Naruto Clássico X Naruto Shippuuden

naruto-shippuden

Já vi muitas pessoas reclamando por uma coisa em comum. A grande diferença entre o espírito de Naruto Clássico e Naruto Shippuuden. Mas qual seria a grande diferença entre Naruto Clássico e Naruto Shippuuden? Me atrevo a afirmar que o Naruto Shippuuden trás o verdadeiro espírito do mundo de Naruto. Me atrevo a afirmar que o seguinte é uma evolução do anterior…

Naruto clássico não passava de uma apresentação para o mundo que estava por vir. Todos os acontecimentos foram somente a construção dos personagens para a saga que viria adiante. E ela veio. Naruto amadureceu. Vejamos fase a fase como a saga clássica foi apenas uma preparação:

-Zabuza: Sua saga foi a construção inicial, quanto à isso não há dúvidas. Nessa saga fomos introduzidos ao Taijutsu, ao Ninjutsu, ao Genjutsu e até mesmo ao uso de armas brancas. O uso dessas técnicas era inovador no momento em que surgiu Naruto e, portanto, foi desenvolvido e apresentado por meio dessa saga. Vimos também, nela, como pode ser cruel o mundo shinobi, desde o momento do nascimento de um ninja, até o momento da sua morte. Vimos também os objetivos de cada personagem. A paixão de Sakura, os sonhos de Naruto, o desejo de vingança de Sasuke. E, por fim, vimos como até mesmo o vilão aparentemente mais vil pode ter um coração quente por causa dos seus companheiros.

-Exame Chuunin: A crueldade do mundo ninja foi enfatizada aqui, mas foi amenizada em partes. Afinal de contas, tratava-se de um torneio. A fase, inicialmente, serviu para mostrar as habilidades de cada ninja. Todos os seus melhores jutsus, seus sonhos, seus objetivos. Fomos apresentados também para a principal arma do protagonista. A sua habilidade para transformar o mal em bem. Sua habilidade para resolver os problemas dos outros. Tratava-se de algo que faria muito mais importância, caso ele se tornasse Hokage, do que seu poder. Os problemas psicológicos de cada personágem com  tais problemas foram apresentados aqui. O Problema do Rock Lee, e sua limitação para taijutsu, o de Hinata, com seu problema de superação, o de Neji e o caso das famílias Hyuuga, Gaara, e seu problema como um Jinchuuriki. Essa é outra característica apresentada na fase clássica, soubemos que Naruto não é o único a carregar um monstro dentro de si. E fomos apresentados para um dos vilões mais vis. Enquanto vários vilões possuem uma personalidade capaz de ser conquistada por Naruto, a personalidade de Orochimaru era imutável. Ele era simplesmente cruel. Fomos apresentados também para uma grande característica ninja, até o momento não mostrada. A furtividade. Orochimaru invadiu Konoha de forma furtiva, e lutou de forma até um tanto covarde com Sandaime, mostrando que no mundo shinobi, a honra não é respeitada em nenhum momento, como acontece com os Samurais. À partir daí, é obrigatório que os fãs ignorem completamente a honra. Falamos de ninjas, não de Samurais. E, pela primeira vez, vemos que o mundo fora de Konoha é absurdamente violento, longe do mundo pacífico que vemos dentro de Konoha. Vimos também que os problemas dos personagens, seus traumas, foram todos sendo superados, praticamente por intermédio de Naruto. O garoto é mesmo capaz de mudar as pessoas. No entanto, seus problemas eram, até certo modo, superficiais. O garoto com problemas mais profundos, mostrado nessa saga, foi Gaara, e ainda assim ele possuía muitas possibilidades de salvação, uma vez que Naruto é igual à ele, e o garoto ainda possuía irmãos, prontos para zelar por ele.

-Itachi e Kisame/Luta Sannin: Naruto começa a amadurecer. Não é mais a história das crianças que é mostrada. Afinal de contas, os gennins de Konoha só viveram 12 anos de suas vidas, o que os faz pensar que eles teriam tanta coisa a ensinar? O que nos faz pensar que seus problemas são realmente tão importantes. Tsunade carregava um fardo desde a adolescência, Orochimaru é um excelente vilão e Jiraya é uma versão fracassada e mais velha do Naruto. Além disso, o poder desses três poderia ser considerado o limite até onde um shinobi consegue chegar em alta idade. Por isso todos precisaram lutar limitados, pois somente frações dos seus poderes já era suficiente para criar um abismo entre eles e Naruto, e enquanto isso nós ficávamos imaginando quando nossos gennins poderiam chegar nesse ponto de poder. Itachi e Kisame vieram para desencadear a idéia dos vilões ideais. Frios, poderosos, e com um objetivo em mente, eles representaram a akatsuki, e mostraram que tem uma organização enorme de seres com poder igual, ou maior, a Orochimaru, o grande vilão da vez. Soubemos, então, que o poder dos gennins não era nada comparado ao que teriam que enfrentar futuramente…

-Arco de resgate ao Sasuke: Aqui, damos início aos problemas e resolução dos problemas do personagem com maior quantidade de problemas da série inteira. Sasuke possuía a solidão comparada a Gaara e Naruto, possuía a Kekkei Genkai rara e procurada como tesouro comparada à Neji, sua limitação em comparação com Itachi era semelhante a limitação da Hinata com o seu clã, ou de Rock Lee para com toda a comunidade de ninjas, enfim, seus problemas se extendiam à níveis incrivelmente maiores que os dos outros personagens e, como se não bastasse, não havia ninguém com semelhança real à ele para fazê-lo mudar de idéia. Fora perseguido mentalmente por seu irmão, influenciado por ele, atraído ao caminho que resolveu tomar. O que vemos aqui, foi o início de uma transformação. Se vimos, anteriormente, vários vilões que sofreram redenção perante Naruto, vimos, então, Sasuke se tornando vilão, a sua transformação em vilão, para, um dia, sofrer a redenção pelo Naruto. É a última fase da saga clássica, e é o principal direcionamento para a saga Shippuuden. O clã Uchiha foi o responsável por grande parte dos conflitos que originaram o mundo shinobi assim como o vemos hoje e, por isso, Sasuke, que ainda por cima é o melhor amigo do personagem principal, é incrivelmente importante para a história, queiram os fãs ou não.

A Grande Evolução


Os personagens cresceram… O mundo lá fora revelou-se perigoso. Seu poderes evoluíram. E agora têm que enfrentar vilões absurdamente poderosos, para proteger aqueles que um dia foram odiados por todos, os Jinchuurikis. Toda a apresentação até aqui serviu, unicamente, para essa saga. Não importa mais os objetivos pessoais dos personagens secundários, pois já sabemos que eles vão conquistar, ou já conquistaram. Rock Lee provou ser um excelente shinobi, mesmo só com Taijutsu. Neji conquistou o respeito da família secundária, principalmente de seu tio, e já se tornou Jounin, seguiu seu próprio destino. Hinata é mais respeitada, e suas habilidades oriundas do Byakugan são amplamente utilizadas em missões. Gaara ganha o respeito dos habitantes da sua vila, mesmo sendo um jinchuuriki, e seu último problema a resolver, o monstro dentro de si, fôra arrancado. Então, basicamente, muita coisa perdeu a importância, a relevância, para dar caminho a algo realmente importante. A obscura orígem de Konoha, do clã Uchiha, da Akatsuki, dos Bijuus, das guerras ninja, enfim, os verdadeiros motivos para haver grandes conflitos no mundo de Naruto. Sem esses motivos, o mundo de Naruto não passaria de grandes vilas competindo pra ver quem faz mais missões ninja e arrecada mais dinheiro. O foco agora é mais adulto, afinal de contas, não há mais nenhum personagem de doze anos que tenha importância. Além disso, a história segue o rumo que deve seguir. Como Naruto alcançaria seu sonho, e como ele faria para salvar seu amigo. E o que aconteceu com Sasuke, como ele se tornou um vilão, quais seus objetivos. Não há mais nada para apresentar, apenas coisas para desenvolver, como o conceito de elementos e suas vantágens elementais. Mas não há mais nada mesmo para apresentar, apenas para evoluir. O mundo é mostrado como algo violento, e prestes a ruir, longe do conhecimento das crianças das vilas.

É por tudo isso que, a partir de agora, precisamos de mais conteúdo, e muito menos imagens, para compreender o que acontece nesse mundo novo. Não há nada que foi realmente perdido em Naruto. Seu verdadeiro espírito é que foi, finalmente, apresentado. O mundo de Naruto é um local violento, cheio de sofrimento, dor, ódio, e Naruto é o ninja que está aí para mudar esse mundo, ele é o shinobi que veio para estabelecer a paz. É por isso que a infantilidade em ver um herói tremer de medo diante de um oponente, de ver várias crianças competindo em um torneio, de ver as mesmas crianças lutando para defender uma amizade, inutilmente, se valendo apenas deos seus sentimentos, e não da sua razão, tudo isso ficou para trás, dando caminho à vida adulta dessas crianças…

Anúncios

~ por Alan Flamer em 04/02/2009.

26 Respostas to “Naruto Clássico X Naruto Shippuuden”

  1. excelente. sinceramente tambem nao percebo como há pessoas k criticam o shippuden, na minha opiniao esta fase da historia é bem mais interessante k a saga classica de naruto. parabens abraço.

  2. bom a fase clássica, como o prorpio nome diz, eh um clássico, todos nós vamos guarda-la com carinho foi d+, mas se ela tinha alguma serventia era pra dar lugar ao Shippuden, ela foi o pilar do shippuden, entaum eh obvio entender q o shippuden eh o arco principal, onde como vc disse no post os verdadeiros objetivos sao mostrados e onde os personagens vao de fato mostrar p q estao ali…
    concerteza o clássico marcou e tem alguns momentos melhores q o shippuden, mas dizer q eh melhor e a mesma coisa q involuir, temos q olhar p frente e o shippuden eh essa frente e se desenvolve a mil por hora (fora o anime e seus fillers, rss), só nos resta acompanhar e torcer por esse grande anime.

  3. Parabéns, parabéns mesmo, eu nunca li um texto de análise melhor que esse, entre todos os textos de análises ou editoriais que eu já li (não que eu me lembre), nossa, você é ótimo!
    Você faz textos de respeito, parabéns pelo site!

  4. P.S: A minha imagem mudou, mas eu sou aquele Guilherme que comentava muito aqui

  5. P.S: A minha imagem mudou, mas eu sou aquele Guilherme que comenta muito aqui

  6. Concordo com com o d cima, a fase classica foi,e eh d+, eu ainda assisto^^, e o shippuden, como eu ja disse em um outro post,eu ainda to no começo,e por isso assisto em partes,no you tube,eh uma tristeza…mas td por naruto!!
    E Alan, adorei esse post, adorei o novo estilo do blog, tá d parabens!

  7. Incrível conclusao, poucos poderiam apresentar um resumo do contexto da história tão bem quanto…

    Espero que tenhamos mais sobre a fase shippuden, como a história de itachi (conflito de historia de itachi e “madara”) e até mesmo de naruto comparado a sasuke ja que agora ele é um senin!!!!

  8. Alan como sempre otimo, o visual novo do blog nem se fala, esta perfeito, maravilhoso, sobre o post estou sem palavras. Mas uma coiza eu tenho q dizer adorei quando vc disse: “Jiraya é uma versão fracassada e mais velha do Naruto”. xD Confesso q fiquei rindo vendo isso. xD

    Kra o classico vai sempre ter seu lugar nos corações dos fãs, masi camo ja disseram e irei repetir, é passado o nome ja diz, e agora é a vez do Shipuden. Concordo q no classico tem coizas q no Shipuden ñ teria, coizas muito engraçadas, mais como vc disse, antes eles tinham 12 anos, e agora por masi q estejam com 15 eles ja amaduresseram e estam no mundo adulto, ñ são mais crianças.
    vlw e denovo adorei o post e o visual novo(novos assuntos, q é o shipuden, novo visual. xD)

  9. eu prefiro a fase classica, pois foi la ke foi dada mais atenção aos personagens, mostrando como eles eram de verdade, e tambem ñ enjoa ver o classico, pois ele é mais variado, toda hora acontece algo diferente, e tbm na fase classica os produtores se empenharam mais, foram poucos erros nos episodios e tbm as musicas de fundo foram boas, ke no shippuuden ficaram muito ruins,o shippuuedn eu consigo lembrar de tudo, deixando um gosto de num kero ver mais, e no classico eu posso assistir um monte de vezes ke ñ me enjoo…

  10. Então Vampmike, é dessa característica que eu falei que serviu apenas para contruir o universo de Naruto. Dar mais atenção aos personagens secundários serviu mais para entendermos como funciona o mundo de Naruto, os conflitos de cada personagem, e a maior característica de Naruto, que é como ele consegue resolver esses conflitos. E tudo isso foi resolvido na saga clássica, deixando apenas o conflito mais complexos para ser resolvido no Shippuuden.

    A música é só um reflexo disso. Na saga clássica ela transmite mais uma idéia de ação, de esperança, de comédia, etc., mas tudo isso faz parte da infantilidade dos personagens. Na saga Shippuuden a música é propositalmente mais obscura, mais triste, por se tratar do mundo real de Naruto, o mundo triste, violento, solitário, malígno, que está em volta dos personagens. Eu ouço as músicas da saga Shippuuden e acho elas perfeitas para o envolvimento na história. Não precisa ser feliz, alegre, ou cheia de ação, principalmente quando o momento pede por algo triste ou desesperador…

  11. Realmente, todo mundo fala dessa mudança.
    A criança (que chegava a ser idiota) em Naruto cresceu, e tudo que tomava uma ponta de comédia nessa persinagem evoluiu para um seriedade.
    Talvez seja só impressão minha, mas no anime ele já parou de falar o famoso “Datebayo”, e suas mancadas estão ficando menores (no mangá elas quase não existem mais).

    P.S: Ficou muito massa a nova cara do Memorias De Hokage Alan.
    Tava começando a desistir pq nunca mais via um post no novo e tbm não entendia pq vc só ficava com o tema padrão do WordPress.
    De qualquer forma, ficou muito Show =)

  12. Tá d parabens, não só o post (q é um “bang” para o pessoal dos comentários do Youtube q ficam falando q a fase shippuuden “tá uma merda) mas também aprovo seu comentário sobre as músicas.
    Minhas favoritas são “Hero’s come back” e “Blue bird”.
    Respodam esse comentário quem já ouviu falar em “Xaruto”.

  13. Para quem não conhece clique em

  14. ja digo de primeira
    as musicas não são de se joga fora
    mas prefiro Rock tipo distubed procurem
    essas duas
    Down With the Sickness
    Voices
    muito melhores

  15. Como sempre, a análise foi excelente! O blog ficou o máximo! Realmente o shippuden é mais complexo e interessante! A evolução dos personagens é o que dá o jeito cativante do anime…

  16. pra mim ñ há separação, é uma obra completa nos minimos detalhes que é o que nos faz gostar + e + de naruto, sinto-me até ofendido quando criticam toda sua historia naruto ñ é só + um anime é um classico, ficou marcado na historia assim como cdz, yu yu hakusho e etc…

  17. deixo aqui meu tributo ao grande Kishimoto criador de umas das maravilhas do mundu….

  18. se naruto ñ tivesse tido fillers e tivesse no mesmo epi de agora, teria uns 200 episodios

  19. Amo d++!

  20. concordo com o feltec, pra mim ñ tem essa d separar como uma parte é boa e outra é ruim, apesar d preferir o shippuuden eu gosto muito do classico e o q seria do shippuuden sem o classico, naruto sem rasengan , sasuke sem chidori, as tecnicas basicas e as mais poderosas foram aprendidas no classico, q nos introduziu ao naruto de verdad ou seja, o SHIPPUUDEN.
    Aff, fico grande…
    tchau

  21. nunca um outro anime vai superar naruto… ke pena, pois os animes estavam cada vez melhores…

  22. O Shippuuden está mostrando como é o mundo shinobi realmente, como você mesmo disse.
    Eu sempre penso nisso mas acho pouco provavel e queria saber sua opinião Alan. Mesmo Naruto estando muito forte, sendo o mais forte da vila no momento em que se passa o mangá, você ve ele fazeno um Exame Chuunin, e depois algum teste para se tornar Jounin, ou Naruto de Genin viraria Hokage? Tá que é injusto ele lutando com os pivetinho que nun eh de nada comparado a ele, mas seria legal se o Sasuke voltasse pra vila depois do Naruto convence-lo e os dois entrassem no Exame Chuunin, fazendo uma competição entre eles 2. E você vê algum deles tendo 3 aluninhos para segui-los nas missões?

  23. Sempre tentei explicar isso as pessoas que antes gostavam de ver Naruto e agora dizem que a história parou ou ficou sem graça.
    Não concordo, a história não mudou o foco de inicio, ela só cersceu como o personagem.
    Se antes o foco do Naruto era se tornar Hokage e dizia isso como uma criança que diz que quer ser presidente para melhorar a vida das pessoas para não sofrerem o que ela sofreu, hoje vemos um rapaz determinado e que sabe que ainda tem esse sonho, mas que tera que batalhar muito para realiza-lo.
    Antes também havia aquela paixonite dela por Sakura, o amor de irmão/rivalidade com Sasuke, hoje vemos ele paquerando ela mas de forma mais adulta, mais carinhosa como um bom amigo faria, e sem perder o foco em Sasuke.
    Muitas vezes vemos Naruto se comparando a Sasuke, tentando entender o que ele está fazendo ou o que o levou a cometer algum ato que ele condena, mas diferente dos outros, Naruto é amigo, companheiro, um pouco ingênuo mas é esse o diferencial dele!
    O mundo ninja é como aquele pintado pelas dores de Kakashi, Tsunade, Orochimaru, o as perdas de Jiraya, as escolhas de Itachi e o Sandaime, as artimanhas de Uchiha Madara..
    O Naruto vem na contramão porque ele acredita que um ninja é um super herói e os pinta assim, tanto que vive dizendo que quando for Hokage mudará várias leis.
    Ele foi uma criança cheia de grandes sonhos quando menor e agora é um rapaz forte que luta para realizar seus sonhos com a própria força.
    É uma história magnifica!
    Parabéns pelo seu texto, foi muito bem explicado!

  24. ______________—Acho legal ese naruto e pronto—_______________

  25. odiei o vidio XARUTO é NARUTO QUEM FEZ NÃO TEM CEREBRO!

  26. o que e o defeito do shippudem?nada mais e do que as lutas no classico as lutas eram mas pequenas assim vc apressiava boas lutas e via mais claramente a historia mas no shippudem o erro foi kishi ter deixado as lutas maiores mais complicadadas por isso vc so lembra de shippudem por lutas enqaunto perde o foco da historia em si

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: