão, e reconstruir o clã. Após saber a verdade sobre Itachi, a vingança o dominou completamente, o que me leva a acreditar também que provavelmente após cumprir seus objetivos ele planejaria morrer.

    Eu não desejo esse fim para o Sasuke, tenho esperanças de que de alguma forma o Naruto conseguirá reverter essa situação.
    Se ele realmente ter o misterioso poder de mudar as pessoas, ele conseguirá.

    O que realmente nos deixa curiosos e ansiosos é a forma como Kishimoto desenvolverá isso.

    Enfim, é esperar pra ver.²

  3. bom, eu ainda mantenho a minha opinião de qe o sasuke vai ser o maior vilão da história. acho qe essa luta contra o Kakashi seja interrompida pelo Madara, mas qe sirva pra restaura um pouco do qe foi corrompido do coração do Sasuke.

  4. Ja tá na hora de ter uma explicação pro Sasuke estar agindo dessa forma, pois acredito q ninguem muda tanto seus ideais em tão poko tempo por tão poko motivo assim. Acredito q ele esta tentando jogar a culpa dele em cima de Konoha. Sim, é lógico q konoha tem certa culpa no massacre uchiha mas foi o própio clâ uchiha q teve sede de controle sobre a vila, e foi um ninja do própio clâ q destruiu toda sua linhagem com a intenção de conter esse desejo de poder, porém com a situação do Sasuke parece q não deu muito certo. Espero muito por esta luta e espero ainda mais q Naruto chegue a tempo para polpar a vida de Sasuke (já q na ultima luta em q lutaram de igual para igual foi Sasuke quem polpou a vida de seu amigo. Tomara q Sasuke veja q Naruto se tornou mais forte q elesem buscar por meios onde há o sacrificio de si própio. Assim talvez ele pense um poko se essa vingança realmente vale a pena!!!
    Como disse espero ansiosamente não só por este capitulo, mas tambem por ese momento q pra mim vai determinar se Sasuke realmente tem volta ou não!!!

  5. Não consigo imaginar o Naruto lutando com o Sasuke agora. Até porque se não me engano, na última entrevista com Kishimoto ele disse que se realmente fosse ter uma luta entre Sasuke e Naruto, esta seria ‘guardada’ para o final.

    Anceio muito por essa luta, e creio que 98% dos que acompanham também.
    Não vejo a hora de saber o que realmente vai acontecer com o Sasuke.

  6. Acho q a única salvação para o sasuke se ele matar o kakashi vai ser morrer salvando um dos amigos

  7. Essa luta… Pra mim vai ser de muitas lembras e conversas, mas acredito que muita ação também.

    Pra mim, ou Sasuke mata o Kakashi, ou kakashi ganha, ou Madara se mete na luta e tira o Sasuke dela, ou o Naruto chega em algum momento e os dois lutam, ou quando ele chegar Madara vai tirar ele dela(como a Cintinha disse “Não consigo imaginar o Naruto lutando com o Sasuke agora. Até porque se não me engano, na última entrevista com Kishimoto ele disse que se realmente fosse ter uma luta entre Sasuke e Naruto, esta seria ‘guardada’ para o final.”

    Outra coisa, Kakashi sempre esta confiante de sua vitória, sempre calmo e sorridente, mas em uma luta como essa na qual ele enfrenta seu discípulo, acho que o estado mental da pessoa fica um pouco abalado mas ele não demonstra isso e esta como sempre, ou ele tem um truque na manga, ou ele simplesmente não tem com o que se preocupar, se ganha ou não essa luta

    Enfim, não sei mais o que pensar, acho que estou ficando louco e falando besteira, desculpa se eu disse alguma besteira. ^^

    Enfim, é esperar pra ver.³

  8. Bom eu acho que essa luta naum vai dar em ” nada’ , acho que ela vai servir apenas para que o Naruto perceba o que Sasuke se tornou e quem assim ele mude a sua percepção em relação a ele.E eu discordo que o Sasuke mudou de uma hora pra outra ele no momento em que ingressou na Aktsuki [ao meu modo de ver ] se tornou inconsequente e a medida que os fatos foram se desenvolvendo ele foi se tornando cada vez mais maligno… Naum acho que ele va ganhar de Kakashi afinal ele esteve lutando com ninjas de alto nivel ai seria apelação do KISHIMOTO se bem que o Sasuke é o preferido dele né …. Bom Sakura naum é traira gostei de ver !!! Quero ver só a reação do Naruto !

  9. nao acredito qe o Naruto vai desistir do Sasuke. tanto qe o próprio Itachi confio no Naruto, ele sabe qe o Naruto vai proteger as duas coisas pelas quais ele arrisco tudo, Sasuke e Konoha!

  10. nao acredito qe o Naruto vai desistir do Sasuke. tanto qe o próprio Itachi confio no Naruto, ele sabe qe o Naruto vai proteger as duas coisas pelas quais ele arrisco tudo, Sasuke e Konoha![2]

    +, acho que o Sasuke consegue sim matar o Kakashi, ele ta + forte do que quando matou o Itachi, e o Itachi ganhava do Kakashi
    ‘_’

  11. Realmente ñ nos resta outra opção a ñ ser ficar d cabelo em pé esperando continuação

  12. Apesar de o Naruto ter demonstrado desistência, após saber pelo próprio Madara que o Sasuke estava completamente envolto pela vingança, ele mostrou vontade de ao menos se encontrar com o Sasuke cara a cara, tipo “Eu tenho que confirmar com os meus próprios olhos”. E é claro que ele não vai até ele só para confirmar.

    Por isso espero que ele tome alguma decisão… E de alguma forma consiga concretizar um dos seus maiores objetivos. E se por algum motivo o Sasuke morrer, esse objetivo não será cumprido, até porque como citaram acima, ele ainda tem aquele suposto ‘poder’ que o Itachi deu, sem falar que ele tem certa responsabilidade pelo Sasuke, já que o próprio Itachi confiou nele, e agora que ele sabe a verdade sobre o Itachi, deve saber muito bem disso. Por isso não acredito que o Sasuke morra. Mas… Tudo é possível.

  13. Sasuke pretente fazer o mesmo que Itachi depois que cumprir seus objetivos é que lutará com Naruto eu tenho uma teria que vai explicar isso melhor num outro momento.

  14. Acabei de ver o 483 com certeza a luta será interrompida Sasuke está fraco não tem como vencer o Kakashi e o Kakashi não vai mata-lo porque acabaria com toda a graça do Manga 🙂

  15. Bem apos ter deixado Konoha juntamente com seus amigos e pessoas que ele realmente gostava ou gosta sei lá, apenas para se fingar de Itachi, foi um grande peso em sua conciencia, apesar dele não demostrar isso.
    Quando ele descrobrio a verdadeira historia de itachi apos ter o matado isso o abalou mais, tipo, ele ter deixado os amigos e as coisas que ele realmente amava para matar alguem que e consideravel um heroi, seu irmão mais velho.
    E isso o abalou bastante despertando uma especie de odio ainda maior por todos aqueles responssaveis pela morte de seu clã.

    Sakura por um lado e muito ingenua de achar que daria conta de deter sasuke sosinha u.ú, se caso … já que masashi falou que dois perssonagens principais iriam morrer espero que seja a sakura e shino…

    PFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF…DEPOIS QUE A HINATA QUASE MORREU NARUTO NEM OI VER SE ELA ESTAVA BEM T.T

  16. Pra mim o Kakashi foi a pessoa mais proxima de um pai que o Sasuke teve, e mata-lo seria consolidar sua ida ao lado negro da força, seria mais um laço que ele romperia. Acho dificil o Sasuke matar o Kakashi, depois da luta contra o Danzou ele não tem como ganhar de alguem do nivel do Kakashi e ainda mais ele tendo o Mangekyou. Possivelmente o Naruto interrompe.

  17. O post ta muito bom *.*
    E, tou mesmo anciosa para saber como isto termina…:D

  18. eu tb *.*

  19. veio sasuke nao e um traidor e ssim um vingador

Deixe um comentário

 
