Taijutsu de Lee Parte 1 (água)

taijutsu-de-lee-agua.jpg

Quando eu falei em um post anterior sobre o estilo de Taijutsu dos Hyuuga eu mencionei uma comparação daquele estilo de luta com o elemento do vento, e falei que o estilo de Lee tem mais a ver com o elemento raio. Vou falar sobre isso agora. Primeiramente, acontece que eu, quando vou falar de uma arte marcial, tenho a mania de associá-la com um dos cinco elementos da natureza, e, de fato, todas as artes marciais podem ser associados, com água, vento, terra, raio e fogo. À medida que eu for falando sobre os vários taijutsus dos personagens vocês irão percebendo como eu faço essa analogia. Agora falo sobre o estilo de Taijutsu de Lee. O estilo do punho de ferro, como é chamado por Gai, é um estilo de luta que visa ferir o inimigo quebrando ossos e gerando hematomas. É ataque forte, basicamente, porrada, pancada mesmo. Mas, além das pancadas pode-se tirar uma análise do estilo de movimentação de Lee. Ou melhor, os estilos. Sim, Lee possui, basicamente, dois estilos de Taijutsu, sendo o primeiro dele, o da água. Veja o video a seguir:

chute-de-lee-em-sasuke.jpg.soco-de-lee-que-sasuke-defende.jpg.cotovelada-de-lee-no-sasuke.jpg

A primeira característica notável no taijutsu de Lee é a continuidade de ataques. Ele cria uma sequência, e continua no ataque, mesmo que seu oponente defenda ou desvie de seus golpes. É um estilo de luta que me lembra a correnteza de um rio, se moldando e adaptando-se às pedras, e continuando sempre a fluir em uma única direção. Pra se ter esse estilo de taijutsu é preciso muita técnica, agilidade, precisão, reflexos, e o principal, uma força de vontade grande para continuar prosseguindo sempre em frente. A sequência tem poucas pausas, e pode-se perceber que Lee só para por dois motivos: Demonstrar superioridade ao seu oponente, usando-se de sua clássica pose de palma estendida, ou analisar a técnica do inimigo.

lee-desvia-golpe-de-naruto.jpg

Essa palma é uma forma de irritar o oponente, atraindo-o a atacar primeiro. Logo, Lee pode analisar seus movimentos no início da luta. Se o inimigo for fraco demais, a luta termina antes mesmo de Lee mostrar sua técnica, o que é muito útil para surpreender novos oponentes.

konoha-senpu-em-sasuke.jpg.konoha-senpu-em-sasuke-2.jpg

É usando essa movimentação da água que Rock Lee faz o seu Konoha Senpu, um chute tornado que ele faz ao girar ambas as pernas em sequência, que atingem o inimigo em alturas diferentes do corpo. Essa técnica requer a continuidade do ataque do estilo da água para acontecer, pois Rock Lee, geralmente, utiliza o impulso dos golpes que estava realizando para desferir esse seu ataque especial giratório.

sequencia-de-lee-em-gaara-1.jpg.sequencia-de-lee-em-gaara-2.jpg.sequencia-de-lee-em-gaara-3.jpg

sequencia-de-lee-em-gaara-4.jpg.sequencia-de-lee-em-gaara-6.jpg

Essa sequência contínua e incessante de Rock Lee se torna mais clara em seu confronto contra Gaara. A quantidade de golpes era impressionante, e a forma como ele juntava um ataque com o outro define a genialidade de Lee. Em um ser humano sem a defesa de Gaara, provavelmente, haveriam hematomas espalhados por todo o corpo após a batalha. A sua movimentação se assemelha ainda mais com a de uma correnteza chocando-se contra uma rocha. Infelizmente o velho provérbio “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” não funcionava na defesa de Gaara.

sequencia-de-lee-em-gaara-8.jpg.sequencia-de-lee-em-gaara-9.jpg.sequencia-de-lee-em-gaara-10.jpg

A continuidade na movimentação de Lee não é apenas notável através de seus ataques, mas de sua movimentação geral também, incluindo suas esquivas para escapar da areia de Gaara. Ele não para de se mexer, e não se cansa ao fazer tantos movimentos em seguida, pois eles são normais para ele, costumeiros. Nessa luta, Lee parou somente para observar Gaara e para se recuperar de seus ataques. Todos os outros momentos que ele decidia avançar para atacar era para desferir uma enorme quantidade de golpes consecutivos.

sequencia-de-lee-em-gaara-5.jpg.sequencia-de-lee-em-gaara-7.jpg

Mesmo encurralado por areia, quando Gaara começou a usar sua técnica para atacar Lee, o mesmo consegue sacar a kunai e continuar uma sequência, bolada por ele instantaneamente no momento em que ele sacou sua arma. O reflexo e a agilidade de seu corpo só não se igualam à sua criatividade momentânea de criar golpes eficazes para atingir seu oponente.

inicio-do-omote-renge.jpg.fim-do-omote-renge.jpg

Esse é o último golpe que Lee faz usando-se da movimentação no estilo água. Notem que mesmo sendo um ataque poderoso, Lee usa uma sequência de chutes para levantar o inimigo ao ar, ao contrário de um único chute, caracterizando-se facilmente dentro do estilo da correnteza como eu já citei. Essa técnica, Omote Renge (Lotus secundária), se assemelha muito a um ninjutsu, mas trata-se de puro Taijutsu. Até mesmo a faixa que envolve Gaara é enrolada manualmente por Lee na arrancada do golpe.

Bom, é isso, basicamente, o que define o estilo de movimentação da água. O próximo post falando sobre o Lee irá explicar o estilo de movimentação do raio.

Anúncios

~ por Alan Flamer em 11/01/2008.

16 Respostas to “Taijutsu de Lee Parte 1 (água)”

  1. O LEE É REALMENTE MUITO BOM!!!
    FOI O PRIMEIRO A DERROTAR O ORGULHOSO SASUKE.FOI ATÉ BOM,POIS AÍ ELE VIU Q NAUM É O ÚNICO “PODEROSO”
    VAI LÁ LEE!!1
    É O FOGO DA JUVENTUDE QUE EXPLODE!!!

  2. nunca tinha percebido isso mais agora q vc falou é verdadeee
    e quando a Sakura ataca parece vento vc naum achaaaaaa
    será???????
    mais seu post tah muito bom
    analise do Lee tah otimaaaa
    parabens!!!!

  3. O estilo da Sakura é totalmente pedra… XD

    Vento é o clã Hyuuga…

  4. esse estilo de luta me lembra o Ba Gua, onde o usuário está sempre girando (um bom exemploi é a dobra de ar em Avatar: The Last Airbender que por sinal é uma série muito boa

  5. Fábio, o Ba Gua Zan é o estilo de luta de Neji, praticamente todos os aspéctos se encaixam nele…

  6. CONCORDO…

  7. Nossa realmente não sabia que a Sakura era do elemento pedra se é que existe, eu pensava que ela era da Terra!

  8. Existe mesmo elemento pedra?
    eu achava que a Sakura era elemento terra?!

    • sakura não usa nenhum elemento, ele está falando de uma teoria na qual todo mundo quando ataca meio q se assemelha a um elemento

      nesse post ele falou q o lee com seus ataques continuos se assemelha a uma correnteza ou a chuva, mas o lee não usa o elemento água!

      acho q vc não entendeu muito bem o q ele quis dizer

  9. ão de convir comigo, sou super fã do Lee elle é fodão, mas se o lee ñ conssegue usar nem ninjútsu nem genjutsu como ele conceguio se forma na academia. uma vez q pra naruto foi necesario ter q aprender usar um ninjútsu do nível genin

  10. O lee è um ecepçional ninja ,só usando o taijutso conseguiu vençer o sasuke numa breve luta. Não tenho duvidas q o lee se tornara um grande nija ja q ele ja è um.

  11. O Lee é um dos meus personagens favoristos! É muita originalidade para uma pessoa só!

    Seu Taijutsu é incrivel!
    Mas até hoje eu não entendi como ele virou chunnin, já que, pela lógica do mangá/animé o ninja tinha que fazer um ninjutsu para se tornar um gennin totalmente. Aí tem uma mãozinha do Gay-sensei ^^

    Mas isso não tira o merito dele. Muito pelo contrário, faz ter admiração por uma pessoa como essa.

    É o fogo da juventude!!

  12. o lee é muito rápido e bom de dár muita porrada.mesmo o sasuke sendo meu preferido foi até bom ver ele levar chute,ponta-pé…

  13. Ei sobracelhudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: