Morte… Revés necessário para o crescimento…

morte-reves-necessario

Uma das características que tornou a saga shippuuden mais madura do que a saga clássica de Naruto é a quantidade de mortes. Muitos reclamaram e ainda reclamam disso,  pensam que Kishimoto faz isso por simples diversão ou por estar de saco cheio de tais personagens…

Pensemos, o que seríamos de nós hoje não fosse a morte dos nossos antepassados? Seríamos ofuscados por seu brilho, se eles vivessem até hoje, imortalizados, pois teríamos gênios que se desenvolveriam ainda mais que nós, seriam melhores que nós em tudo, jamais dando uma única chance da nossa geração assumir. Tá certo, fui radical afirmando isso, mas há uma ponta de verdade no que eu digo aqui.

As mortes no mundo de Naruto não vieram à toa, todas possuem propósitos importantes, e é por isso que eu as respeito, as analiso e às vezes até gosto de algumas mortes terem acontecido pelo bem do decorrer da história.

Longe de mim criticar outros animês ou mangás, afinal de contas o que é meu favorito, em primeiro lugar, sempre foi e sempre será Cavaleiros do Zodíaco, e ficando em segundo lugar está Dragon Ball. ^^ Surpresa pra vocês, que vêem que Naruto está em quarto lugar, depois de Evangélion. 😄

Acontece que, pelo menos em Dragon Ball há exemplos de como a importância da morte acaba, com o tempo, sendo esquecida. Se cada personagem principal que morre pode ser revivido pelas esferas do Dragão, você já não sentirá mais a falta que ele vai fazer se ele morrer. Em Dragon Ball, morrer é como estar ferido apenas. Claro que isso se dá porque o level do desenho está em outro patamar completamente diferente. Mas ainda assim sente-se isso. O mesmo acontece em One Piece. Se ninguém morre, você passa a perder o medo que alguém morra, e a dramatização do momento acaba se perdendo em partes.

Um desenho que possibilite a morte dos personagens acaba trazendo mais carisma à eles. Cada ação deles, cada atitude, cada quadro em que aparecem, cada cena em que dão as caras, acaba sendo muito mais preciosos do que os seus respectivos em desenhos que não possibilitem a morte. Quem não está, nesse momento do mangá, temendo a morte de Kakashi? O público se divide, entre os que acreditam que ele morreu, e os que acreditam que esteja vivo. Se fosse essa uma história onde ele poderia voltar da morte sem problemas, ou uma onde ninguém nunca morreu, não daríamos a menor importância para o sacrifício que ele cometeu!

Em Mangás adultos, coisa como Gantz, por exemplo, a morte é um tema frequente na história. Morte é algo real, que deve ser encarada como tal, e está presente o tempo todo, podendo ocorrer em qualquer momento em uma dada história. Mas nas mesmas histórias adultas, as mortes nem sempre têm um propósito. Alguém morreu num assalto, num estupro, ou simplesmente estava no lugar errado na hora errada. Não houve nenhum tipo de honra, não houve nenhum efeito colateral positivo nessa morte, ou seja, não houve propósito na morte desses personagens.

O propósito em Naruto

Todos que morrem em Naruto possuem um propósito como tal. A primeira morte com propósito foi a do Haku. Ele era vilão, portanto, não deram tanta importância como para com os personagens do shippuuden. Mas ele morreu para mudar o coração de um outro vilão, ou seja, mostrando que no mundo de Naruto nem todo vilão é 100% malígno e pode ser mudado. Mas a primeira morte que foi sentida mesmo foi a de Sandaime. O terceiro Hokage lutou com todas as forças até o final, não só contra um dos seus melhores pupilos, mas contra seus dois mestres, o primeiro e o segundo Hokages. E ainda assim conseguiu manter uma batalha equilibrada com eles, e morreu honradamente selando não só o espírito deles, para que nunca mais pudessem ser invocados da forma como foram, como também selando os braços de Orochimaru, impedindo-o de usar jutsus… Podemos afirmar que se não fosse por Sandaime, Sasuke jamais escaparia de Orochimaru. Além disso, a morte de Sandaime carregou consigo várias mensagens sobre o espírito do fogo, a filosofia que nós iríamos presenciar frequentemente daí em diante.

Muitos já reclamaram da morte de Kimimaru também, dizendo que foi inútil. Vale dizer que em Naruto existe um número enorme de pessoas fãs dos vilões, e esperam a mesma taxa de sucesso dos mesmos com relação aos mocinhos, simplesmente ridículo. Uma história em que os vilões tenham vantagens mil sobre os mocinhos pode ser interessante se produzida, fugindo dos padrões usados atualmente, mas desejar que isso aconteça na história que você está acompanhando, e ficar nervoso quando não acontece é, no mínimo, ridículo. ^^ Kimimaru morreu porque era um vilão, que daria sua vida para atingir seus objetivos. Não fosse por sua morte, Gaara e Rock Lee morreriam, porque Kimimaru era extremamente poderoso, e nós simplesmente perderíamos um dos ítens mais importantes da saga shippuuden, que é um Jinchuuriki… Sua morte também não foi sem sentido. Ele morreu justamente porque sua kekkei Genkai era muito avançada e, ao adquirir uma doença, foi impossível para o Kabuto curar essa doença, justamente porque a estrutura biológica de Kimimaru era muito diferente.

Mas é na saga shippuuden que algumas mortes realmente surpreendentes acontecem. Asuma é o primeiro, dentre os importantes. Embora tenham dito muito que ele foi mal aproveitado até o fim, o fato é que o personagem Asuma não estava na história para ser o ninja fodão, mas sim para transformar o ninja preguiçoso Shikamaru em um ninja fodão. A morte de Asuma trouxe o amadurecimento de todo o seu time, principalmente de Shikamaru. Aquele que um dia foi o preguiçoso que não dava a mínima pra maioria das coisas que aconteciam e fugia do máximo de problemas possível, agora se vê um jovem responsável pela vida dos outros, assume o papel de “pai adotivo” do filho de seu mestre e é o mais novo a carregar o espírito de fogo dentre os antigos gennins…

Temos a morte de Orochimaru, que era para ser executada por Sasuke em primeiro lugar, mas acaba sendo executada por Itachi mais tarde. Orochimaru foi um grande vilão, mas todos os shinobis que ele enfrentou, junto aos seus próprios jutsus, causaram sérias limitações à ele. Para dar ainda mais sentido à morte de Sandaime, o fato dele ter selado os braços de Orochimaru foi realmente sério, e o vilão cobra não  atinge todo o poder que poderia atingir se estivesse com os braços livres. Seu kinjutsu o obriga a ficar trocando de corpo, e a constante caça atrás dele atrapalha a simples idéia de que ele possa ficar mais forte, deixando que outros ninjas da nova geração o superem. Além disso, a Akatsuki demonstrou um poder e um ideal tão grandes, que ofuscaram o poder de Orochimaru. A morte do vilão também teve grande significado, para o lado dos mocinhos claro. Quando ele morre, significa que todo o mal que a que ele fez Sasuke aderir durante três anos foi expurgado definitivamente. É uma boa razão também…

Então, pouco tempo depois, veio a morte mais sentida. Jiraya. Não sei, sinceramente, como ainda imaginaram que ele poderia sair vivo da batalha em que entrou. Estava lutando sozinho contra o líder da Akatsuki. Na época mal sabíamos que o poder dele poderia ser o suficiente para acabar com Konoha como ele fez, mas ainda assim, por ele já ser taxado de Deus, deveriam imaginar o nível supremo de seu poder. E a morte de Jiraya foi, de todas, a mais significativa. Com sua morte, ele mandou informações vitais sobre o Pain para Konoha. Informações essas sem as quais Naruto não teria conseguido enfrentar Pain, e provavelmente muitos shinobis de Konoha teríam morrido… E não foi só isso. A morte dele foi tão importante que foi capaz de fazer de Naruto, o garoto sem tanto potencial, sem tanta habilidade, treinar o senjutsu dos sapos, e superar, com isso, Kakashi, Jiraya e até Minato. Não mordo a língua quando afirmo, Naruto superou todos eles. Foi a morte mais honrada que nós vimos acontecer na história de Naruto, e por isso eu a vejo como necessária…

Quanto à Kakashi… Bem não sabemos se ele morreu mesmo, mas acredito eu que ele se encontra no limbo entre a vida e a morte. O que aconteceu com ele também é fundamental. Um ninja do nível de Kakashi não poderia ficar de fora de uma luta entre o Naruto e o Pain, e a única forma de afastá-lo mesmo é deixando-o em um estado como o que ele se encontra. Mas não teria sido esse o único motivo para Kakashi ter sido posto entre a vida e a morte. Vimos que antes de partir definitivamente ele parou para conversar com seu pai. É muito provável que agora Kakashi aposente sua máscara, e que tenha apresentada uma explicação para o despertar do seu Mangekyou Sharingan… Mas esse último parágrafo é pura cogitação… 😄

E HINATA NÃO PODE TER MORRIDO!

Anúncios

~ por Alan Flamer em 02/03/2009.

31 Respostas to “Morte… Revés necessário para o crescimento…”

  1. Acho até impossível Hinata morrer,pois ela ainda não alcançou o sonho de ter a força reconhecida pelo Naruto e acredito que ela ainda vai ter um papel importante na historia quando se trata da parte sentimental do Naruto.

  2. Jiraya e Kakashi morreram Jiraya é certo q morreu e kakashi está provavelmente morto pq ele podia ter sobrevivido se ele ñ tivesse usado a sua ultima gota de chakra no Mangekyou Sharingan …….
    e Hinata tem só uma saida para sobreviver que é alguma ninja médica ir lá onde Hinata tá e curar ela no local onde o Pein perfurou a Hinata então digamos que Hinata ñ vai morrer….
    naruto também pode morrer pq liberou á sexta cauda da kyubi pq quando ele liberou á quarta ele quase morreu se a Sakura ñ fosse salvar ele ele já estria morto….

  3. Hinata ñ pode morrer, pq ela ainda ñ conseguiu o qquer, como foi dito assima, e Naruto ñ pode morrer, pq ñ realizou seu sonho de ser um Hokage, pelomenso agora é reconhecido, amsi ainda né é Hokage.
    Quanto a Kakashi ñ sei bem se ele esta vivo.
    Mais Hinata tem q tar viva, e ñ mostra ele depois de ser perfurada, só mostra o treco la do Pain cheio de sangue, isso só prova q ela esta feriada.

  4. Grande post. Mais uma vez afirmo q torço pela sobrevivência d Hinata, pq tenho certeza q todos q leram “Sempre há uma esperança” já devem ter sacado q se ela sobreviver é uma chance a mais para NaruHina.

  5. Concordo plenamente q as mortes em Naruto trouxeram grande evolução à nova geração. E torço, MUUUUUUUUITO pra Hinata naum morrer i.i ela eah meu ídolo \o/\o/

  6. Hinata e Naruto podem estar na mão de Sakura para sobreviverem pq a hinata prescisa de ajudo por causo do ferido q o pein fez nela e naruto vai presisar depois que ele voltar a sua forma normal pq ele está transformado na kyubi

  7. morte

    tai um assunto de importancia
    todos tem um propósito mas pq o
    naruto ainda quer ser Hokage se
    ele ja protege a vila e é reconhecido
    se ele se tornar Hokage

    Só vai ser lenbrado pq foi Hokage e não
    pq teve essas grandes aventuras
    grandes homems fora esquecidos como
    Nidaime e Shodaime eles só são lenbrados por
    nós aqui nesses posts Hinata morre todos no
    Anime esquecem só temos nós viciados em
    jogos e Animes
    essa é grande causa
    uma hora a gente tambem esquece

    foi até bom discutir isso continue assim

  8. Ótimo post! xD
    Você tem toda a razão, se a morte não existisse então não daríamos valor às pessoas, pois saberíamos que elas sempre estariam ali, então, o valor de cada um seria reduzido significativamente! u.u
    É engraçado como um personagem secundário, quando você lê um spoiler que ele vai morrer, eu, por exemplo, pensava “Ah, ele nem aparece direito mesmo…” Mas aí o Kishimoto ia lá e fazia você sofrer com a morte da pessoa… Quando ele está morrendo que você vê que era um personagem legal mesmo! O Asuma por exemplo, eu não achei que ficaria tão triste com a morte dele… Ele mal aparecia, mas aí foi só ele morrer pra seu verdadeiro valor vir à tona… É por isso que eu adoro esse anime, porque o Kishimoto põe emoção, honra e uma lição de moral em cada morte… Como se dissesse para valorizar as pessoas antes delas estarem à beira da morte…
    Mas, se a Hinata morresse ela não teria um motivo para morrer… Então por isso eu acho que ela tá viva! Ela tem que estar viva! \o/

  9. Post mais ke realista! adorei memo! falou de 4 dos meus animes favoritos( tirando Gantz, ke ainda ñ vi). cavaleiros morrem pra caramba ¬¬ . é alan, pra mim naruto tbm ñ ta no 1º, pra mim 1º é yu yu ^^ . na parte de quantidade de mortes eu tbm acho ke se ñ houver mortes, fica meio previsivel … seria horrivel se kakashi morresse. ninguem disse ke ele ou a hinata morreram, mas sobre a hinata aconteceu esse grande escandalo só por causa de ela ter sido gravemente ferida. eu odeio chorar de tristeza, sem ofensas mas eu ia achar feio( pelo menos minha dignidade) pois paraceria menina chorando pq ñ consegue o cara da vida dela. eu sei ke é normal a gente chorar por entes queridos! mas seria vergonhoso chorar por gente ke nunca existiu de verdade. eu confesso ke ja chorei um pouco por causa da entrevista do kishi falando ke iria morrer um monte de gente, ke logo me veio na cabeça a hinata, mas só chorei pq ouvi uma musica do naruto ke lembra ela… tbm quase me saiu uma lagrima enquanto lia esta post. apesar de one piece ñ morrer nenhuma pessoa na historia no presente( alan ,vc ja ta bem longe no one piece? é pq aí vem um spoiler enorme do desenho!), [spoiler: os personagens perdem alguem importante, fazendo a cena ser a mais emocionate do anime e a maior ke eu já chorei de verdade em animes], eu sei ke falo muito, mas é portante(eu acho). será ke se sasuke morresse teria mais escandalo ke esse agora? se a hinata sobreviver , aí sim eu terei prazer em chorar,pois seria de felicidade. eu ñ to nem aí c/ ela vai ficar, é ke nem se fosse filha(vc ñ tem vontade de saber c/ kem sua filha ker ficar, mesmo sabendo ke o cara vai ser gente boa). então só dela sobreviver vai ser o suficiente… e o povo: ” ah, ela tem ke viver pra dar naruhina @.@!!!!!!” isso não é respeitoso pra Hinata!
    então se o naruto morresse então falariam ” assim num vai dar naruhina” ? o ke importa é a vida! e eu to inventando uma musica, pelo menos letra, para essa ação ke nossa hinata fez… ^^

  10. se o kakashi morrer e a hinata, então o naruto vai chorar a morte do mestre dele depois da morte da hinata, isso ficaria estranho, então eu acho ke o kakashi ta salvo. na entrevista masashi diz ke personagens importantes vão morrer ou ficar MUITO FERIDOS, tomara ke ele nos kiz dar só um susto…

  11. lembrei algo ke ia falar. naruto pra no começo era o anime ke iria começar ver, mas aí vi a hinata gostando do naruto entao achei ótimo. aí depois ke fui vendo o resto falei assim: naruto é melhor! mas então tive minhas esperaças despedaçadas e achei naruto o pior… de repente me sosseguei e ñ me importei mas c/ romances, aí então vi essa historia se mostrando muito criativa e pra mim naruto faltava 3 pontos pra ser perfeito. aí entao hinata aparece no campo de batalha e acontece, se ela morrer então naruto ficará faltando 4 pontos pra vencer o pódio, pra sempre…

  12. ótimo post, como vc disse eu ate gosto de laguns viloes quem nao gosta, de ver eles darem um pau nos mocinhos, mas logico, só ate o mocinho criar raiva e destruir o vilao, viloes fodas sao legais mas torcer p eles vencerem eh idiotice, o mangá trata do mocinho ou seja o bem tem q vencer. Qnto as mortes nao poderia ter dito melhor, se fiquei triste com jiraya morot logico q sim, mas feliz por ele ter morrido com honra e ajudado com isso naruto a crescer, isso sim eh ser uma lenda!!

  13. Eu acho que Naruto se transformou em raposa de 6 caldas por nada,porque quando ele acabar com Nagato Hinata vai acordar

  14. é isso ai hinata nao morreu!!!! mas vc deveria mencionar a morte de itachi, que por principio foi por vingança, mas depois fora desvendados os reais proprósitos!!!

  15. Também acho que você deveria incluir a morte do Itachi, esse foi um personagem importante para a história e para a vida de Sasuke.

    O problema do Kakashi-kun, é se ele morrer a morte dele será uma piada de mal gosto.

    Olha ele morreu protegendo o Chouji que nada adiantou e nada fez!

    A morte dele será em vão, uma grande decepção se o Kishimoto matar um dos melhores personagens principais de formal tão banal e absurda, sendo que o secundário Jiraya teve uma morte honrosa.

  16. ah, o itachi era visto como vilão e todos sabiam ke ele iria morrer, ainda por cima, só soubemos suas intenções depois de sua morte. então quando vimos a verdade sobre ele nós ja tinhamos “comemorado” sua ida. pois tornou o sasuke tão amargo do jeito ke é…

  17. ixxi, eu acho ke o kakashi vai morrer mesmo, pois numa entrevista ke tem aki no blog kisho fala ke alguem do grupo do naruto morre.

  18. Belo post. Concordo com você quando diz que as mortes são necessárias, tristes porém necessárias. Entretanto, senti falta de algo que você não tratou: no começo da saga Shippuuden, a morte de Chiyo. Ela deu a vida para reviver Gaara.
    Pode não ter uma repercussão muito grande para a continuação da série, entretanto foi uma morte como as outras citadas. Além disso, a velha kunoichi foi de extrema importância para a derrota de Sasori (leia: sem ela sasori mataria Sakura ou quem o enfrentasse, uma vez que apenas sua avô possuía conhecimentos sobre suas habilidades e seus movimentos).
    Bem, é apenas minha opinião.

    No geral, repito: bom post! =]

  19. A morte mais sentida pra mim foi do sandaime :X e do asuma e jiraiya D: tomara que a hinata não tenha morrido porquê ela tem forças ela n é ameba aleatória mas é forte :X Vamu lá hinata U.U

    • Toddy tás atrasado. Hinata está bem e de boa saude! podes ter a confirmação no cap 443 do manga. Ela passou um mau bocado, mas felizmente sobreviveu para contar a história.

  20. :O vlw ;x ainda bem q ela não morreu U.U agora quem tem que morrer pra mim é o zetsu ou o sasuke O.O o alface do zetsu tem q morrer porque ele só come os outros (sentido bom) e o sasuke aquele emo –‘ que fico na caverninha do oro e cato uma aids x.x só q a aids dele sumiu e ele tá com o olho de salsicha com manjericão dele tomara q ele morra ;D

  21. Para de zuar o sasuke

  22. Para de zuar o sasuke, todo mundo tá vivo ehhhhhhhhhhh
    sera que o sasuke vai ressucitar alguém também ou desta vez é o naruto que vai morrer e deixar o titulo para álguém ????????????
    será o fim ou apenas o começo?///////////////////

    sasuke ainda é criança, porque se o naruto já creceu então falta ele?????????????????????????????

  23. O.O aline tá avuando u.u ~o~ os dois já sao adolescentes de 16 anos mas se o sasuke ou o naruto fosse reviver alguem eu queria q fosse jiraiya/asuma ;X

    • Eu disse que o sasuke ainda era criança, porque ele mesmo pensa isto reveja o capitulo em que ele esta dialogando com o Madara, ele fala que irá destruir a aldeia mesmo que Madara considere isto coisa de crinaça que após descobrir a verdade não consegue amadurecer com isto, porque no fundo o que realamente o sasuke tem que fazer é porteger a aldeia como seu irmão fez, mas ele se recusa a fazer isto, porque sabe não ter amadurecido tão grande, ou seja a grande sabedoria de Naruto irá entrar em ação quando os dois duelarem, se bem que o Sasuke nunca da muito ouvido para o Naruto…
      Gente eu tenho certeza, que esta frase que o autro sempre deixa nos quadrinhos é com relação á isto!!!!!!!!!!

  24. A morte presente em Naruto aproxima mais esse mundo fictício do nosso mundo real, essa é só uma das coisas que tem, que faz ter esse ar, por isso e outras coisas faz ficar mais dramatizado e cativante, quem é que não derramou uma lágrima em algum momento de toda a estória? Impossível, só se tiver coração de pedra.

    A morte se faz importante nesse mundo, e sim, como o Alan disse, ela também faz a vida ser mais preciosa para nós, damos mais valor porque sabemos que podemos perder, assim é o ser humano.

    Muito bom post Alan o/

  25. Eu axo que toda a gente em algum momento seja no anime como no maga, deve ter chorado. Eu pelo menos chorei (a verdade é que não posso ver ninguem chorar, pois sempre que vejo choro também xD). Mas muito bom post mesmo (eu ainda não tinha lido este post) ^^

  26. muito bom o post alan

  27. chorei muito quando soube q o jiraya morreu
    ele era um dos meus personagens preferidos e concerteza será uma verdadeira lenda

  28. chorui muito com a morte dele

  29. com certeza isso é o me faz não gostar muito de dragon ball, os personagens morrem toda hora e ninguém se abala mais pois todo bonzinho q morre volta, mas em one piece morre gente sim, vc deve estar atrasado pois gente importante para o bando de luffy morreu

    em code geass mortes são constantes, mas não é um anime adulto, é um shonen como naruto, bleach ou one piece

    não vou nem falar da hinata e do kakashi pois esse post é antigo, mas agora não há duvidas q eles sobreviveram XD, mas pra mim nuncqa existiu essa bobeira de “aquele é o heroi e aquele é o vilão” em anime, death note é um exemplo perfeito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: