Jiraya ensinou ou não um jutsu secreto ao Naruto?

naruto-shippuuden-volume-42-capa

Essa confusão foi gerada logo no início da saga Shippuuden. Vimos um Naruto saindo de Konoha, ainda fraco, segundo ele mesmo, desejando força suficiente para trazer Sasuke de volta. E ele treina 2 anos e meio com Jiraya, assim como Sakura treina com Tsunade e Sasuke treina com Orochimaru.

Qual é a primeira coisa que nós pensamos/queremos? Que os três tenham ficado fodões. Que os três tenham melhorado muito desde a última saga. E não é mentira. Eles melhoraram.

Na saga clássica foi preciso Sasuke, Naruto e Sakura para lutar contra Kakashi, que não lutava nada à sério. Agora, com apenas o Naruto e a Sakura, Kakashi precisou usar o Sharingan para manter uma luta contra os dois. Truques antigos não funcionavam mais contra os dois, o que diríamos que seria a força do Sasuke então, comparado com os dois.

Mas o que os fãs esperavam era que Naruto já tivesse equiparado sua força com o Sasuke, afinal de conta, os dois que os treinaram eram sannins. Isso foi, em parte, o motivo para haver esse erro, esse engano. O treinamento que Jiraya deu ao Naruto teve até hoje três resultados excelentes para o garoto.

Primeiro, Jiraya melhorou MUITO o controle de Chakra de Naruto, que era muito desajeitado para isso, ajudando-o a evoluir o seu rasengan para um nível totalmente novo. Ele criou, assim o Odama Rasengan.

Segundo, Jiraya ensinou o Naruto a lidar com seu maior ponto fraco, ensinando as bases para se escapar de um genjutsu. E para escapar de um genjutsu, Naruto teria que ter ainda mais controle de Chakra do que ele já possuía. Isso era para ajudá-lo a lidar contra usuários do Sharingan, o que viria a ser muito útil.

Terceiro, Jiraya ensinou o Naruto a dominar a Kyuubi. Se víamos o Naruto usando uma calda contra o Sasuke, e praticamente perdendo o controle só com isso (uma vez que as garras de chakra da Kyuubi agiam por conta própria, agora o Naruto podia liberar até a terceira calda do monstro sem perder o controle. O que já é suficientemente bastante para um rapaz de 15 anos, que não recebeu nenhum treinamento especial do Killer Bee…

Me atrevo a dizer que esse treinamento foi essencial para o Naruto, e que, não fosse por essa base que ele recebeu para aumentar o seu controle de chakra, Naruto não conseguiria, futuramente, dominar nem o Futon Rasenshuriken, nem o modo Sennin.

Mas a maioria dos fãs não percebeu esse aumento tremendo do Naruto, que fora inferior somente ao de Sasuke. Eles preferiram acreditar na confusão que houve com as traduções.

14A página acima é a página 14 do capítulo 251, quando Naruto, Sakura e Kakashi vão em missão para salvar Gaara, o Kazekage, que havia sido sequestrado por membros da Akatsuki. Na página anterior à essa, Jiraya diz à Naruto que ele é muito “cabeça quente”, e que deveria se controlar mais para não ficar nervoso. Logo depois, ele se aproxima do Naruto, e na tradução do Japonês para o inglês ele diz para Naruto não usar “aquele jutsu”.  Lógico que na versão em português, traduzida da versão americana, ele também diz “aquele jutsu”. Todos esperaram ansiosos para saber que Jutsu Jiraya teria ensinado para Naruto, mas não passou disso. Naruto usou o Oodama Rasengan, depois quase perdeu o controle da Kyuubi, depois perdeu mesmo, usando quatro caudas, e daí por diante todos os jutsus que ele mostrou foram aprendidos por ele nos treinamentos de Kage Bunshin. Bom, agora, nesse momento, Pain está invadindo Konoha. O responsável pela morte de Jiraya está apanhando para Naruto, e Naruto ainda não usou “aquele jutsu”? Por que?

Porque ele simplesmente não existe. Essa tradução, ou está errônea, ou foi mal interpretada. Primeiro, no animê, ao chegar essa parte, Jiraya não diz “aquele jutsu”, ele diz “aquele poder” (mencionando a palavra Chikara/poder. Dá pra ouvir claramente.). Aí fica muito claro que Jiraya estava falando da Kyuubi, que ele havia ensinado o Naruto a controlar até certo ponto. E, óbvio, estava preocupado, já que Naruto se vê como um amigo, e um igual ao Gaara, se ele visse Gaara morto poderia libertar as quatro caudas da Kyuubi, e aí, sem Yamato, todos do seu time estariam mortos. Por isso ele pediu para Naruto manter a cabeça fria.

Jutsu. A tradução literal dessa palavra é “técnica”. Mas ela também quer dizer a “capacidade para”, ou “faculdade de”, “habilidade”, etc… Ou seja, se você não interpretar a palavra jutsu como uma técnica com selamentos e tudo mais, trata-se de algo que Jiraya não ensinou ao Naruto, mas se interpretar como uma habilidade, uma faculdade do Naruto, então falamos “daquele poder”, “daquela habilidade”. Falamos de Naruto despertar a quarta cauda.

Portanto, não existe “aquele jutsu”, e Naruto está forte o suficiente para viver sem ele. Além disso, tudo que Jiraya ensinou ao Naruto é  extremamente útil pra ele. Seus 2 anos e meio de treinamento foram muito úteis!

Anúncios

~ por Alan Flamer em 03/02/2009.

78 Respostas to “Jiraya ensinou ou não um jutsu secreto ao Naruto?”

  1. aff, o naruto é no inicio muito mais faacoo que o sasuke, porquo o sasuke treinou mais tempo do que ele dominou o selo amaldiçoado e aprendeu odas as tecnicas do orotimaro, enquanto o naruto aprendeu o controle da raposa ate a terceira calda, o oodama rasengan e o controle de chakara pra genjutso, alem de que o sasuke criou no minumo mais uma 3 tecnicas como chidori shabon, tecnica que usa o chidori pelo corpo todo e o dragao de raio, agora vcs acam que o naruto ainda era mais forte que o sasuke antes dele dominar o rasengan shuriken?

  2. no modo senin sapo, Naruto empata com Sasuke, mesmo o Sasuke usando o Susano na fase mais forte, devido a velocidade do modo senin… porém, no modo kyubi , somente madara supera naruto… mesmo assim pq a kyubi ainda ñ aceitou naruto completamnte… veremos em breve a kyubi se tornando amiga de naruto, então naruto alcançará o topo…

  3. Pra mim, mesmo tendo ido treinar com o Jiraya, o Naruto mesmo após os 3 anos, ainda continuava ridículo, digo, muito fraco, e o Sasuke ficou muito foda, fala serio, o Naruto aprendeu só 1 jutsu novo, e o Sasuke aprendeu 8, sem falar que o taijutsu do Naruto comparado ao Sasuke, ainda era patético, o Naruto continuou muito fraco na porrada, e o Sasuke ficou fodão, fortão, tanto em ninjutsu, taijutsu e genjutsu, pra mim, o Naruto so ficou realmente forte quando aprendeu o Modo Sennin, ele se tornou um nija muito forte, pra mim, superando o Sasuke!!!

  4. Algumas coisas eu concordo mais ainda assim falta muita coisa pra min tanto kakashi e jiraya negligêncio o ensino de naruto porque vc pergunta primeiro kakashi só deu atenção pra sasuke e ponto agora jiraya até certo ponto ele ajudo mais e resto só controle de chakra pode ser mais fodase controle de chakra não ia ajudar contrã uma monte de ninja Rank S e genjutsu ensino bem mais ou menos porque contra itachi quase fico loco e simples ele poderia te ensinado o segredo do kage Bushin mais não intao simples dos três sannin naruto depois de treinamento foi o mais fraco e ponto

  5. Ótima postagem.
    O sangue de Minato corre nas veias de naruto, isso mostra sua evolução.
    Realmente naruto ficou muito forte.
    Ele venceu um dos mais fodões da Akatsuki.
    O “Pain Deva”.
    Fora os corpos dele que eram considerado um nível altíssimo de um shinobi.
    Pain que derrotou kakashi sem esfoço nenhum.
    Olha que o kakashi é muito forte.
    A sorte dele que o naruto mandou o Nagato reviver todos de Konoha junto com ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: