Cinco Elementos

Print

Em primeiro lugar, esqueçam tudo que aprenderam em Pokémon! Esses pequenos monstrinhos fizeram uma lavagem cerebral nas pessoas, fazendo-nos acreditar irremediavelmente no que fora apresentado neles.  Em Naruto, muita coisa funciona de forma diferente…

Em Naruto existem cinco elementos. Os mesmos elementos que existem no mundo de Pokemón. As semelhanças acabam aí. Ao contrário de várias mitologias, Naruto e pokémon usam o elemento raio em conjunto com os outros quatro elementos. Os quatro elementos fundamentais da alquimia eram o Fogo, a Água, a Terra e o Vento. A dosagem desses elementos era responsável por criar qualquer outra coisa que conheçamos. Na mitologia chinesa, existiam cinco elementos, mas eram eles o Fogo, a Água, o Vento, a Madeira e o Metal.

elementos1

Acima estão os cinco elementos de Naruto. Fogo, Vento, Raio, Terra e Água. No mundo de Naruto todo shinobi tem afinidade com pelo menos um dos cinco elementos, desde que nasce. Ele pode vir a dominar essa afinidade, ou não, mas possui. Sasuke possuía, desde cedo, afinidade com o fogo, assim como todos os membros do clã Uchiha. Porém, com mais treino e dedicação, um shinobi pode desenvolver um segundo elemento. O mesmo Sasuke consegue dominar o elemento Raio também. Kakashi diz que entre os Jounins é muito comum que alguém domine pelo menos dois elementos, e que o máximo que ele pôde ver foi uma pessoa dominando três elementos. Ele mesmo, Kakashi, usa Doton para se esconder debaixo da Terra, Raiton para seu Raikiri e Suiton, que ele usou mais na luta contra Zabuza. Nos jogos, cuja oficialidade segue a linha do animê, e não do mangá, ele ainda consegue dominar o Katon e o Fuuton também, mas apenas nos jogos.

A maior diferença entre Naruto e Pokémon são as vantagens elementais. Cada elemento possui uma vantagem sobre o outro. Trata-se de uma vantagem relativa, não absoluta, mas ainda assim é uma vantagem. Essa vantagem muda muito em Naruto.

Fogo: Forte contra Vento e fraco contra Água. A água pode apagar o fogo, mas o vento só consegue aumentá-lo. A questão da fraqueza se aplica aqui. Se o fogo for MUITO grande, a água não consegue apagá-lo, e se o vento for muito forte, consegue apagar o fogo também. Trata-se de uma vantagem elementar apenas, não da garantia absoluta da vitória.

Vento: Forte contra Raio e Fraco contra Fogo. Basicamente, se você atirar vento em alguém que está soprando fogo em você, o fogo irá aumentar e te atingir. O Vento possui propriedades cortantes em Naruto. Muito diferente do raio, onde Kakashi faz uma manipulação de forma no chidori para que seus fios elétricos tenham a forma de lâminas, o vento já é uma lâmina por conta própria em Naruto, independente da manipulação de forma. E mesmo sendo uma lâmina, a tendência é agitar o fogo quando lançado contra ele. Já contra o raio a vantagem pode se dar por dois meios. Primeiro, o raio não consegue cortar o vento, ele precisa dele para percorrer o espaço. Por isso, sempre que um usuário do vento quer, ele pode agir contra o raio, pois o mesmo, ao saltar de um ponto à outro, precisa do meio Vento para se locomover.

Raio: É eletricidade pura, mas pode ter forma física em Naruto. Sua desvantagem com relação ao vento fora explicada, mas aqui vem algo muito curioso. Muito ao contrário de Pokémon, o raio possui vantagem contra Terra. Sim, aqui não tem aquele negócio de a terra ser isolante, e impedir a força do Raio. A verdade é que a terra não é tão isolante assim. Ela possui uma diferença de potencial, assim como as núvens, e, algumas vezes, pode ser dela que algum raio se origine, ao invés do céu. Tanto é verdade que é na terra que nós “aterramos” (duh) nossa rede elétrica, justamente porque, até certo ponto, ela é um ótimo condutor, e depois se torna isolante. Uma vez que a terra é mais um meio por onde a eletricidade pode cortar livremente, ela se torna fraca ao raio…

Terra: Água mole, Pedra dura, tanto bate até que fura? Esqueçam o dito popular, afinal de contas ele é brasileiro mesmo. Água era tida como superior à terra, em Pokémon, mas aqui ela é inferior. E não temos motivos para duvidar o porque. A terra absorve a água, tornando-a inútil para jutsus. Como se não bastasse, contra pedras, seria necessária uma quantidade enorme de água para começar a desgastá-las. Em uma luta, a paciência da água batendo várias vezes contra a pedra não existe, e mesmo se fosse um único jato concentrado de água, daqueles capaz de cortar o metal no meio, não teria vantagem alguma contra areia. Isso tudo mostra como a vantagem elemental possa ser usada. Claro que MUITA água na areia impede o usuário de controlar ela também, mas ainda assim há a vantagem.

Água: O mais versátil e mais simples elemento de todos. Sua fraqueza contra a terra e força contra o fogo já foram explicados.

Todos os cinco elementos, exceto o raio e o fogo, necessitam da presença do meio para serem usados em jutsus. A água necessita da presença de água para ser usada em Jutsu. A terra necessita da preseça da terra para ser usada em jutsu. E o vento também usa o vento ao redor para ser executado o jutsu. Mas o Katon é oriundo do chakra expelido da boca do usuário, ou seja, só necessita do oxigênio do lado de fora para ser executado. E o Raio usa a diferença de potencial no próprio corpo do usuário também. Claro em todos os outros elementos, existem jutsus feitos para trazer o elemento ao campo, como quando Kisame cospe uma enorme quantidade de água pela boca.

Todos os elementos, sem excessão, podem ser usados para criar bunshins. Eu tinha dúvidas disso, até certos mangás recentes. Já sabíamos, através de Zabuza e Kakashi, que era possível fazer bunshins de água. Depois soubemos através de Orochimaru e Gaara que era possível fazer bunshins a partir de Doton os Bunshins de Terra (lama) ou Bunshins de areia. Até aí normal. Vimos também bunshins de insetos (Shino), de corvos (Itachi), de Argila (Deidara), etc… Mas todos eles são sólidos ou líquidos, ou seja, são estáveis o suficiente para manter o elemento usado para formar o bunshin dentro do corpo falso. Eu não acreditava que Fuuton ou Katon poderiam se tornar bunshins, porque eles são puro gás, e Raiton também não poderia porque é pura energia. Até esse capítulo, onde vemos Kakashi fazer um Raiton Bunshin. Deduzo, portanto, que se raiton pode ser usado para formar um bunshin, qualquer outro elemento pode.

Só existem esses cinco elementos no mundo de Naruto. Se você perguntar o que é o gelo de Haku, ou a madeira de Yamato, deve ler o mangá, ou esperar outro post. ^^

Anúncios

~ por Alan Flamer em 09/02/2009.

50 Respostas to “Cinco Elementos”

  1. eu gosto mesmo e do fogo

  2. Todos os cincos elementos são muito emportantes para o equilibrio do mundo ninja, mas aquele que dominar todos os cincos elementos pode ser um grande ninja no futuro pois com as misturas deles podem surgir outros tipos de elementos, como e gelo do haku a madeira do yamato e outros que tem no mangá do Naruto que até hoje é um dos melhores mangás de todos junto com o bleach

  3. E quanto ao kagebunshin do Naruto, se existe isso de mizubunshin e raitonbunshin, e a agua e o raio são dois elementos, poderiamos pensar tambem que a sombra é também um elemento ou algo muito semelhante? E, tambem isso de hokage, mizukage, tsuchikage; porque todos os líderes das aldeias são a sombra de um elemento, porque a sombra é tão importante assim? Afinal eles poderiam ser apenas chamados de Mestres, da agua, do fogo, do raio …, porque são exatamente a sombra? Outra coisa, o Naruto deve ter algo de muito especial para o unico genin a conseguir utilizar os kagebunshins…se o kagebunshin fosse um tecnica simples todo ninja usaria, afinal de contas ele muito eficaz, não? Porque só o Naruto e quem usa? Porque o kagebunshin no jutso é tão importante?

    • É uma teoria interessante, mas só o Naruto usava Kagebushin uma vez que essa é uma técnica que exige muito chakra, e ele tinha chakra em abundância.

    • São chamados de sombras os lideres das vilas ocultas por que é a representação da sombra do senhor feudal de cada pais, Hokage é a sombra do fogo e logo a sombra do senhor feudal do país do fogo, Mizukage é a sombra da água e logo é a sombra do senhor feudal do país da água e assim por diante. E não é simples fazer um kagebunshin, agora naruto aprendeu a dominar esse jutsu por completo, alem também de ter uma enorme quantidade de chakra, Kagebunshi é uma tecnica jonin só para costa. Naruto dominou o Kagebunshi lendo o pergaminho secreto de Kinjutsus de Konoha.

    • O kage bunshin é um jutsu proibido e não é so o Naruto que sabe fazer, o Kakashi, o sarutobi tambem faz

  4. eu sou de elemnto suiton (agua)

  5. Atchim! 🙂

  6. Adorei a explicação!! Sempre tive curiosidade em saber a diferença dos elementos em Pokémon e em Naruto, e também de saber a razao de que um elemento é forte contra um e fraco contra um outro.
    Gostei bastante!!! ^^

  7. até onde eu sei um usuario do sharingan pode usar os cinco elementos pois pode copialos e guardalos em seu arsenal ou seja kakashi pode usar os cinco elementos

    • O usuario do sharingan não pode usar os cinco elementos e ele só pode copiar os elementos que ele tem afinidade.
      Sasuke : Fogo e Raio
      Itachi : Fogo e água
      Kakashi : Fogo, terra, água e trovão.

      Porque kakashi pode utilizar quatro elementos?
      Kakashi é do clã hatake que possui a herança sanguinia do chakra branco. Bem o Chakra branco tem a habilidade de se transformar em Fogo terra e água, e o de aumentar a quantidade de chakra (por isso também kakashi utilisa o kagebushin como naruto) e o elemento trovão é a natureza do chakra dele.
      O Chakra branco permiter vc ter a mais 50% do normal, porem vc só pode converter 50% do seu chakra azul em chakra branco.

      20% de chakra azul = 30% do branco

      séria como kakashi tive-se 125% de chakra se ele converte-se seu chakra em branco porem ele não poderia usar o chakra branco para o jutsus de elemento trovão.

  8. o kage bushin é um kinjutsu(jutus proibido) pois é um jutsus que se usado com inteligencia pode ser usado para um shinobi matar o outro com muita facilidade,ou seja se o shikamaru aprender kage bushin ele vai ser um dos fodões do naruto,imagina o shikamaru com sharinga??

  9. ola, no comesso vc falou sobre os elementos gelo e madeira Além desses, existem combinações de elementos que só podem ser utilizados através de Kekkei Genkai (Linhagem Sanguínea Avançada) ou pelos Bijuu’s:

    Mokuton (Madeira) – Água + Terra
    Hyouton (Gelo) – Água + Vento
    Youton (Lava) – Fogo + Terra
    Shouton (Cristal) – terra + vento + agua
    Ranton (Tempestade) – Trovão + Água
    Jinton (Poeira) – Vento + Terra + Fogo
    Futton (Fervura) – Água + Fogo
    Bakuton (Explosão) – ?
    Shakuton (Calor) – fogo + vento
    Jiton (Magnetismo) – terra + trovão

    • o elemento explosão é a união do terra com o fogo e o magnetismo é a união do trovão e yang
      e o elemento cristal não é um kekkei Touta, sendo o unico kekkei touta conhecido no anime é o elemento poeira também chamado de partícula.
      Existe uma diferença entre a união de mesmo elementos.
      Tipo:
      Água e Fogo : Fervura
      Fogo e Água : Ácido

      Onde o primeiro elemento é o seu de maior afinidade.

      Cristal é a união de terra com yin.

  10. Opa calma aê fera, Kakashi faz Jutsus independente do elemento, RAIA: Espada relâmpago. AGUÁ: usou jutsus de aguá diversas vezes no anime. VENTO: Kakashi foi treinado pelo Minato, que o ensinou a fazer o Rasengan. Terra: Ele consegue fazer paredões de terra, e consegue se movimentar embaixo da terra. FOGO: Jutsu bola de fogo Kakashi é um dos poucos personagens que consegue controlar todos os elementos

    • O Kakashi só faz isso por causa do Sharingan, e não porque ele controla todos os elementos
      OK FERINHA?

      • E também ele não sabe fazer o rasengan, pois não é um jutsu comum ele só pode ser aprendido e não copiado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: