Entendendo as Vantagens elementais

Bom, eu já falei dos cinco elementos de Naruto uma vez, mas não entrei nos detalhes que vou entrar aqui. Acontece que existem alguns fatores que podem ter influenciado muito Kishimoto na hora de elaborar as teorias em torno deles.

Como eu disse no post anterior, muita gente se prende às teorias de comportamento elementais de Pokemon pra julgar como deveria ser em Naruto. Afinal de contas, porque raio não tem vantagem sobre água? E a água, porque ela não tem vantagem sobre a pedra? Muitos desses conceitos foram mal elaborados em Pokemon, e nem todas as variáveis foram consideradas. Vejamos então um reapanhado do que se deve considerar:

-Raiton:

Porque tem vantagens contra Doton mas nenhuma contra Suiton?

Recentemente, em discussão com os Sopradores, em uma personagem que eu elaborei, eles me perguntaram como uma barreira de água pode isolar contra ataques de energia? A questão é essa, ela não isola. A água, quando salgada, é um condutor médio. Ela pode conduzir a eletricidade por toda sua área, espalha-la, ou seja, se você quiser fazer com que seu choque elétrico alcance toda uma área com vários inimigos, pode aplicá-lo na água, mas não espere que a água amplifique a potência do choque. Justamente por espalhar a corrente elétrica por toda sua área, a água diminui sua intensidade. Resumindo, se você está dentro da água e toma um choque forte o suficiente pra morrer, pode ter certeza que se levasse esse mesmo choque diretamente do fio você ia morrer, e queimar, de tão forte que seria. O problema de pessoas que morreram por choques dentro de banheiras é justamente porque o aparelho entrou em curto circuito ao cair na água, e se você tocasse no fio que passa pela tomada levaria um choque relativamente leve, não equivalente à um curto circuito. Mas se o choque levado fosse o de um curto circuito… Errr… Nada bom, não restaria um corpo para ser enterrado, mas um pedaço enorme de carne assada. u_u

Tá, mas porque então ele tem vantagens contra o Doton?

Assim como a água, mas em mais quantidade, a terra acumula carga elétrica muitas vezes oposta à das nuvens. É por essa diferença de cargas elétricas que os raios atravessam o céu. Mas ao contrário da água, a Terra não é um bom condutor elétrico, tão pouco térmico, em sua grande maioria. Um raio atingindo a terra em cheio vai concentrar sua eletricidade em um ponto, e aquecer esse ponto. É esse simples princípio que faz com que os raitons de Sasuke atravessem facilmente os Dotons.

-Fuuton:

Porque diabos o Fuuton tem vantagens contra o Raiton?

Essa é simples. xD Pouca gente sabe, mas o ar não é nem um pouco condutor. Ar é uma resistência. Quando vemos o raio atravessar o céu isso nos faz duvidar se o ar seria condutor ou não, mas a verdade é que todos os raios das núvens desceriam ao mesmo tempo, ao invés de acumular energia nela, se o ar fosse condutor. Imaginem que uma enorme aste de cobre seja levantada até as núvens, para captar o raio que sai delas até o solo. Esse raio teria muito mais força ao chegar no solo do que se tivesse que atravessar algumas centenas de metros de ar. Por não ser um bom condutor, as ondulações do ar podem atrapalhar a condução de qualquer raiton. este, por sua vez, já precisa se esforçar para vencer a resistência do ar normal, se o oponente tiver um fuuton atrapalhando o caminho então a resistência é ainda maior. Quanto ao fato de ele ter desvantagem contra o fogo, creio que ninguém é contra não? Mas além da resposta do mangá, tem algo que poderia ser considerado que faria com que o fuuton tivesse vantagens contra o fogo. O Fuuton não precisa ser usado só pra atiçar o fogo contra si mesmo. Se alguém como o Danzou, que usa fuuton para gerar vácuo, atacar o fogo, ele consegue dissipar as chamas, simplesmente porque o fogo não se mantém sem oxigênio. 😛

-Doton:

Porque ele pode ter vantagens contra a água?

Como eu mencionei no post anterior, usam muito o lema “Água mole em Pedra dura tanto bate até que fura”. Sim, a água contínua se chocando com força e em tempo duradouro contra uma rocha qualquer é capaz de transformá-la em pó, mas isso pode ser aplicado no geral? Nem sempre. A rocha não é usada para montar barragens? A terra não é usada para aterrar poços, alargar ou encurtar leitos de rios, etc. A terra em água não a transforma em lama? Tudo depende da dosagem, mas tem outras vantagens que a terra tem sobre a água. Apesar desse poderoso líquido ser capaz de destroçar rochas, ele não elimina por completo a terra. Muitos planetas secam sua água primeiro, e o que resta é a terra. Esse pó é incrivelmente resistente, capaz de viajar pelo espaço e cair em outros planetas, possibilitando espalhar certas formas de vida. Em um cenário enevoado como o criado por Zabuza, será que espalhar grãos de terra no ar não seria útil para localizar a presença do oponente? Tem outra propriedade à muito esquecida também. A terra desidratada absorve umidade, então é bem possível que a terra pudesse ser usada para absorver suitons, ou mesmo a névoa, para dentro de si.

-Considerações:

Creio que quanto ao resto não devam haver muitas dúvidas. Dá pra saber porque o Katon tem desvantagem contra água e vantagem contra o vento, por exemplo. Se houverem dúvidas à respeito dessas desvantagens e vantagens perguntem. Se eu não souber responder farei todo mu possível pra procurar uma explicação lógica. xD

Anúncios

~ por Alan Flamer em 18/02/2010.

11 Respostas to “Entendendo as Vantagens elementais”

  1. Hum interessante nunca tinha pensado por esses lados.
    Otimo post,esclareceu bastante 😀

  2. Essa do raiton me fez lembrar de quando você comparou o Lee com um relâmpago e o Gaara com um oceano.

    Do jeito que você coloca as coisas, parece até meio óbvio. Tinha parado pra pensar sobre uma ou outra dessas, mas nunca fui muito a fundo nisso.

    Post legal, como sempre. ^^

    • Uma coisa: Desculpa pela ignorância, Alan (e povo). -_-
      Mais uma coisa: Essa intervenção divina resolveu a situação que nem um raio superaquecendo a terra.(tudo pra não fugir do assunto)

  3. A questão do rao e a não condutividade do ar eh muito importante.Pra uma carga elétrica atravessar um cm de ar ela precisa ter 10.000 voltz. Agora imaginem um raio descendo das nuvens.Com a resistencia ele perde voltagem chegando a terra muito diminuido.

  4. Oi ah qnt tempo ^^

    Quanto ao assunto do topico. Na verdade a terra é boa condutora de eletricidade. Se não fosse condutora toda a energia do raio ia ficar concentrado em um ponto. Sendo condutora a energia se espalha, mas como é “muita terra” para carregar, não tem grandes efeitos. Mas se notar que uma pessoa pode morrer por estar perto de onde o raio acertou, notamos que realmente é condutor pois a carga chega até a pessoa.

    A água é uma explicação bem mais quimica. Ela só conduz eletricidade se tiver ions dissolvidos, que deixa os eletrons livres e facilita a passagem de corrente, água pura ou com compostos mais unidos não conduzem.

    • se fosse assim como vc diz jaime qual carga eletrica q caísse na terra por causa de um trovao eletrocutaria todas as pessoas de um vilarejo próximo

    • A terra só é boa condutora em alguns casos, mas precisa ser trabalhada para isso. O local onde são aterrados os para raios geralmente tem boa condução á partir de certa quantidade de metros de profundidade. Por isso eu citai lá em cima que é “geralmente”. Quando não o tem, o ponto onde um raio atinge super aquece, devido à essa resistência dela. xD

  5. Nunca tinha pensado dessa maneira,realmente acho que nos prendemos muito ao pokemon !!!

  6. Nossa… Ótimo post! o_o
    Certas coisas q vc citou, eu nunca tinha parado pra pensar.
    Gostei. ^-^

  7. mt bom ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: