Level Up!

konoha-vs-akatsuki

O que 2 anos e meio de trabalho Shinobi pode fazer? Qual a grande diferença que se tem dois anos e meio de serviço shinobi prestado?

Level Up! Evolução. 😄

Basicamente, os mesmos shinobis não existem mais, ocupam cargos superiores, funções superiores, títulos superiores. Depois de dois anos e meio passados na história de Naruto, somente um shinobi continuou praticamente o mesmo, Shikamaru. Vamos entender o que aconteceu com cada um deles…

O que foi muito difícil de acontecer no exame Chuunin, aconteceu aos montes nos outros cinco exames chuunins que se passaram durante os dois anos e meio de Naruto fora de Konoha. Todos foram promovidos para um cargo além de Gennin.

Gaara: Era notável que, no seu time, ele era quem possuía maior potencial para se tornar poderoso. Seu poder era, talvez, quase maior que o de seu mestre, que não teve muita importância na história. Com a morte de seu pai, não existe ninguém na vila com potencial o suficiente para se tornar Kazekage à longo prazo. Podemos imaginar que Chiyo-ba pode ter sido cotada ao cargo de Kazekage, mas como podemos ver, no começo da saga Shippuuden, tanto ela como seu companheiro não davam a mínima para os problemas da vila, pois diziam que era a vez dos jovens de resolver eles. Gaara já possuía poder, e sabia-se que ele ganharia ainda mais poder, então a única coisa que lhe faltava era sabedoria lideradora, capaz de tomar decisões e organizar uma vila. A verdade é que Gaara aprende muito com sua derrota para Naruto. É bem provável que ele tenha pulado do level Gennin para o nível de Kazekage. Mas nota-se também que ele foi colocado no posto por questões de urgência da vila, afinal de contas, ele continua sem capacidade alguma para liderança no começo da saga Shippuuden. Prova disso é que ele assume o papel de defender a vila sozinho, sem considerar as capacidades de seus subordinados. Sua personalidade é a de um protetor, a de um herói, mas não a de um líder. Talvez ele tivesse que ter aprendido mais com a experiência…

Temari e Kankuro: Os irmãos do Kazekage. Diferentes de seu irmão, ambos já demonstravam ter excelentes habilidades desde o exame Chuunin. Vimos que eles já não tinham doze anos também, através dos Data Books. Temari tinha quinze anos e Kankuro tinha quatorze. É provável que eles não tivessem passado para o nível Chuunin ainda apenas por não ter participado dos exames. Ambos eram mais responsáveis e inteligentes que Gaara. Kankuro é um estrategista, procurando usar com sabedoria as combinações com suas marionetes, manipulava veneno, enganava, disfarçava, enfim, não agia por impulso e apenas com poder. Temari podia calcular muito bem os limites da sua habilidade, especular sobre as estratégias do oponente, calcular métodos de usar ataques diferentes a distâncias diferentes, era a mais responsável dos três, sempre lembrando-0s quais suas obrigações, suas missões, seus objetivos, o que não deveriam fazer, e o que deveriam fazer, quando e como. Basicamente, Temari já agia como uma Chuunin no grupo, mesmo enquanto Gennin. Nada mais natural que, em sua vila, ambos ganhassem o cargo de Jounin, uma vez que seu pai, extremamente exigente, já não era mais o Kazekage. Além disso, como Jounins, eles poderiam ser facilmente os guarda-costas do Kazekage, estariam mais próximos ao líder da vila. Foi completamente conveniente para eles. Como eu disse, provavelmente eles se tornaram Jounins antes de se tornarem Chuunins, afinal de contas, ambos já tinham as qualidades de Chuunin no exame que prestaram antes, e é óbvio que amadureceram no exame seguinte…

Shino: Taí alguém que deveria ter se tornado Chuunin no mesmo exame que Shikamaru. Ele não atingia apenas o requisito da força, mas da inteligência também. Não é difícil imaginar ele como líder do time 8. Shino não só é um estrategista, seu lema é não subestimar o inimigo. Isso indica que ele sabe analizar cada habilidade do oponente, e usa seus insetos só na hora certa, quando serão fatais. Em seu time, notava-se como eram organizados, sabendo quando se devia fazer uso do olfato de Kiba/Akamaru, da visão de Hinata ou dos insetos de Kiba. Claro que essas decisões eram tomadas pelo grupo, não pelas ordens e orientações de Shino (como acontecia no time 10 com Shikamaru), mas ainda assim, no time onde tem um impulsivo e uma tímida não é difícil de se imaginar o pensador Shino como um líder de esquadrão. Provavelmente ele só não tenha se tornado Jounin ainda por falta de poder.

Hinata e Kiba: Pra mim foi uma surpresa ver ambos se tornarem Chuunins, mas ainda há explicações para isso. Acontece que um Chuunin precisa ter noção de liderança, pois deve agir como o comandante de um esquadrão, onde possui responsabilidades sobre seus subordinados. É difícil imaginar que uma tímida como a Hinata, consiga lidar com subordinados, ou que um impulsivo como Kiba dê alguma chance de seus subordinados agirem, por isso eu me surpreendi com os dois. Mas pensando bem, não é tão estranho visto as mudanças de comportamento dos personagens no fim da saga clássica. Hinata havia, finalmente, superado seu sentimento de inferioridade perante seus companheiros. Ela havia desafiado Neji de peito aberto, e arriscado sua vida para tal. Sua atitude mostrou uma mudança de comportamento brutal, e acredito que só pelo fato de sua luta não ter sido assistida por alguém diferente dos senseis e do Hokage, ela não se tornou Chuunin no momento. Creio que bastou mais uma participação no exame Chuunin para que seu pai percebesse o quanto sua filha evoluiu, e ajudasse, diplomaticamente, a torná-la uma Chuunin, encorajando-a a ficar ainda mais forte. Já com Kiba, sua experiência tentando resgatar Sasuke deve ter sido mais que suficiente para ensiná-lo a controlar sua impulsividade algumas vezes. Provavelmente, sua sincronização com Akamaru tenha ajudado os analisadores a perceber que em um trabalho em equipe ele saberia muito bem qual sua posição, e o que deveria fazer perante suas habilidades e as de seus companheiros. Claro que o trabalho em equipe desenvolvido durante a busca por Sasuke deve ter sido muito importante para essa decisão.

Ino Shika Chou: Sabemos que por sua enorme inteligência Shikamaru se tornou Chuunin antes de todos. E sabemos, através da saga Shippuuden, que ele tem poder suficiente, e continua com inteligência suficiente, para assumir um cargo de Jounin. Então porque ele não assumiu? Porque um cargo assim significa que ele se tornaria, em breve, sensei de alguém, o que lhe daria mais responsabilidade que antes, coisa da qual ele foge. É muito provável que o próprio Shikamaru tenha sido responsável por não se tornar um jounin… Chouji também desenvolveu um excelente trabalho em equipe durante o resgate ao Sasuke, e a responsabilidade que acarreta tomar a decisão de tomar ou não as pílulas Akimichi. Esses fatore devem ter sido importantíssimos ao elevá-lo ao nível Chuunin, afinal de contas, poder ele já tinha. Ino, desde pequena, já demonstrava grande potencial como Kunoichi. Ela era mais inteligente que Sakura, e ensinava várias coisas para ela. O que mais atrapalhou Ino em se desenvolver, foi ter criado a sua rivalidade com Sakura. Provavelmente Ino seguiu Sakura quando a mesma se tornou Chuunin, mostrando, também, todas as habilidades que lhe são necessárias para desenvolver um bom papel no exame. Além disso, Ino também é uma ninja médica, o que garante que ela tenha muita inteligência e excelente controle de Chakra. Acredito que nenhuma ninja médica possa estar em nível Gennin, no momento em que se considere ninja médica…

Rock Lee: Eu quase diria que não faço a mínima idéia de como ele conseguiu. Claro que ele possui persistência para se tornar Chuunin. Claro que ele possui poder para se tornar um Chuunin. E não havia visto nenhuma habilidade sua em liderança de time… Até ver ele agindo no animê, no episódio onde eles têm que lutar contra seus clones. Sim, Rock Lee é quem empurra o time, dizendo que eles PRECISAM se superar mais uma vez, e vencer seus clones. Rock Lee, com toda certeza, com sua personalidade jovem contagiante, induz seu time inteiro à vitória, nem sempre pela estratégia, mas pela força de vontade. Sim, ele é um excelente líder, ao seu modo!

Ten Ten: Mas agora sim eu fui pego. Ten Ten possui poder. Não há dúvidas quanto à isso. Seu único nêmesis foi ter que enfrentar a Temari, que possuía um jutsu que era imune à todas as habilidades de Ten Ten. A garota não pôde mostrar muito de suas habilidades para nós, mas sabemos que ela quer se tornar uma Kunoichi tão respeitada e com tanto sucesso quanto Tsunade. Portanto, algumas características liderantes ela deve ter…

Neji: Ele é um gênio. Naruto já afirmou isso. Neji já afirmou isso. Kakashi, Hiashi, Hinata, todos já afirmaram isso. Não há muito o que duvidar. Ele possui, provavelmente, a herança verdadeira de todas as habilidades do clã Hyuuga. Tendo aprendido o Hakke Rokujyuuyonshou, e o Kaiten, duas técnicas de alto nível dos Hyuugas, sem que tenham ensinado elas pra ele, torna-o capaz de aprender qualquer técnica que tentem lhe ensinar dentro do seu clã. Como se não bastasse, ele também aprende muito durante o resgate ao Sasuke, ficando mais humilde, capaz de raciocinar mais antes de agir por conta própria. Seu Byakugan lhe permite analizar TUDO antes de tomar alguma decisão, o que inclui as habilidades dos seus próprios companheiros. O nível de poder que possuía durante o exame chuunin devia, por si só, ser suficiente para torná-lo Chuunin, não fosse pela atitude egoísta e vingativa que ele toma como postura durante o exame. Claro que depois que isso mudou não deve ter sido difícil se tornar um Chuunin. Além disso, vimos no final da saga clássica que Neji estava treinando com seu tio, Hiashi, ou seja, aprendendo todas as técnicas de seu clã. Isso deve ter concedido pra ele praticamente todo o poder do clã Hyuuga, o que foi definitivo para torná-lo um Jounin.

Sakura: Ela era inteligente, responsável, controladora, capaz de tomar decisões mais adultas, maduras, do que seus companheiros de equipe, possuía excelente controle de chakra, usou de tática para se manter viva enquanto lutava contra os três ninjas do som na floresta da morte, usou de estratégia para lutar contra Ino, muito embora Ino tenha usado sua própria estratégia também, que foi superior à de Sakura, mas, como todo pró tem seu contra, Sakura era TERRÍVEL quando se discute em nível de força. Em nível de habilidade ela era inferior à Ino, e somente sua persistência a manteve empatada com a loira. Agora, dê à Sakura a capacidade de manipular seu chakra para ficar mais forte, junto à maleabilidade para esquivar-se com maestria, e a habilidade de ninja médica… Não é muito difícil imaginar como ela se torna Chuunin dessa forma.

Mas não se preocupem. Como eu mostrei aqui, é possível que não se necessite estar num nível para ir para o superior, podendo pular algum nível caso seja justamente necessário. Naruto continua como Gennin, mas é questão de tempo até ele ser nomeado Jounin pelo seu poder e pela evolução notável que se vê em sua estratégia de combate. Usar o Kage Bunshin para adquirir experiência garantiu ao Naruto um grau bem alto de inteligência, comparado com o nível que ele possuía. E Sasuke também já se enconra em nível Jounin, basta imaginar se ele vai continuar como um ninja sem país, sem vila, pois se continuar assim cargos como Chuunin, Jounin, ANBU ou até Hokage não significarão nada… 😄

Anúncios

~ por Alan Flamer em 18/02/2009.

35 Respostas to “Level Up!”

  1. Pode-se passar de um nivel gennin para jounin, sem antes passar por chunin?

  2. Eu não sei, mas talvez seja possível no caso dele que chegou até ser cogitado de virar Hokage xD

  3. eu sou gostoso

  4. eu quero conta de level up

  5. Malz aew, vc errou, os insetos sao do shino, nao do kiba

    Shino: Taí alguém que deveria ter se tornado Chuunin no mesmo exame que Shikamaru. Ele não atingia apenas o requisito da força, mas da inteligência também. Não é difícil imaginar ele como líder do time 8. Shino não só é um estrategista, seu lema é não subestimar o inimigo. Isso indica que ele sabe analizar cada habilidade do oponente, e usa seus insetos só na hora certa, quando serão fatais. Em seu time, notava-se como eram organizados, sabendo quando se devia fazer uso do olfato de Kiba/Akamaru, da visão de Hinata ou dos insetos de SHINO. Claro que essas decisões eram tomadas pelo grupo, não pelas ordens e orientações de Shino (como acontecia no time 10 com Shikamaru), mas ainda assim, no time onde tem um impulsivo e uma tímida não é difícil de se imaginar o pensador Shino como um líder de esquadrão. Provavelmente ele só não tenha se tornado Jounin ainda por falta de poder.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: