Naruto Mangá

naruto-manga-1.jpg

Antes de começar a falar do Mangá, é importante informar que o mesmo está sendo publicado no Brasil, pela editora Panini Comics.

capa-manga-de-naruto-8.jpg

O mangá custa apenas R$ 9,90, possuindo 192 páginas. Essa é a capa do Volume 8, o último lançado no dia 20/12/2007 (até a data desse post, claro.). Existem muitos fansubs por aí que divulgam o mangá na internet acompanhando de perto os últimos lançamentos do Japão. Acompanhar o mangá por eles é bom, pois deixa-nos inteiramente ligados no que está acontecendo, quase que simultaneamente com o povo nipônico, porém, é indispensável que se compre o mangá. A qualidade da imagem é muito boa, superando, óbvio, e muito, os mangás publicados na internet, e comprá-los é uma contribuição importante para a obra.

manga-de-naruto-1.jpg

Uma coisa que eu gosto muito nos mangás de Naruto é a mistura, com sucesso, de simplicidade e complexidade. Simples, pois não possui sombras no corpo do personagem. Observem os cabelos e a roupa de Sasuke. E complexa pela movimentação. Os riscos direcionados são frequentemente usados em mangás para demonstrar essa movimentação e essa velocidade, e aqui não é diferente. Vemos no Haku um acúmulo grande de riscos direcionados que indicam a posição em que ele estava e a posição que ele assumiu após o ataque. Em Naruto, ao contrário de muitos outros mangás, essa quantidade de riscos pode ser considerada excessiva, porém, ainda assim, é através dela que eu vejo seu valor. Cada um desses detalhes faz o mangá possuir a qualidade de mangá de luxo, mesmo não sendo.

manga-naruto-2.jpg

Outra grande qualidade do mangá é a capacidade de Masashi Kishimoto, seu criador, de fazer cenas dramáticas, utilizando, até mesmo, de ângulos cinematográficos. Nessa ilustração de página dupla, por exemplo, ele não só faz o uso de luz e sombra nas roupas dos personagens como também explora um ângulo curioso, como se a “câmera” estivesse aos pés dos personagens. Ele consegue, até, ilusionar a distorção do globo ocular, observada em câmeras por lentes grande angulares, a qual faz com que o corpo dos personagens se inclinem, do chão até o céu, em forma de pirâmide, e não paralelamente. É um ângulo espetacular, dentre tantos outros que o Kishimoto faz tão bem…

manga-naruto-3.jpg

Isso é o que eu chamo de façanha. Como desenhista de mangá eu posso afirmar a dificuldade em se criar uma imagem desse porte. Trata-se da técnica de Gaara, onde ele cria um olho usando sua areia, e, fechando um de seus olhos com os dedos indicador e médio, pode enxergar o que o olho de areia está vendo. Ou seja, aqui nessa cena, o Gaara está vendo a si mesmo através desse olho. Falarei mais para frente sobre os jutsus do Gaara, mas agora o interessante é perceber a técnica do desenhista. Aqui ele não usou ponto de fuga, nem qualquer outra técnica convencional de desenho. Ele conseguiu simular a visão distorcida de um globo ocular que enxerga a 180º. Percebemos principalmente pelo teto e pelo examinador de fundo, o qual estaria de ponta cabeça, o quanto essa distorção requer estudo e perspicácia.Também não existem riscos retos, mas sim, apenas curvas direcionadas como se fossem formar um globo…

Definitivamente, como desenhista, eu tenho que admitir. Na minha opinião, Masashi Kishimoto possui um nível de desenho semelhante ao de mestres como Akira Toriyama e Masami Kurumada.

Anúncios

~ por Alan Flamer em 07/01/2008.

20 Respostas to “Naruto Mangá”

  1. O trabalho da Panini realmente eh impecavel nos mangás! Vale a pena tê-los!

  2. onde eu posso encontrar o Mangá pra comprar e quantos são?
    Por favor respondam o mais rápido possível

  3. Você compra em qualquer banca boa, e o preço, creio eu, esteja em R$12,50.

  4. Queria que pudesse mostrar algumas cenas que são bem diferentes no anime e no mangá

  5. o mangá custa 9,90

  6. Cara voc^é D+! e concordo com você Masashi Kishimoto está no mesmo nível de Akira Toriyama e Masami Kurumada,que são dois Mangakás que eu também admiro muito.

  7. o mangá ta muito caro!
    ultimamente tem subido o preço pela internet!
    eu comprava um por 30,00 reais e agora ta 50,00 reais e a minha mesada noa da pra paga os meus custo e eu não vo consigi completa minha coleção!
    ;/

  8. Compra na banca
    é 9,90 exceto em algumas que é 12,50 , pello menos na minha cidade

  9. porque nao mostra naruto manga online?

  10. meu quarto é todinho d coisas d mangá e anime,minha coleção está quase completa!!!

  11. tipo eu n fisso curso de desenhista
    nem sou do japao
    mas desenho coisas melhores q isto
    meus desenhos sao conhecidos como perfeito

  12. kkk valeu.

  13. os mangas de naruto são muitos legais eu sou o fã numero um deles

  14. muito bommmmmm

  15. naruto é o melhor mangá do século

  16. Kara tenhu todos os mnagas do naruto até o volume 28 q comprei hje !

    eu comecei a ler achando que aram historias separadas como a da turma da monica mas quando descubri que era uma historia só fiz di tudo pra completar e hj venho comprando todo o mes.Valew]

    quem quiser se comunicar comugo pode adc o msn é tato_firefox@hotmail.com

  17. turma da mônica! naruto!

    LOL

    Ri

    xD

  18. o trabalho esta bom demais!!!!!!!!

  19. super bom

  20. Pena que na minha cidade, o máximo que eu posso achar de animê são DVD’s piratas :/

    Tem até algumas bancas, mas não dá para acompanhar, porquê os últimos lançamentos, tipo, não chegam! O nível ainda é baixo! Sacanagem.
    Então, o jeito é me contentar com a internet mesmo.

    Eu faço faculdade de Design, e eu posso afirmar, que mangás ajudam muito nos desenhos, assim como Naruto, têm outros muito complexos, são ótimos mesmo para quem quer seguir carreira nesse ramo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: