A obsessividade com a perfeição #1

kishimoto-a-obsessao-pela-perfeicao.jpg

Masashi Kishimoto é um mangaká obsessivo pela perfeição em seus mangás. Ele mesmo já confirmou isso em algumas entrevistas, e deixou ainda mais claro em publicações dos volumes de seu mangá. Óbvio que a beleza em seus mangás não se deve apenas à ele, mas a seus ajudantes também. Porém, não fosse pela obsessão do autor, o chefe, os ajudantes não o seguiriam a fazer com que a perfeição se concretizasse. Kishimoto diz que pelo fato de ele ser perfeccionista, seus mangás saem constantemente com atraso. Mas isso é perfeitamente perdoável quando vemos cenas como essa:

a-torre-central-do-exame-chuunin.jpg

Janelas, telhas, grades, e mesmo os galhos das árvores dão à obra uma complexidade visual única, misturada, ainda, com a beleza de uma simplicidade que não se pode nem entender.

No volume 5 da edição brasileira do mangá, foram publicadas páginas que Kishimoto preparou para o volume japonês (não sei dizer bem se ainda o 5º), onde ele demonstra sua obsessividade perfeccionista. A primeira página é a seguinte:

pagina-obsessao-de-kishimoto.jpg

“SEÇÃO DE PÁGINAS REJEITADAS QUE TENTARAM MOSTRAR A OBSESSÃO DE MASASHI KISHIMOTO PELO MANGÁ – PARTE 1”

Esta página aí em cima é uma das rejeitadas do mangá de Naruto. Eu já tinha terminado o texto, incluindo as onomatopéias, e até feito a arte-final, mas decidi não usá-la porque a cena toda não me satisfazia, e também porque os quadrinhos eram muito pequenos para uma cena de ação tão importante. Numa publicação semanal, não temos muito tempo. É uma situação em que não se consegue refazer muito as coisas, portanto, quando não tem outro jeito e tenho mesmo que refazer, faço no maior capricho. Depois que os diálogos já estão definidos, quando já estou desenhando os originais, às vezes sinto que as coisas não estão bem do jeito que eu queria e acabo tendo que refazer relutantemente. Hum, agora entendo o motivo pelo qual os originais de Naruto sempre atrasam! Não tinha percebido…

Vale perceber agora (comentário meu) que quando a página alcança o ponto em que esta página estava, significa que faltava só a arte finalização, que já tinha sido iniciada ainda por cima. Ou seja, descartar uma página quase arte finalizada em um mangá semanal, é realmente muita coragem… o.O

Anúncios

~ por Alan Flamer em 19/02/2008.

6 Respostas to “A obsessividade com a perfeição #1”

  1. kishimoto é o melhor mangaká!

  2. ele eh demais! pra fazer um anime como naruto…
    ele eh o meu ídolo!
    naruto eh simplesmente perfeito…um desenho inteligente em que as pessoas riem (realmente se cagam de rir), se emocionam (que tipo de ser humano nao se emocionaria com naruto?), e aprendem (é impressionante como Naruto nos deixa mais puros, muda nossas ideias, nossos conceitos sobre a vida, naruto nos faz mudar de ideia,enfim.. aprendemos a ter coragem, a persistir…)
    kraaa…o q eu qria msm eh q naruto fosse real *-*

  3. Bom eu acho que o sasuke deveria ganhar o Mangekil Sharigan e entrar na Akatsuke

  4. A obssessividade pela perfeição, em geral, é extremamente mal vista e criticada, entretanto, é uma das coisas que mais aprecio. Qualquer pessoa que desenha mangá sabe que desenhar bem é tão difícil quanto criar uma trama interessante. Além disso, a variação nos materiais para fazer a finalização é a prova principal do esforço e o resultado não poderia ser melhor! Quem acompanha ‘Naruto’, sabe do que estou falando…=)

  5. nem precisava ser tão obsessivo, ja q o manga e muito mais q perfeito

  6. é provavelmenmte um gnio pq para criar algo como naruto é + q dificil ela manja!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: