Mangekyou Sharingan… Como despertá-lo?

Imagem por Shawnaize / Deviantarts

Imagem por Shawnaize / Deviantarts

-Mate o seu melhor amigo… Só assim você conseguirá olhos iguais aos meus…

O que Itachi quis dizer com essa frase?

Por “olhos iguais aos meus” sabemos muito bem que Itachi se referia ao Mangekyou Sharingan. Mas depois que surgiu Kakashi com Mangekyou Sharingan, e nós sabíamos que ele não tinha matado o melhor amigo, e depois de ver Madara contando a história de como ele e seu irmão conseguiram tal poder, fica-nos a dúvida. O que Itachi quis dizer com isso, exatamente?

Quem aqui é tolo o suficiente para acreditar que o ato de matar alguém concederá poderes a algum personagem qualquer? Eu não sou. O Fato é que não é o ato de matar o melhor amigo que desperta o Mangekyou Sharingan, mas as consequências ao fazê-lo. De todos os shinobis que possuem o Mangekyou Sharingan, somente um nos concedeu a honra de presenciar o processo desse despertar. Graças a Madara, pudemos ver Sasuke despertando esse poder em seus olhos.

Mas o que Madara fez para Sasuke despertar esse poder? Até então, Sasuke manifestou poderes do Mangekyou Sharingan de seu irmão, Itachi, mas isso foi porque o seu próprio irmão havia lhe transferido o Amaterasu para servir como defesa contra Madara. Sasuke não havia despertado o Mangekyou Sharingan, mesmo tendo assassinado Itachi. Mas nem sequer foi ele quem matou Itachi que, aliás, nem ao menos é o melhor amigo do Sasuke…

Acontece que pelo presenciado despertar do Mangekyou Sharingan de Sasuke podemos tirar todas as conclusões de que necessitamos.

1º- A morte não precisa ser, necessariamente, do melhor amigo, mas de um ente muito querido, o mais próximo do shinobi, o mais próximo do assassino, o mais próximo daquele que despertará o mangekyou sharingan.

2º- O despertar não se dá pela morte, mas pelos efeitos colaterais da mesma. O sentimento de culpa, o ódio, a tristeza, a angústia, todos os sentimentos ruins que se acumulam no coração de alguém que perdeu um ente querido, são os responsáveis por despertar o mangekyou sharingan.

Visto isso, Sasuke poderia ter despertado seu poder assim que viu seus pais morrerem, dentro do Tsukoyomi de Itachi, não? Claro, se ele tivesse concretizado o terceiro requisito.

3º- Para despertar, o Uchiha deve, antes, ter desenvolvido seu Sharingan normal no máximo. Ou seja, ter as três vírgulas, e fazer bom uso delas.

Sasuke mal tinha despertado apenas uma vírgula em cada olho do seu sharingan, jamais poderia despertar um Mangekyou. Então surge outra pergunta. Porque Sasuke não despertou esse poder assim que ele “matou” Itachi, já que Itachi era um ente muito querido dele? Simples, porque aquela foi a vingança bem suscedida de Sasuke. De certa forma, em sua mente, a culpa se escondia no buraco mais profundo, e não deixava a dor e o sofrimento tomarem o lugar do alívio que ele sentiu assim que teve seu irmão morto, e a sensação de uma tarefa cumprida. Porém, quando Madara resolveu contar a história de Itachi para Sasuke, a qual ele demorou muito a acreditar, já que sua mente fazia o possível para não acreditar que ele tinha cometido o maior erro de toda sua vida, foi quando Sasuke sentiu a culpa. Madara fez Sasuke carregar em suas costas o peso da culpa, da tristeza, do sofrimento, da angústia, do ódio, pela morte de seu irmão.

Depois, e somente depois, de semear essas questões no coração de Sasuke, foi que seu Mangekyou sharingan foi desperto. E é por isso que o Mangekyou Sharingan deve ser considerado um doujutsu amaldiçoado, pois depende do enorme sofrimento do Shinobi para despertá-lo.

Adendo (Teoria): E como teria Kakashi desperto seu Mangekyou?

Não há nada confirmado. Acredito que com a vida de Kakashi por um fio, com ele vagando entre os corredores que dão para o outro mundo, teremos essa questão respondida em pouco tempo, mas enquanto isso não é confirmado, vejamos o que eu acho:

1º- Kakashi não tinha 3 vírgulas no seu Sharingan quando recebeu ele de Obito. Portanto, por mais que ele se sentisse culpado, triste, angustiado, odioso, etc., não poderia despertar o Mangekyou. Com o passar do tempo, essa culpa deu lugar ao sentimento de responsabilidade pelos membros de Equipe que Kakashi possui…

2º- Rin já estava morta na fase clássica, o que quer dizer que não foi pela morte dela que Kakashi despertou o Mangekyou. Kakashi se ausentava da culpa pela morte de seus companheiros, fazendo visitas, TODOS OS DIAS, ao túmulo deles, o que resultava nos seus constantes atrasos.

3º- Exaurido da culpa pela morte de Obito, e da culpa pela morte de Rin, só nos resta procurar outro fator para servir de estopin para o despertar do seu Mangekyou Sharingan.

Só me resta lembrar de uma única coisa que aconteceu entre a saga clássica e a saga shippuuden que tenha relação direta com o Kakashi. O abandono de Sasuke em busca de Orochimaru. Kakashi era o shinobi jounin responsável por tentar resgatar Naruto e Sasuke. Ele saltou com toda sua velocidade por entre as árvores, segundo, junto com Pakkun, o cheiro de Sasuke, e no final acabou deparando-se apenas com Naruto. Ver seu pupilo, até então favorito, se perder por entre os caminhos obscuros do mal, após ter usado Chidori, a técnica que ele mesmo criou e ensinou para Sasuke, para atingir Naruto, um companheiro de sua equipe… Para Kakashi, deve ter sido uma das coisas mais dolorosas pela qual ele passou, já com o seu Sharingan em nível 3.

Vamos listar o quanta coisa Kakashi deve ter sentido por isso:

1- Não foi capaz de salvar seu pupilo.

2- Não foi capaz de proteger, novamente, um Uchiha, como foi com Obito.

3- Foi o responsável por criar e ensinar a técnica de assassinato a qual Sasuke usou para fugir.

4- A mesma técnica foi usada para atacar um membro da equipe de Sasuke. Não era qualquer um, era um amigo. Lembremos que após o incidente com Obito, Kakashi valoriza as amizades acima de tudo.

Bom, se isso não serve para gerar em Kakashi a culpa, o ódio, o sofrimento, a angústia, e todos os sentimentos necessários para despertar um Mangekyou Sharingan, depois de uma bela noite de insônia, eu não sei mais o que seria capaz… ^^

Lembrem-se, é só teoria. XD

About these ads

~ por Alan Flamer em 09/02/2009.

203 Respostas to “Mangekyou Sharingan… Como despertá-lo?”

  1. “2º- Rin já estava morta na fase clássica, o que quer dizer que —> NÃO <—- foi pela morte dela que Kakashi despertou o Mangekyou. Kakashi se ausentava da culpa pela morte de seus companheiros, fazendo visitas, TODOS OS DIAS, ao túmulo deles, o que resultava nos seus constantes atrasos." Tsc tsc tsc, isso que dá teorizar demais…

  2. estao errados

  3. era isso os atraso dele noa episodio

  4. o kakashi matou a rin por isso ele obteve o mangekyou sharingan mas nunca usou

  5. o mascarado na guerra ninja é sim o obito
    e o kakashi não morreu ele ta na quarta guerra ninja

    • kakashi despertou o seu mangekyou no momento em que a rin morreu com essa dor nao pracisava ter a terceira virgua no seu sharingan nesse momento o obito tambem despertou o seu mangekyou sharingan

  6. Foi pela morte de Rin que kakashi despertou o Mangekyou sharingan pois depois que ele a viu morrer ele se sentiu culpado e com muito odio pois Obito deixou a missão de proteger a Rin para Kakashi.

    No naruto classico ele não utiliza o mangekyou pois ainda não sabia ativa lo, pois precisa de muito chackra para suportar essa evolução do olho.

    Mas quando itachi pegou kakashi no tsukuyomi Kakashi disse que era o unico que podia aguentar aquela dor que o Genjutsu maligno causava pois ele tinha o Mangekyou e o Itachi percebeu isso e ainda falou que se surpreendeu com sua capacidade com o Sharingan.

    O sasuke não morreu quando itachi pois tsukuyomi nele porque ele não deu continuidade no Jutsu ate o final igual fez com o Kakashi, que se não tivesse a tecnica mesmo com o Sharingan 3 virgulas teria morrido.

    Obito (Tobi) se tornou o mascarado pois viu kakashi matando a RIn e despertou o Mangekyou se tornando Mal.

    Kakashi não ia matar a Rin ela que se jogou no seu Chidori pois tinha segredos que o inimigo não podia saber.

    Como Obito não viu esse acontecimento então para ele Kakashi matou Rin.

    O olho que kakashi usa tem o mesmo poder de tempo espaço de Obito mas esse poder e aparte ainda tem os outros poderes que um mangekyou pode ter que é genjutsu, amaterasu, susanoo, etc…

    A unica coisa que não da para saber e se o olho de Obito tem os outros poderes e se kakashi pode conseguir fazer um susanoo pois no mundo de naruto tudo é possivel basta se destrair um pouco que você perde tudo.

    Tudo que eu falei é relacionado ao Manga.

  7. talvez sasuke conseguiu depois de matar orochimaru,pois ele o achava amigo por ter lhe dado o presente(marca da maldiçao)essa é minha teoria

  8. leia o manga antes d publicar asneiras baka

  9. Minha teoria e que inicialmente obito teria 10 anos a mais que naruto na epoca da kyuubi sendo assim 12 anos e nao poderia ser o tobi entao tobi seria inicialmente orotimaru, kakashi desperta seu magenkyou ao ver seus 2 companheiros mortos mas nao o usa porque tem pouco chakra obito nao tem odio do kakashi apenas toma as dores dele descontando no mundo ninja.
    Essa e minha teoria

  10. só ver o anime q vai ver q quando kakashi matou a rin ele adquiriu odio,tendo o sharingan com três virgulas e tendo a culpa,tristeza,angustia e odio foi que ganhou o mangekyou sharingan e o obito tambem ganhou

  11. ele conseguil quamdo o madara falou a verdade sobre o itachi é só ler o manga 43

  12. Na verdade o Mangekyou Sharingan e qualquer outro nivel do sharingan , tirando o EMS é despertado quando você tem uma certa emoção , como perder pessoas queridas , a tristeza seguida de raiva e ódio nisso todo esse poder concentrado digamos que esse chakra se expande para os olhos assim despertando o Mangekyou Sharingan , isso explica Obito quando viu Rin morrer no momento de ódio e tristeza todo aquele poder se expandiu em seus olhos , segundo o próprio Tobirama , os Uchihas são capazes de amarem até mesmo mais do qualquer shinobi até do que um Senju mas quando perdem aquele amor , eles se transformam em um poder incondicional , conhecido como MS acho que já expliquei muito k

  13. rin pulou na frente do chidori de kakashi q ao ver ela morrer se sentio culpado e despertou o manguekyou sharingan e obito q viu esse acontecimento sentiu angustia e odio e assim despertou a habilidade e dai ele virou tobi e kakashi seguio sua vida

  14. nao foi o obito que despertou e ja q os dois tem o mesmo olho,porque obito esta vivo e so no shippuuden kakashi sabera isso no pi 343 no manga 637 obito vira junchiriki do dez caudas

  15. Quando o Obito foi esmagado pela pedra ainda no clássico ele deu seu sharingan no nível 2 para o Kakashi.
    O Kakashi pensou que o Obito morreu, mas não, o Uchiha Madara salvou ele dá pedra e o seu corpo estava todo esmagado aí o Madara colocou células artificiais do Hashirama Senju no corpo delê.
    Quando o Obito estava melhor o Zetsu Branco falou com ele que o Kakashi e a Rin estava em perigo. Foi quando ele saiu a procura deles.
    Quando ele achou eles, o Obito viu o Kakashi matando a Rin com o Rakiri, foi aí que o Obito viu a menina que ele amava morrendo pelo seu melhor amigo. Ele sentiu ódio e dor, foi aí que ele despertou seus olhos e o do Kakashi ao mesmo tempo porque era seu outro sharingan por isso que o Kakashi tem o mangekyou.
    As respostas que vocês colocaram esta tudo errado é só assistir e entender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 102 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: