O ódio de Sasuke #1

o-odio-de-sasuke.jpg

Muitos são os “fãs” que se prostram a ofender o Sasuke por ele guardar esse sentimento negativo por seu irmão, tendo abandonado muitos outros personagens que não mereciam sofrer por causa dele. Mas poucos são os que tentam entender porque Sasuke guarda tanto ódio dentro de si. O mangá e o animê deveriam ser, por si só, suficientes para mostra esse porque, mas não custa nada reforçar. Vale lembrar que eu estou dando o ponto de vista de Sasuke, não de Itachi, o qual será abordado futuramente…

a-familia-de-sasuke.jpg

olhos-pensativos-e-odiosos-de-itachi.jpg

Podemos dizer que Sasuke, em sua infância, possuia uma vida bastante normal. Ele tinha uma mãe atenciosa, um pai rigoroso, e um irmão talentoso, o qual era seu ídolo. Sasuke, como todo irmão mais novo, quer superar seu irmão mais velhos, fazer as coisas melhor do que ele, mas ao mesmo tempo quer aprender com ele. Quer tê-lo como seu sensei. Eu mesmo observo meu pequeno irmão fazer o mesmo comigo. O desejo desses irmão mais novos é espelhar-se em seu irmão mais velho. Nesses casos, o irmão mais velho passa a ter quase tanta importância quanto o pai. Ao contrário do que muitos pensam, Sasuke não tinha inveja do irmão, ele o idolatrava.

sasuke-fala-com-seu-irmao-pedindo-para-ele-lhe-ensinar-a-lancar-shurikens.jpg.olhos-odiosos-de-itachi.jpg

Com tudo isso, Sasuke ainda não tinha toda a atenção do irmão. Itachi, por todo seu talento, era muito ocupado, e não tinha tempo para usar com seu irmão em seu treinamento. Sasuke se entristecia com isso, mas continuava treinando sozinho para superar seu irmão e, assim, atrair sua atenção para que ele o reconhecesse como um homem forte, e treinasse com ele (qualquer semelhança com Naruto não é mera coincidência…).

o-cla-que-o-itachi-assassinou.jpg.sasuke-corre-em-meio-as-ruas-de-seu-cla.jpg.uchiha-morto.jpg

Foi então que o pesadelo começou. Sasuke percebe que o irmão se afasta cada vez mais, e de repente, ao chegar no seu bairro Uchiha, uma certa noite, Sasuke depara com todos os seus familiares mortos. Pessoas com quem ele conversara antes de sair de casa estava estiradas e ratalhadas no chão, ensanguentado. A primeira atitude que uma criança teria é gritar e correr, de medo, de susto, qualquer sentimento covarde, mas Sasuke procura por seus pais. Não se percebe em Sasuke a necessidade de procurar abrigo nos pais, mas a necessidade de verificar se eles estavam bem.

pais-de-sasuke-mortos-no-chao-2.jpg.membros-do-cla-uchiha-caindo-um-a-um.jpg.sasuke-ve-o-seu-cla-morrer.jpg

sasuke-ve-seu-cla-morrer-2.jpg.sasuke-ve-seu-cla-morrer-3.jpg.sasuke-assassina-seu-cla.jpg

itachi-usa-mangekyou-sharingan-contra-sasuke-3.jpg

Sua chegada no quarto de seus pais, um pouco antes de abrir a porta, revela pelo som que algo acabara de acontecer lá dentro. Quando ele abre a porta percebe que seu irmão, seu ídolo, aquele em quem Sasuke se espelhava, havia acabado de matar seus pais. A cena em si já não é terrível o bastante? Pois Sasuke passa a sentir que se chegasse um pouco mais cedo poderia ter feito alguma coisa, jogando toda sua culpa em sua fraqueza. Não bastando isso, Itachi ainda o ataca com sua técnica mais poderosa até então, o mangekyou Sharingan (o mesmo que deixou Kakashi em coma). Ele mergulha Sasuke em uma maré de dor onde ele teve que assistir um a um os shinobis do clã Uchiha, sua família, serem dilacerados, incluindo seus pais…

sasuke-quase-catatonico-apos-receber-mangekyou-sharingan.jpg.sasuke-crianca-corre-na-direcao-de-itachi.jpg

itachi-da-um-soco-no-estomago-de-sasuke.jpg.pais-de-sasuke-mortos-no-chao.jpg

sasuke-crianca-deitado-aos-pes-do-irmao.jpg.sasuke-crianca-corre-de-medo.jpg

Já quase em estado catatônico, Sasuke ainda busca forças para se vingar ali mesmo de Itachi. partindo para cima do irmão, tudo que Sasuke consegue é um soco poderoso no estômago e uma visão aterrorizante de seu pai, bem à sua frente, inerte, morto, sem poder fazer nada. Sasuke percebe que após o fim não há mais nada, e que sua vidinha poderia ser findada alí mesmo. Mas algo o faz agarrar-se a vida. Nesse momento, Sasuke foge, implorando que seu irmão, SEU ÍDOLO, não o mate. Não sendo o suficiente, é Itachi quem persegue seu irmão nesse momento, o obrigando a ouvir sua advertência. É então que a famosa frase clássica, a qual ecoa no pensamento de Sasuke, é revelada pela própria boca de Itachi: Se você quer me matar, viva miseravelmente. Me odeie. Sobreviva por métodos vergonhosos. Fuja, Fuja, e aprenda a sobreviver por qualquer custo.

itachi-diz-que-para-se-despertar-o-mangekyou-e-preciso-assassinar-o-melhor-amigo.jpg

Ele diz essa frase com extrema frieza, principalmente para quem acabou de assassinar o clã inteiro. Mas, mais do que isso, Itachi dá ao irmão a força que ele precisava para seguir em frente, tendo como único objetivo a vingança. Itachi dá também, para Sasuke, a esperança de poder ter toda sua vida de volta algum dia, se ele o matasse. Com tudo isso era impossível que Sasuke, por qualquer motivo, deixasse de sentir ódio pelo seu irmão. Ele teve trauma de infância, e ainda teve seu futuro roubado, seu passado apagado, e seu presente deve ser usado apenas para a vingança. Não é de se estranhar que apesar dos amigos que ele conseguiu Sasuke sinta-se preso à essa missão de matar seu irmão…

itachi-ameaca-matar-seus-pais.jpg

Bom, esse é o fim da primeira parte. A próxima irá falar do quanto Naruto influenciou nesse ódio que Sasuke tem de seu irmão…

About these ads

~ por Alan Flamer em 02/02/2008.

215 Respostas to “O ódio de Sasuke #1”

  1. tem jente que fala quwe sasuke e emo que que tem mas duvido se vcs nao teria inveja dele nao sou emo so to fallando

  2. e verdade sasuke e forte mas penssen em naruto o kara se mata pra trazer o sasuke de volta mano

  3. nao sou emmo escrevi errado nao tenho nada contra os emos

  4. Não acho q Sasuke seja emo, pô da um desconto ele não passava de uma criança quando todo esse pesadelo aconteceu. Não acho certo ele querer se vingar, pois isso não irá trazer seu gla de volta o máximo q ele pode conseguir é passar a eternidade no inferno, mas não tiro a razão dele. ;)

  5. o sasuke deveria entender que matar seu irmão nao irá fazer com que ele sinta_se melhor, alem disso deveria pensar se é isso que os pais dele iriam querer. mas ele é um uchiha afinal de contas

  6. verdade se tivesse acontecido comigo teria feito a mesma coisa e ñ ia para o mundo teria que conhece a mesma dor que eu

  7. Sasuke é o lado “negativo” da história, uma espécie de contraponto a Naruto, que mesmo com todo o sofrimento, sempre buscou na superação uma razão para viver.
    A força do Sasuke, foi a vingança, e se ele aceitou a escolha foi toda dele. Por mais justificável que sejam suas atitudes, isto não diminui em nada o lado obscuro da personagem, que tem justamente este papel dentro de meu anime.
    Este é o meu ponto de vista.

  8. o mundo e governado pelo odio e esse odio denominamos como nossa justiça, mas se nessa justiça ha vingança so vai gerar mas odio .

  9. zdi
    ju

  10. oolha para quem falo que naruto apesar do sofrimento nao fez nada e pq ele nao viu as pessoas que ama sendo mortas a nao foi espancado por que ele mais amava (o irmao no caso) naruto nao sofreu nem metade do que o sasuke sofreu bando de idiota se for pra falar mal do sasuke entao vai se fuder

  11. pelomenos o Sasuke teve amigos na infancia e teve uma familia o naruto não ele sofreu pra caralho sem amigos e sem pais

    • Eu discordo de você, Shimizu-san.
      O Sasuke em toda sua vida foi subestimado pelos outros. Ele não tinha amigos, porque ele não podia confiar em ninguém – sendo um Uchiha, era normal ser admirado, mas ele sabia que todos queriam sua amizade só por ele ser de um clã famoso, exceto Naruto, mas isso já foi lá na frente. Enfim, ele não teve amigos, tanto é que não mostra ele próximo a ninguém que não seja do seu clã (só se tornou amigo do Naruto)
      Viver em um mundo onde não sabe quem é verdadeiro e quem está ao seu lado por interesse também deve ser dificil. Sem contar que ele foi a todo o momento comparado com o Itachi (Ser comparado com outros outros é irritante!). A mãe do Sasuke era carinhosa, sim; mas o pai só queria saber de Itachi. Itachi pra lá, Itachi pra cá. Aí depois que o Itachi começou a ficar estranho, ele foi dar apoio pro Sasuke.

      Naruto foi amado desde seu nascimento (Mesmo sem ele saber). O sacrifício que os pais dele fizeram foi algo tão grande que só o que ultrapassou esse amor, foi o amor do Itachi pelo Sasuke (sim, pra mim o sacrifício dele foi bem maior. Mas isso é um ponto indiscutível por talvez ter pessoas com opiniões opostas as minhas). Naruto não sabia quem eram os pais e sofreu? Sim, ele sofreu, mas foi nisso que encontrou forças e quando conheceu o Sasuke encontrou muito mais força ainda.

      É inútil comparar quem sofreu mais, como o Sasuke disse, Naruto não teve pais, não teve laços fortes o suficiente pra saber como é a dor de perder alguém, principalmente descobrir que foi nas mãos da pessoa que ele mais idolatrava (Itachi).
      Enfim, é isso ^^

  12. A coisa piór q tem è quando perdemos algo de estimavel valor,.O sasuke tinha sua familia seu clã q foram arrancados pelo seu irmão como uma pessoa poderia entender essa dor ao menos se passace por èla e mesmo assim ñ a entenderia conplètamente, o naruto ñ tinha uma familia como sasuke,ele ñ o entende.imagino o naruto no lugar do sasuke,ele fariq o mesmo, próva disso, quando o naruto soube da mórte de jirhaia ele quis matar o Pain .

  13. 1. No post, o Alan, está comentando sua opinião sobre o ódio do Sasuke, e não comparando ao do Naruto. Então, parem com essa briguinha (Naruto vs Sasuke). Os dois são muito importante para a história.

    2. Sasuke sofreu muito, isso não há como negar. Mas não justifica seus atos inconsequentes. Quer dizer, que se alguém matar todos aqueles que eu amo, eu posso usar a ”justiça” para me vingar? Na sociedade em que vivemos, isso não seria visto com bons olhos, eu seria considerada uma, sei lá, psicopata ou coisa do gênero.

    3. Não há como comparar o ódio do Sasuke com o provável ódio do Naruto. Não tem como. São coisas diferentes, sentimentos diferentes. Vejamos:

    3.1. Sasuke tinha uma vida relativamente boa (mesmo achando que seu pai não amava-o, mas isso não era verdade), uma mãe amorosa e até um irmão maneiro. Quando tudo estava parecendo conspirar ao seu favor (como o reconhecimento do seu pai), tudo lhe é tirado da forma mais traumatizante possível para uma criança. A partir de então, a principio, ele tinha apenas uma pessoa para se vingar.

    3.2. Naruto, até seus 12 anos, nunca teve um laço realmente forte com alguém. Não sabia quem era seus pais, o que lhe dava perguntas sem respostas (”Quem são meus pais? Por que ninguém me fala nada? Por que o Terceiro Hokage cuida de mim pessoalmente? Por que ELE? Por que todos me despresam? O que eu fiz? [...]”). Imagine você saber que tem algum de errado com você, mas você não saber o que é. É angustiante tentar melhorar, entender. Ele poderia muito bem tentar se vingar de toda a vila pela dor que lhe foi causada…

    3.3. Os dois sofreram, mas de modos diferentes: um sabia (ou pensava que sabia) o motivo e o outro não tinha a minima idéia. Ambos viviam na solidão. Sasuke afastava as pessoas com medo de perder-las novamente, já Naruto, tentanta ter amigos, mas isso não era proporcionado a ele. Isso criou entre os dois, um laço invisível, que não precisa de palavras, um não sabia exatamente o sofrimento do outro, mas podiam sentir, involuntariamente. É como se um se indentificasse com o outro. Um espelho com o próprio reflexo.

    4. Não tem como comparar. São sofrimentos diferentes, mas que não significa que não são dolarosas como o do outro. Realmente, ninguém pode entender ninguém, mesmo que passassem por situações parecidas, cada um tem um jeito de lhe dar com a situação. Todos temos dentro de nós algo bom e ruim, só nos resta escolher se queremos seguir a luz ou as trevas.

    Poderia ficar tardes aqui comentando, que mesmo assim não séria o bastante para descrever.
    Quem realmente perdeu alguém que não foi pela vontade de Deus, e sim causado por outro ser, é revoltante, eu sei, mas temos que viver. ”Os fins justificam os meios”, isso é ridículo quando é levado ao pé da letra. Eu não vou fazer a mesma coisa, agir como o causador do meu sofrimento com a desculpa de fazer algo que denomino como justiça, não quero me tornar como ele, só quero que a justiça dos homens e de Deus seja feita…

  14. sasuke teve essa infansia sofrida mas eu acho q a pior coisa foi seu irmão q matou seus pais.

    • Uma coisa q ñ ha como discutir è q esse anime se csemèlha em certa parte com as pessoas algumas. O mundo ja esta nas trèvas ,alias des de quando a justiça de Deus è a justiça do homen?Para o ser humano um criminoso ñ tem recuperaçã, próva pena de mórte.

    • eu gostei muito desse site e muito legal mais eu não tenho computador em casa eu to na lanrousse eu ganharei um computador e entrarei aqui todo dia fuiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 101 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: